Moradores querem Saneamento básico em bairros de Cariacica | 27/8

saneamento básico, saneamento básico

 vereador-edsinn-nogueira-com-ronaldo.jpeg
ronaldo chagas vieira e vereador edson nogueira

 

 

Coluna AQUI CARIACICA – Ronaldo Chagas Vieira, Correspondente Comunitário

[email protected]

 

Os moradores do bairro Alice Coutinho, Cariacica/ES, reivindicam da Cesan a limpeza e manutenção do sistema de esgoto no bairro.

Em décadas passadas foram feitas as ligações do esgoto sanitário na região, incluindo o bairro Prolar.  No entanto, não existe tratamento para o recolhimento.

DETALHES DO ANEXO novalogomarcacesan.jpg alice-coutinho-escola.jpgOs detritos são jogados no Rio Grande, que antes já foi até navegável.

Em Vila Merlo, a maioria dos moradores utiliza fossas.  Assim como em localidades vizinhas. Já foi detectado que alguns moradores jogam o esgoto de seus banheiros na rede fluvial, desaguando nas nascentes, que já morreram.

DETALHES DO ANEXO vila-merlo-igreja.jpg
vila merlo, igreja

No dia 24 de junho, o governador assinou convênios que incluem 100% de esgotamento sanitário em Cariacica.  Desta forma, os moradores aguardam que haja tratamento para preservar o ecossistema. Muitos desconhecem que esse esgoto a céu aberto  gera  consequências graves para a saúde da comunidade.

Esses locais concentram muitas bactérias e insetos que transmitem doenças e infecções para as pessoas, principalmente para crianças que ainda são inocentes e acabam por brincar próximo ao local, seja de bola, de esconde-esconde, entre outras brincadeiras.

Só em uma situação de crianças que chegam perto devido a algumas brincadeiras, há uma grande chance de contaminação, por isso, é preciso evitar correr o risco. Esses esgotos podem transmitir doenças de diversas formas, principalmente com o contato da pele com a água suja além de moscas que pousam nesses locais e depois pousam em alimentos nas casas.

O contato com o esgoto pode causar doenças como hepatite A, cólera, febre tifóide, diarréia aguda, entre outras.  O número de doenças relacionadas à falta de saneamento básico adequado é crescente, desde bairros periféricos, à condomínios.

DETALHES DO ANEXO renato-casagrande-outra.jpg
renato casagrande

O acesso ao saneamento básico, em especial aos serviços de coleta e tratamento de esgoto, é urgente para diminuirmos o número de internações por diarreia no país. O saneamento ajuda também a melhorar a qualidade de vida da população e diminui os gastos com a internação.

As vantagens de expansão da rede de esgoto são inúmeras. Além da valorização imobiliária, econômica, educacional e diminuição da proliferação de doenças que coloca em risco a saúde de toda população.

As principais vítimas são as crianças, na faixa etária entre 0 e 5 anos com maior probabilidade de morrerem por doenças relacionadas à carência de esgoto coletado e tratado de forma adequada.

A CESAN é a principal responsável por conseguir recursos para resolver esta situação, mas a população precisa reivindicar estas obras. Além disso, é necessário entrar em contato com autoridades locais e principalmente com o governador Renato Casagrande para que ele coloque a coleta e tratamento do esgoto como prioridade em seu mandato.

 FB_IMG_1629754018627-1.jpg
vereador netinho

Vereador propõe farmácias  24 horas nos PAs

O Vereador Netinho (DC) apresentou projeto de Lei  autorizando o Poder Executivo a implantar o serviço de farmácias 24 horas nos postos de Pronto Atendimento – Monsenhor Rômulo Balestreiro (PA do Trevo), e Abelardo Correa Neto (UPA de Flexal).

A sugestão teve apoio dos demais vereadores, que elogiaram a iniciativa, ressaltando a dificuldade dos usuários do sistema único de saúde (Sus), quando em consulta recebem as receitas indicadas pelos médicos.

Contudo não conseguem pegar as medicações, em decorrência da disponibilidade de horário das farmácias, bem como o tempo para deslocamento.

A missão da farmácia hospitalar é assegurar o uso seguro e apropriado dos medicamentos e dos produtos para a saúde, sendo o farmacêutico responsável direto pela distribuição e pelo controle dos insumos. Como é uma proposta, caberá a Secretaria de Saúde, implantar o programa.

 FB_IMG_1629754152202-1.jpg
vereador camilo

Vereador Camilo questiona procuradoria

O vereador Sérgio Camilo(PRTB) usou o tempo regimenta para questionar a procuradoria da Poder Legislativo, sobre a distorção nos pareceres em projetos semelhantes.

– “Estes pareceres são políticos”, desabafa o vereador, exigindo o parecer técnico e jurídico e totalmente independente. Sérgio Camilo reside em Cruzeiro do Sul, município de Cariacica, desde o nascimento.

Bacharel em direito, professor, examinador do Detran-ES e técnico em mecânica industrial, integra as forças de segurança pública do Estado do Espírito Santo desde 1998 como Investigador de Classe Especial da Polícia Civil.

Indignado com a corrupção e a crise moral na a política brasileira, e com os políticos que fazem de seus mandatos um meio para perpetuar projetos pessoais de poder, Camilo disputou sua primeira eleição em 2008 e mesmo inexperiente e sem nenhum apoio ou estrutura para fazer sua campanha, obteve 1.459 votos.

Em 2012 foi eleito para o seu primeiro mandato como vereador com 2.056 votos e em 2014 disputou uma das 30 vagas de deputado estadual na Assembleia Legislativa, sendo o 3º suplente, com 8.178 votos.

Reelegeu-se para o seu segundo mandato em 2016 com 3.120 votos, sendo o 4º mais votado no município e o vereador mais votado no Estado do Espírito Santo pelo seu partido, o PSC – Partido Social Cristão. Em 2018, disputou uma das 30 vagas de deputado estadual na Assembleia Legislativa, conquistando 7.937 votos.  Em 2020, obteve 2371, conquistando mais um mandato de vereador.

Ronaldo Chagas Vieira,

[email protected]

 

https://www.camaracariacica.es.gov.br/

https://donoleari.com.br/

saneamento básico

saneamento básico
saneamento básico
saneamento básico
saneamento básico

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham