Quem somos[email protected]

Search
Sexóloga

Lu Cabral: Sexóloga dá dicas sobre problemas sexuais relacionamento de casais | 2/10

Sexóloga

A sexóloga Lu Cabral fala sobre sinais de alerta que podem indicar problemas sexuais em seu relacionamento e saiba o que fazer para corrigir a situação

Foto de capa: Drazen Zigic/Freepik.

Você tem algum tipo de problema sexual em seu relacionamento? Se sim, saiba que outros também passam por essa situação, como mostra um estudo feito pelo Instituto do Casal, que aponta 55,9% dos casais com sua vida sexual ruim ou regular.

O estudo, chamado de “Como anda a sua satisfação conjugal?” foi feito entre setembro e outubro de 2016 com 510 casais, a maioria de 31 a 50 anos, em um relacionamento estável há mais de 2 anos e com filhos.

Dos entrevistados, 72,9%  disseram ter percebido mudanças significativas com o relacionamento sexual depois do casamento. Além disso, a pesquisa listou os problemas que mais distanciam os parceiros e dificultam sua comunicação.

São os seguintes, pela ordem:

  • Trabalho;

  • Problemas financeiros;

  • Divergências sobre a criação dos filhos;

  • Divergências sobre distribuição de tarefas domésticas.

Quanto às prioridades para os casais brasileiros, sexo e paixão ficaram no final da lista, superados por afeto, planos e sonhos em comum e fidelidade.

Ainda segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% dos homens possuem disfunção erétil. Além disso, conforme relatado pela BBC, uma estimativa comum entre especialistas indica que 4 a cada 10 mulheres adultas possuem falta ou dificuldades com desejo, orgasmo ou dor sexual esporádica, ou permanente.

 materia-sexo-alcindo-batista-1.jpg 2 de outubro de 2023 29 KBSinais de problemas no relacionamento sexual

A pergunta que abriu este artigo dizia se você tem algum tipo de problema sexual em seu relacionamento, mas a verdade é que nem sempre sabemos como identificar isso.

Sexóloga

Para ajudar aqueles que porventura possam estar passando por algum problema na relação, nossa equipe conversou com Lu Cabral, sexóloga especializada em comunicação intrafamiliar.

Lu foi eleita recentemente uma sexóloga das mais influentes do Brasil pela Miess Sex Shop e compartilha 7 sinais de problemas sexuais comuns em relacionamentos. Veja os destaques:

#1 – Falta de sexo ou carinhos:

O primeiro problema é o mais óbvio, mas não pode deixar de ser citado. Se alguém do casal não tem desejo de ter relações sexuais ou mesmo de outros carinhos, como abraços, beijos e carícias, algo pode estar errado.

A sexóloga Lu aponta ainda que “é necessário uma disposição para oferecer carinhos, tempo de qualidade e vontade (pensamentos e estímulos) para o sexo. Isso não acontece sem intenção, sem priorizar. Falta de sexo e carinho, é algo que ambos têm que cultivar, regar o jardim, não existe mágica, existe empenho. Lembrem-se: tudo que FOCAMOS, tende a dar certo, com o desejo sexual isso também se aplica!”

#2 – Críticas constantes entre casal

Críticas hostis são um forte indício de insatisfação no casal, como mostra um estudo publicado no periódico “Global Journal of Health Science” – https://www.ccsenet.org/journal/index.php/gjhs .

Este é um problema sério, especialmente quando as críticas surgem no início de alguma discussão.

Durante a entrevista, a sexóloga Lu Cabral comenta que é importante que os casais falem quando algo está incomodando, mas a maneira como isso é comunicado influencia muito na maneira que o outro se sentirá a respeito do que ouvir.

“Criar um ambiente acolhedor para falar das características ou defeitos é bem interessante e ainda oferecer soluções, dar exemplos de como se adaptar para viverem melhor”, comenta.

#3 – Brigas aumentam, mas…

Divergências sempre podem acontecer, mas quando elas começam a se tornar constantes, este torna-se outro sinal de alerta. Pior: se nenhuma das duas partes se sentir ouvida, as brigas ainda serão ainda mais difíceis de se resolver.

Pode ser que as brigas sejam um reflexo de experiências anteriores, quando ainda não eram casados, mas ter maturidade e discernimento é fundamental para lidar com essas questões. Muitas vezes, que uma relação dê certo, é preciso querer, dedicar, isso implica em ceder, às vezes um, outras vezes o outro. Diante desse cenário, muitas vezes a escuta ativa pode ajudar a salvar uma união.

Lu comenta que “com amor genuíno, tentando de fato entender o outro é arrumar uma maneira de terem diálogos mais proveitosos, às vezes vale investir em ajuda externa, como terapeuta sexual, por exemplo”.

#4 – Relações e momentos de intimidade, uma obrigação

Nem sempre é a falta de sexo que manifesta problemas no casal: às vezes ele acontece, mas sem a leveza e o prazer que devem estar envolvidos em um momento tão único e especial.

Se uma das partes se sentir obrigada a ter relações sexuais, este pode ser o reflexo de outros problemas não resolvidos anteriormente entre o casal ou, em alguns casos, problemas de disfunção em suas mais variadas manifestações. Para Lu Cabral, o sexo satisfatório é a maior fonte de liberação de hormônios de bem-estar e prazer. É algo que devemos pensar em “arrumar” porque reverbera nas outras questões da relação.

“Fazer algo à força não é nada legal, inclusive é um crime. Temos que descobrir o que desperta o desejo no outro, estimular, conquistar, seduzir sua parceria…isso não pode ficar só no início, no namoro, essa é a grande questão!”

#5 – Falta de comunicação

A relação sexual costuma ser uma continuidade da relação entre o casal. Se eles estão se relacionando bem, o ato sexual tende a ser uma consequência – e a falta de sexo pode indicar o movimento contrário.

Para Lu “por conta disso, estabelecer um diálogo real, Franco, amistoso sobre as necessidades individuais e os desejos, é um caminho bom para aproveitar a potência sexual, a energia e conexão através dela e ajustar outras questões”

Com tanta tecnologia e agilidade para a troca de mensagens, inclusive, as comunicações podem ter um caráter ainda mais impessoal, o que “ajuda a atrapalhar” a situação.

#6 – Discussões, mesmo assunto

Um estudo publicado no periódico Family Process sugere que casais que discutem de maneira eficaz têm 10 vezes mais chances de ter um relacionamento feliz do que aqueles que varrem os problemas difíceis para baixo do tapete.

É normal ter discussões em praticamente todas as áreas da vida, mas isso deve acontecer com maturidade, respeito e seriedade. Quando as discussões sempre abordam o mesmo assunto, porém, pode ficar a sensação de que nunca se está saindo do lugar.

#7 – Falta de vontade de tempo juntos

Há alguns parágrafos, foi citado que as relações sexuais são uma continuidade do que acontece entre o casal ao longo de todo o dia. Se ambos não gostam de ficar juntos, portanto, uma consequência natural é o surgimento ou fortalecimento de problemas nas demandas sexuais.

A rotina atarefada pode dificultar esses momentos, mas sempre que for possível, aproveitá-los ao máximo é uma opção que não apenas tende a resultar em uma vida sexual melhor, mas também a um relacionamento mais saudável. Para a sexóloga Lu Cabral, é importante que haja comunicação e organização.

“Sempre sugiro, das 168 horas da semana, o casal tire 1 a 2 ao menos para ter o seu momento de sexo planejado, onde se estimulam reciprocamente com mensagens, vídeos, frases e fotos de parte dos corpos, por exemplo. Com a vida atarefada, será um grande ganho ter na agenda essas horas”, comentou.

Como lidar com problemas sexuais no relacionamento? pergunta e responde a sexóloga

“Antes de tudo, vale ressaltar que problemas sexuais podem acontecer em qualquer relacionamento. Por conta disso, é importante que os cônjuges conversem, expliquem e busquem juntos uma solução”.

Afinal, se vocês compartilham tantas coisas, conversas sinceras e maduras devem fazer parte desse pacote. Manifestar seu amor um pelo outro ao longo dos dias com abraços sinceros, beijos carinhosos, massagens relaxantes e presentes inesperados ajudam a estreitar os laços. Então, elas podem aumentar as chances de uma melhora significativa da relação sexual.

A sexóloga Lu acrescenta:

“Se você dedicar um tempo para conhecer mais sobre sexualidade, explorar, permitir, trazer novas sensações e elementos, o desgaste desaparece. Não é uma tarefa simples, requer vontade, empenho, quebras de tabus e mitos, mas o sucesso…ah, é garantido!”.

Sexóloga

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Com informações de Alcindo Batista

Imposto sindical: deputado Da Vitória não quer a volta da cobrança do IS | 30/9

Rubens Pontes | Como um negro, primeiro editor do Brasil, tornou o menino que vendia balas nas ruas do RJ, outro negro, patrono do romance brasileiro | 30/9

Nona Festa da Banana em Cachoeirinha reuniu produtores e comunidades de Cariacica no fim de semana passado | 29/9

Manoel Goes | Dia da Moqueca capixaba, 30 de setembro | Eustáquio Palhares: “Cacau Monjardim, o capixaba maior”

Semi finais: Rivaldo comenta as semifinais da Libertadores e Sul-Americana para a Betfair | 29/9

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

diagonal-coluna-do-oleari.png
Revista Atual

Revista Atual

danilo-leonel-capa-nova-da-revista-atual-reduzida.jpg 4 de julho de 2024 7 KB O Editor Danilo Leonel dá um spoiler sobre a nova capa da revista.

De primeira.

Revista Atual

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

Feijoada do MNU

Rafael Ottaiano: Lidere-se primeiro

“Viva São Paulo” | 29/6

 

MNU

(Eliezer Tavares Albuquerque)

Vamos celebrar 12 anos de refundação do Movimento Negro Unificado.

liezer-feijoada.jpg 4 de julho de 2024 6 KB 197 por 99 píxeis Editar imagem Excluir permanentemente A entidade luta contra todo tipo de discriminação e em defesa dos Direitos Humanos.

Venha partilhar conosco este momento de muita importância.

MNU

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare https://twitter.com/donoleari

Rafael Ottaiano: Lidere-se primeiro

“Viva São Paulo” | 29/6

CPI dos Maus Tratos | Janete de Sá em S. Mateus

Ottaiano

Ottaiano

rafael-reduzida.jpg 29 de junho de 2024 5 KB Esse foi o tema da palestra para as Engenharias da Multivix Vitória/ES, ministrada pelo ex-aluno e Engenheiro Civil Rafael Ottaiano.

“Em tempos de ansiedade e depressão, saber conduzir a própria vida com equilíbrio é pré-requisito para conduzir times e equipes”, defende o engenheiro Rafael Ottaiano.

 

Ottaiano

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

“Viva São Paulo” | 29/6

Morgan Freeman, consciência

 

Viva

Manoel Goes Neto

ao-paulo-outra-foto-reduzida.jpg 27 de junho de 2024 6 KB  São Paulo, um Santo Junino pouco lembrado. Missionário e líder da fé cristã.
29 de junho é o Dia de São Paulo!
Vivaaaaaaaaa!

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

CPI dos Maus Tratos | Janete de Sá em S. Mateus

Mandela no ES

 

CPI dos Maus Tratos

CPI dos Maus Tratos da AL/ES no caso da morte do pincher Huck.

ferroviários Janete de SáA presidente da CPI dos Maus-tratos Contra os Animais, deputada Janete de Sá, participa nesta quarta-feira (19) na Câmara Municipal de São Mateus, Norte do Espírito Santo, de reunião para ouvir os envolvidos no caso do pinscher Huck.

O cão foi encontrado em estado agonizante e gravemente ferido, vindo a óbito.

Serviço
CPI dos Maus-tratos Contra os Animais
Data: 19 de junho
Horário: 14h30m
Local: Câmara de Vereadores de São Mateus/ES

CPI dos Maus Tratos

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

Morgan Freeman, consciência

Mandela no ES

capa-de-livro-renato.jpg 13 de maio de 2024 44 KB

Lançamento do livro de Aurelio Carlos Marques de Moura nesta segunda-feira, às 19h30m, na Biblioteca Pública do Espírito Santo.

A história da vinda de Nelson Mandela ao Espírito santo durante o governo Albuino Azeredo como nunca foi contada.

renato-e-dona-lurdes.jpg 13 de maio de 2024 11 KB

Os bastidores da visita.

Recebi livro do jornalista, professor, profissional de Markenting Político, Renato Viana Soares, numa inesperada e agradável visita com o mano Jair Viana Soares. Ele veio a Vitória para passar o Dia das Mães com Dona Lurdes (foto).

Mandela

 

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

Morgan Freeman, consciência

Bom Jesus de Itabapoana

 

consciência

consciência

Na boa, a frase do grande ator é porretaçaaaa!

frase-morgan-freeman.jpg11 de maio de 2024 13 KB

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

Antuerpia, cervejas premiadas

Bom Jesus de Itabapoana

 

Itabapoana

Itabapoana

Por Pedro Antonio de Souza

 a-do-pedro-antonio-dia-27-a-de-190.jpg 26 de abril de 2024 7 KB

Programação deste fim de emana em Bom Jesus, com nossos vizinhos da divisa, no Rio de Janeiro.

Informações todas no baner. Nosotros, do Don Oleari PN, mandamos um abração pra Sheila Brasil e seu parceiro.(Pedro Antonio de Souza).

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Hartung & Pelaes, aniversariantes

No Posto de Saúde do J. da Penha

Antuerpia, cervejas premiadas

Quem mudou, mudou!

Santorio no PP – 5/4

grande perda

Grande perda

Edilson, grande colega e companheiro de tantas lutas, que participou ativamente dos movimentos sindical e social e das batalhas pela construção e preservação de direitos trabalhistas e pela ampliação do campo democrático neste país, faleceu nesta terça-feira, 23, aos 56 anos.

O velório e sepultamento serão na localidade de Rosca Seca, município de Aimorés, em Minas Gerais, nesta terça.

Grande perda

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –

Hamilton Gangana | Ziraldo foi também publicitário

Dia da Terra (22/4): jornalistas ambientais sofrem ameaças pelo mundo

 

aniversariantes

aniversariantes

Importantes personagens do cenário político do Espírito Santo, o ex-governador Paulo Hartung e o atual pré-candidato a prefeito de Vitória/ES, Sebastião Pelaes, são os aniversariantes do começo da semana.

inline_00127826_00-e1679612574252.webp
antonio e tião pelaes

Hartung festeja seu aniversário neste domingo, 21 de abril, também anotado no calendário como Dia de Tiradentes.

Sebastião Pelaes festeja na segunda-feira, dia 22 de abril, o suposto dia do Descobrimento do Brasil, segundo nos enganaram a vida inteira os livros de história do Brasil, recheados de histórias da carochinha.

Don Oleari Portal de Notícias cumprimenta os dois ilustres aniversariantes, candidatos potenciais às próximas eleições.

Pelaes já é o pré-candidato a prefeito de Vitória/ES, agora em 2024.

Paulo Hartung poderá ser um dos candidatos a Senador na eleição de 2026, o que certamente incomoda aos falados possíveis candidatos a senador, deputado da Vitória, governador Renato Casagrande, entroutros.

Como se sabe, Hartung não cultiva o hábito de perder eleição. Até porque foi um bom senador pelo Espírito Santo  (Don Oleari).

aniversariantes

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

No Posto de Saúde do J. da Penha

Antuerpia, cervejas premiadas

Quem mudou, mudou!

Santorio no PP – 5/4

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Posts Relacionados