Sergio Borges
Conselheiros, autoridades, políticos, empresários prestam homenagens a Sérgio Borges pelos 10 anos de trabalho no TCE-ES
Redação: Don Oleari Portal de Notícias
A trajetória profissional de 50 anos de vida pública do conselheiro Sérgio Borges, sendo 10 deles como conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), foi celebrada e aplaudida na sessão especial dedicada a ele, realizada nesta quinta-feira (7), que teve auditório lotado por autoridades, chefes dos Poderes, políticos, servidores e familiares.
Primeira vez
A sessão Especial Aposentadoria foi realizada pela primeira vez. Sérgio Borges se aposentará no início de janeiro de 2024, quando completa 75 anos de idade, a da aposentadoria compulsória.
Além dos conselheiros do tribunal, estiveram presentes o governador Renato Casagrande e o vice-governador, Ricardo Ferraço; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos, e deputados estaduais; o desembargador Annibal Resende Lima, representando o Poder Judiciário; o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e o presidente da Amunes, prefeito Luciano Pingo, entre outras autoridades.
O primeiro discurso de homenagem a Borges foi do presidente do TCE-ES, Rodrigo Chamoun, que destacou como o conselheiro investiu sua experiência em vários períodos relevantes do Espírito Santo.
“O Plenário lotado reflete quem é Sérgio Borges. A Mesa composta por representantes de todos os Poderes e instituições revela o prestígio do conselheiro. Mas também demonstra que juntas, essas instituições foram capazes de dar uma virada histórica no Espírito Santo. Consolidamos a cultura da responsabilidade fiscal, e estabelecemos também que governabilidade é papel de todos. Com independência e harmonia, que pressupõe também o respeito entre os Poderes, e cria esse ambiente onde podemos sentar e celebrar uma trajetória como a de Sérgio, que foi um ator muito importante nessa jornada do Espírito Santo”, ressaltou.
Chamoun sublinhou o equilíbrio e a firmeza na atuação de Borges como conselheiro de contas, que esteve ativo no ciclo da última década do Tribunal, dando sua contribuição para a instituição se consolidar como referência nacional na garantia da credibilidade das contas públicas, fomento à integridade, eficiência dos negócios governamentais, na indução da boa governança e na avaliação da efetividade de políticas públicas.
“Você está com todo vigor, no ápice da sabedoria, experiência e capacidade contributiva. Chega a hora, fica a saudade, mas desejo, de todo coração, que seja muito feliz”, afirmou.
Parceria
O governador Renato Casagrande também relembrou o período em que estabeleceu uma relação mais próxima com Sérgio Borges, durante o seu primeiro mandato no governo, de 2011 a 2014. Nesta época, Borges era deputado estadual e era presidente da Comissão de Finanças da Assembleia.
“É bom que a gente possa ter parlamentares com o perfil do Sérgio, com coragem de enfrentar temas difíceis, capacidade de conhecer Regimento Interno, de estudar as matérias, condições de dialogar. Nós passamos a ter uma relação de pareceria e de confiança muito profunda, e Sérgio nunca teve nenhuma atitude que pudesse manifestar deslealdade ou falta de confiança na relação de poder”, relembrou o governador.
“A relação de poder não é fácil, porque todo mundo tem seus interesses naturais, legítimos, e muitas vezes uma palavra dada não é cumprida. Mas a palavra de Sérgio sempre foi cumprida, e ele nunca deixou de ser claro nas suas posições. Aqui no Tribunal de Contas, que é o guardião das contas públicas, também foi um conselheiro que colaborou com a instituição atuando firmemente”, pontuou o Casgrande.
O presidente da Assembleia Legislativa do ES, Marcelo Santos, parabenizou Borges por “enfrentar o bom combate”.
“Você conquistou amigos e amigas que hoje dispuseram um bom tempo para estar aqui te prestigiando. Em todos esses anos, nunca assisti a uma despedida de conselheiro, como se fosse uma chegada. Hoje, ouvimos as maiores e melhores referências pelo seu trabalho. Fico feliz em estar vivendo este momento ímpar para o Espírito Santo. Mesmo saindo daqui do tribunal, você continuará sendo conselheiro de toda essa turma”, declarou.
O conselheiro Sérgio Borges recebeu a Comenda Rui Barbosa como forma de agradecimento pelos relevantes serviços prestados à instituição.
Depoimentos
Colegas de Plenário de Borges, os conselheiros do TCE-ES manifestaram sua gratidão e admiração ao trabalho do conselheiro no tribunal.
Carlos Ranna:
“Quando chegou, ele ficaria apenas cinco anos conosco, em razão da idade máxima no serviço público, que era de 70 anos. Porém, por capricho do destino, fomos privilegiados com mais cinco anos de convívio e aprendizado mútuo. Estou emocionado com este momento – foram poucos os conselheiros que tiveram a honra de se aposentar compulsoriamente pela idade máxima. Tenho certeza de que com a aposentadoria ele não vai deixar de contribuir com sua inteligência e o seu potencial para transformar a vida dos seus concidadãos.”
Sérgio Aboudib:
“Gostaria de agradecer a Deus pela oportunidade de conviver com o Borges nos últimos 20 anos. Foi uma oportunidade única de aprendizado, já que ele é pessoa inteligente, com enorme capacidade de trabalho, e com uma experiência extraordinária. Desejo todo o sucesso nessa sua nossa fase.”
Rodrigo Coelho:
“No tempo que eu convivo com você, Sérgio, eu percebi que todas as pessoas que procuraram o seu gabinete encontravam dois conselheiros: um conselheiro de contas e um conselheiro para a vida. Com a sua grande generosidade, Borges compartilha conosco a sua maior herança: os ensinamentos do pai. Ele foi criado para ser parte: sempre se preocupa com o outro, principalmente com a sua família. Com sabedoria, sempre diz que ‘aprende mais quando compartilha’, e foi isso que ele fez com todos nós. Por isso, eu não poderia deixar de dizer essas palavras: muito obrigado meu amigo, Sérgio Borges, por tudo.”
Luiz Carlos Ciciliotti:
“Desde que entrei no TCE-ES, tive a graça de começar o convívio próximo com o senhor Sérgio Borges. Tenho certeza que, com a vitalidade e inteligência que ele possui, Borges ainda vai continuar com o trabalho para a sociedade por muitos anos.”
Sergio Borges
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Com Natalia Devens
As meninas da sede de Cariacica | 6/12