Tavolata
ESPECIAL DIA NACIONAL DO IMIGRANTE ITALIANO
NEC = Nota do Editor Chefão, Don Oleari
É um grande encontro de congraçamento de toda a grande comunidade italiana que tem contribuído desde a chegada dos primeiros imigrantes para o crescimento econômico e social do Espírito Santo. Entre os quais os Oleari ou os Oleare, Oliari, estão incluídos. Meus avós Adolfo Oleare e Ema Nardi vieram da Emiglia Romagna, que fica ao norte de Roma, a capital da itália – tutti buona gente (Don Oleari).
ALDA LUZIA PESSOTTI (***)
A 8ª Edição da Comemoração ao Dia Nacional do Imigrante Italiano será marcada por uma grande festa na Catedral Metropolitana de Vitória
A Catedral Metropolitana de Vitória receberá uma das maiores tradições da comunidade italiana no Espírito Santo, a Tavolata, no próximo 16 de fevereiro, domingo.
A celebração ocorre após a Missa em Língua Italiana e promete ser um grande momento de união, cultura e sabor, com destaque para as apresentações culturais e degustações de pratos típicos da Itália.
A programação começa às 10 horas com a chegada dos participantes, que incluirão autoridades civis e religiosas.
Às 10h30m, será realizada a Solenidade Cívica, com entrada das bandeiras dos municípios e execução dos hinos do Brasil e da Itália.
Uma homenagem aos 80 anos da Tomada de Monte Castelo será um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, marcando a importância do episódio histórico ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial.
Durante a solenidade, também será feita uma arrecadação de alimentos, com a convocação para que os participantes contribuam com doações.
Às 11 horas, será celebrada a Missa em Língua Italiana, com a Bênção das Bandeiras dos Municípios. Este momento simboliza a união entre as colônias italianas e os municípios representados, reforçando a conexão da cultura italiana com a história local.
Após a missa, a grande festa da Tavolata tomará conta do espaço externo da Catedral. Serão servidos pratos típicos italianos, e apresentações culturais, incluindo música e danças folclóricas, encantarão o público presente.
Momentos Cívicos e Homenagens
Além da programação religiosa, também teremos o lado cívico com a lembrança dos feitos históricos dos imigrantes italia
nos e dos 80 anos da Tomada de Monte Castelo, que ocorreu em 21 de fevereiro de 1945.
Durante o momento cívico, será prestada uma homenagem aos 345 heróis capixabas e aos combatentes que participaram dessa batalha histórica na Itália, parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
A 8ª Edição contará com a presença de diversas entidades culturais, como a AMITAJ (Associação do Movimento Italiano de Jaguaré) e o Grupo Folclórico “Nonna Adélia”.
Ambos se apresentarão no evento, trazendo o melhor da cultura italiana para o público.
A Tavolata não é apenas uma celebração da culinária e da cultura italiana, mas também um momento de confraternização e valorização da herança deixada pelos imigrantes.
A festa é aberta a todos e os organizadores convidam a comunidade a participar dessa linda homenagem à cultura e à história dos imigrantes italianos no Espírito Santo.
Serviço
- Data: 16 de fevereiro de 2025
- Horário: 10 horas, com a Missa às 11 horas e Tavolata após a celebração
- Local: Catedral Metropolitana de Vitória/ES (área externa)
Participe e celebre a história, a fé e a tradição da cultura italiana.
ALDA LUZIA PESSOTTI é professora aposentada a Universidade Federal do ES (Ufes).
Tavolata
Com pesquisa e organização do texto de Henrique Salvato
Instagram do Don Oleari Portal de Notícias
https://www.instagram.com/donolearinoticias/
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Sportotal | Ingresso muito caro | Vasco joga em Cariacica com ingresso mais do que caro
Sportotal | Alexandre Pato: transferência ao Corinthians valeria hoje R$72 milhões
Festival de Cinema de Vitória Itinerante chega a Guarapari com cinema, música e sorteios