Toots Thielemans é lembrado pelo centenário de nascimento | 29/4

Toots Thielemans

O músico belga Toots Thielemans é homenageado no Doodle do Google pelo centenário de nascimento.

No centenário de nascimento do famoso gaitista, um dos grandes nomes do jazz, ele ganha uma logomarca comemorativa do Google

O Doodle, logomarca comemorativa do Google presta homenagem neste dia 29 de abril  ao centenário de nascimento do jazzista belga Toots Thielemans (1922-2016), com um acervo riquíssimo de contribuições ao desenvolvimento do jazz.

Foto de capa: Ilustração de Toots Thielemans foi criada pela artista plástica americana Melissa Crowton.

Toots nasceu na Bélgica em 29 de abril de 1922, onde viveu boa parte de sua infância. Ele tocava gaita, violão, guitarra e era um exímio assoviador.

Em 1952, ele se mudou para os EUA, onde logo passou  a integrar a banda All-Stars, de Charlie Parker. Thielemans também tocou com lendas do jazz como Dinah Washington, Miles Davis e Ella Fitzgerald.

Em 1961 estourou no mercado musical do jazz, ao gravar Bluesette, que se tornou um dos temas mais populares do jazz. No tema, ele se destacou por utilizar um dos seus mais destacados “instrumentos”, o assovio.

Quincy Jones, o lendário produtor musical americano, com quem colaborou em várias ocasiões, se referia a Toots Thielemans como “um dos maiores músicos do nosso tempo”.

Além do jazz, o artista belga foi um colaborador frequente de trilhas sonoras de filmes, como em The Midnight Cowboy, The Getaway, The Sugarland Express.

O tema de encerramento do seriado infantil Vila Sésamo, cheio de harmônicos, é uma das composições mais conhecidas de Thielemans.

O músico faleceu em 22 de agosto de 2016, aos 94 anos. Sua morte foi atribuída a problemas de saúde resultantes de uma queda.

O Doodle do Google?

A equipe do Google explica assim como e quando surgiu a ideia do Doodle:

Larry Page e Sergey Brin, co-fundadores do Google, criaram o primeiro Doodle em 1998, que foi dedicado ao festival Burning Man, de Nevada (EUA).

Outras pessoas, especificamente a equipe dedica a criar a logomarca comemorativa (são chamados na empresa de “doodlers”), passaram a projetar os Doodles subsequentes.

Até o final de 2019, a equipe havia criado mais de 4.000 Doodles para as páginas iniciais do Google em todo o mundo.

O Google lançou o Doodle para comemorar eventos históricos, como aniversários, aniversários e dias importantes. Além de celebrar personalidades que contribuíram, de alguma forma, para os países e mesmo o mundo.

https://www.trendsbr.com.br/cultura/conheca-o-musico-belga-toots-thielemans-o-homenageado-desta-sexta-no-doodle-do-google

Toots Thielemans

Toots Thielemans

EDP implanta projeto em Vargem Alta, Piúma e Presidente Kenedy para substituição de milhares de lâmpadas LED | 28/4

Tags

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham