Sucessões familiares que deram certo

No texto anterior mostramos algumas sucessões familiares que foram mal sucedidas apesar dos esforços de seus capitães.
Nosso foco dessa vez é outro. Mostraremos algumas sucessões bem sucedidas do Espírito Santo, começando pelo Grupo Buaiz. A empresa desenvolveu-se a partir do Moinho Buaiz, tendo à frente o empresário Américo Buaiz, homem de negócios e com uma capacidade invejável de trabalhar.
Descendente de árabes, Américo possuía uma visão futurista de largo espectro e, sem dúvida, tinha um grupo de ações diversificadas. Porém, acima de tudo, moldou e trabalhou o seu sucessor na pessoa de seu primogênito Américo Buaiz Filho.
Assim, o Grupo ganhou asas e passou a voar nas direções do comércio; da indústria; da comunicação (rádio, jornal, televisão e internet); dos shoppings centers e outros serviços. O empresário investiu na região norte de Vitória e preferenciou o Centro, lugar onde tudo começou a partir do Moinho Buaiz.
Destaco que conheci bem o Américo. Fui premiado com o bom relacionamento que tive com ele desde o tempo da Findes, quando Buaiz a presidia.

Além do citado acima, há outro Grupo importante denominado Neffa. Foi construído pelos também descendentes de árabes Antônio Neffa Sobrinho e Maria Helena Murad Neffa. Grandes prestigiadores do Centro de Vitória, tiveram como sucessores na gestão dos negócios de supermercados, hotelaria e outros serviços, os filhos José Henrique Neffa; Lucia Murad Neffa e Flávia Neffa. Todos empreendedores bem sucedidos.
(Antônio Neffa Sobrinho e Maria Helena foram dois empresários muito dinâmicos do Espírito Santo.)

Havia citado que tive um bom relacionamento com o Buaiz. Com os capitães do Grupo Neffa, por outro lado, tive uma relação ainda mais próxima, quase que familiar. Isso se justifica porque consegui fazer de Toninho – Antônio Neffa Sobrinho – presidente da Associação Comercial de Vitória e da FACIAPES.

  Alencar Garcia de Freitas, jornalista aposentado

 

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham