Sede de Cariacica terá Associação Comercial | 12/11

sede de cariacica

Sede de Cariacica – comerciantes se reúnem. A coluna AQUI CARIACICA abriu a discussão sobre a criação da associação comercial n Portal Don Oleari.

ronaldo-foto-prassinatura-da-coluna.jpg
ronaldo chagas vieira

 

Coluna AQUI CARIACICA – Ronaldo Chagas Vieira, correspondente comunitário

 

Sede de Cariacica, terá Associação Comercial

Os comerciantes de Cariacica Sede e região se reunirão no começo desta semana – segunda feira, 8 – e decidiram formar a Associação Comercial. O evento teve publicidade, envolvendo as redes sociais, com convites específicos, e um grupo de Whastsapp, formado para mobilizar a formação da entidade.

A reunião foi iniciada por mim, que me apresentei como colunista do Portal Don Oleari, onde levantei o assunto na coluna AQUI CARIACICA, bem como servidor público municipal. Falei de assuntos relacionados ao comércio local, lembrando que é necessário fomentar a economia através de movimentos de união e parceria.

Os integrantes se apresentaram, colocando seus pontos de vista.  O empresário Ronaldo Leal Ferreira, proprietário da Padaria Futura, lembrou de uma tentativa frustrada em anos anteriores. Relatou que no início todos querem, mas quando conhecem as obrigações se afastam. Ele falou da possibilidade em disponibilizar um imóvel, por um período, para a Sede da Associação.

sede de cariacica
Davi Barcelos, da Cooperativa Rural, faz uma selfie

Davi Barcelos, presidente da Cooperativa de Trabalhadores Rurais, um dos idealizadores do movimento, destacou a importância de participação mais ativa.

E ainda, da necessidade de imediatamente formar uma comissão para encaminhar as demandas.

Eliane Rodrigues, Gerente da Elemacol Material de Construção, falou de sua felicidade em participar de um evento de tamanha importância. Reafirmando que é preciso lutar para o resgate da imagem de Sede Municipal. No final da reunião, convidou a todos para participarem dos ensaios do coral, do qual faz parte.

Celio B de Abreu, da Pizzaria numero 1, conhece bem as etapas de empreendedorismo. Já vendeu jornal, frango abatido, e hoje tem a maior pizzaria da região.  Ele ressaltou a urgência em buscar o associativismo, buscando agendas em comuns e dias melhores.

Lucia Firme, da Loja Mundo dos Naturais, demonstrou alegria em participar de um momento tão importante. Lembrou que é preciso união para objetivos comuns. O mesmo falou Ronilson, da cafeteria Gratitudine, dizendo ainda que a região da Sede Municipal precisa de melhorias que atraiam e cativem clientes.

O Pastor Osvaldo Pina, proprietário de uma papelaria na praça Marechal Deodoro, e Maria José Monteiro, do mesmo ramo de atividade em Vila Merlo, disseram estar dispostos a caminharem juntos com a proposta.

O administrador de Empresas Eder Amaro, proprietário da Auto Serviço Sal da Terra, se colocou à disposição para somar seu conhecimentos, ressaltando que a criação da associação é de suma importância, para o desenvolvimento local. Alemão Passos, que tem sociedade no  delivery Passos hortifruti em Vila Merlo, que atende toda região da Sede e que ainda está investindo em entretenimentos no mundo Country, falou que acredita na união em prol dos objetivos.

 alcea-barcelos.jpeg
alcea barcelos, em pé ao lado da coluna

Estiveram presentes algumas lideranças populares: Bené Freire, membro da Academia Cariaciquense de Letras e dirigente comunitário na região; Fernando Azevedo, que articula organização da AMAC – Associação de Moradores de Cariacica; Jean Carlos Gomes da S. Teixeira, dirigente do Sindicato dos Rodoviários; e José Luis, o Cuíca, que é figura presente em todos eventos sociais da região.

O quarteto parabenizou a iniciativa e todos se colocaram à disposição para ajudar no que for possível. A ata da reunião foi redigida pela pedagoga Alcea Barcelos (foto, no círculo), de forma voluntária, e que, com bastante profissionalismo, executou a tarefa.

No final, foi eleita a comissão organizadora: Ronaldo Leal Ferreira, Davi Dutra de Barcelos, Maria José Monteiro, Célio Barcelos de Abreu, Eder Amaro, Lucia Freire, Sueli Chagas, Jose Benedito Freire, Ronaldo Chagas Vieira, Fernando Azevedo, Mateus Passos e Alceia Barcelos.

 ronaldo-e-participantes.jpeg
Este colunista e participantes

Depoimento do colunista

Eu não sou comerciante, mas sou neto deles. E historicamente, a Sede de Cariacica foi a alavanca econômica e socialmente de toda a cidade. Nos áureos tempos de navegação do Rio Santa Maria, o Porto de Cariacica teve a importância na balança comercial no que tange ao transporte de alimentos e algodão.  Com o passar dos tempos, notadamente nos anos 70, ocorreu o esvaziamento da região com a retirada de diversos equipamentos públicos.  Aqui  funcionavam os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Retiraram tudo e até o Cartório de Registro Civil saiu na calada da noite. Não levaram a Igreja São João Batista por falta de “rodinhas”.

A Sede de Cariacica merece respeito e o objetivo é resgatar através da organização dos atores existentes, buscando apoio de órgãos  superiores, bem como dos poderes constituídos, em busca de parcerias que possam fomentar as relações comerciais de forma objetiva, até mesmo com arranjos produtivos locais.

O espírito empreendedor está em nós e acreditamos que é em conjunto que se alcança mais. Somando forças nós podemos reverter crises, organizar ações e explorar melhor as oportunidades. É por isso que pensamos numa associação: para integrar e unir e, assim, representar e desenvolver. Nossa força vem de cada um dos nossos futuros associados, independente de porte ou setor. Com muita ética e transparência, construir, ajudar a crescer, representar, e buscar informações e formações para melhor atendimento.

O intuito da associação comercial é oferecer benefícios compartilhados aos seus associados, de modo que todos tenham as melhores condições de se desenvolver.

Pode parecer o mais óbvio dos propósitos dentro de uma Associação Comercial, e alguns podem até achar que impulsionar seu relacionamento com outros do mercado não leve a nada. Porém, não importa o quanto você tenha de fatia no mercado, clientes e fornecedores vem e vão, e é preciso ter boas relações com outros possíveis parceiros comerciais. Só assim se expande, e também se sobrevive em tempos de crise.

A troca de serviços, produtos, contatos, experiência, tudo isso leva a um único e primordial fator: a movimentação do mercado. Através dessas oportunidades, estar vinculado a uma Associação Comercial permite ao empresário estar mais próximo de potenciais clientes e entender como se aproximar deles de forma mais eficaz, além de reduzir custos na busca por novos contatos comerciais.

https://donoleari.com.br/

Sede de Cariacica

Sede de Cariacica

Sede de Cariacica

Sede de Cariacica

Sede de Cariacica

Sede de Cariacica

Sede de Cariacica

Sede de Cariacica

https://www.cariacica.es.gov.br/agencia-do-trabalhador

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham