Trânsito
“No Trânsito, Escolha a Vida!”
Prevenir e conscientizar para os acidentes de trânsito. Esses são os focos do Movimento Maio Amarelo que teve sua abertura oficial na manhã desta sexta-feira (5) no auditório da Prefeitura de Vitória, com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini, de autoridades, especialistas, servidores, entre outros.
A campanha tem como objetivo realizar até o final do mês ações de orientação para reflexão a sobre os milhares de acidentes de trânsito que provocam prejuízos, sequelas físicas, mortes, traumas e muito sofrimento.
Segundo o prefeito Lorenzo Pazolini, que abriu a campanha, o comportamento das pessoas no trânsito é determinante para que se previna contra muitas tragédias que atingem a vida das famílias. Discussões e ações efetivas são necessárias e o movimento Maio Amarelo tem iníco para alcançar resultados.
“Acredito que desde bem jovens e, ainda em casa, crianças e adolescentes precisam pensar sobre os perigos no trânsito. A responsabilidade é de todos. Desde que todos nós acordamos no dia a dia temos contato com alguma via e devemos estar conscientes sobre como nos posicionar diante dela. Os riscos sempre existirão e devemos conhecer e respeitar leis e normas que existem justamente para nos preservarmos”, destacou Pazolini.
O prefeito destacou o tema deste ano: “No Trânsito, Escolha a Vida!”. Ele disse que serão diversas ações e momentos planejados para que as pessoas debatam, aprendam e se sensibilizem.
“No trânsito somente com união dos diversos atores envolvidos as estatísticas serão mais otimistas e tenho de acreditar nisso e nas equipes do município do planejamento operacional até a educação”, frisou.
Prevenção
Durante a abertura do evento, Josimar Amaral, especialista em Direito, Educação e Segurança no Trânsito e em Logística e Transportes, disse que, nos últimos anos, foram perdidas inúmeras oportunidades para que a prevenção de acidentes estivesse no escopo central de políticas públicas.
Porém, para o especialista, a sociedade nunca debateu e discutiu tanto sobre trânsito. Ele explicou que a informação circula melhor, as pessoas estão mais críticas e gestores já percebem que o tema segurança no trânsito não pode mais estar em planos que não sejam prioritários.
“Quem atua diretamente na gestão pública de trânsito e transporte não pode ser amador. Tem de entender da área, estar nas ruas, conhecer as leis, ter compromisso com a causa e amor à vida. Sou otimista e acredito que com educação desde o primeiro contato com a família e a escola as pessoas precisam compreender que ruas e avenidas precisam ser lugar de harmonia, não de tensão, revolta ou mesmo luto”, opinou.
Ações
Neste mês, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) realizará ações de educação nas faixas de trânsito, junto aos taxistas, em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e em parques da cidade. Haverá, ainda, atividades integradas e lúdicas e apresentações de teatro, Transitolândia, entre outras ações. A Guarda Municipal também está com uma série de ações educativas e de fiscalização.
Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, a engenharia, a fiscalização e a educação formam o tripé necessário para que resultados positivos sejam alcançados e sustentados.
Mariano destacou a necessidade das diversas pastas se comunicarem.
“A transversalidade deve ser valorizada numa área densa e complexa. Trânsito e mobilidade possuem uma ligação direta com saúde, desenvolvimento, meio ambiente, obras, enfim, não pode e nem devem ser avaliados sós e temos essa preocupação na rotina da secretaria”, enfatizou Alex.
Programação:
Cinto de Segurança
- Na próxima segunda (8), das 7 às 13 horas, em Jardim da Penha (praça do Epa), haverá conscientização sobre o uso da cadeirinha e do cinto de segurança. Nesta quarta-feira (10), das 7h30m às 13h30m, no Sesi de Tabuazeiro, tem esquete teatral e transitolândia.
- Na quinta-feira (11), das 9 às 10 horas, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Odila Simôes, que fica em Santa Teresa, haverá a transitolândia, assim como na sexta-feira (12), no Sesi de Tabuazeiro.
- No sábado (13), das 7 ás 13 horas, na Praça de Caratoíra, conscientização sobre o uso de cinto de segurança e cadeirinha para os pequenos.
- No dia 15 de maio, das 13 às 14 horas, em São Geraldo, Cariacica, na Escola Balão Mágico, técnicos da Setran farão esquete teatral.
No dia 17, das 7 às 13 horas, motociclistas receberão orientação e folhetos no bolsão de estacionamento do Bob’s, na Praia do Canto. No dia 21, das 8 às 12 horas, no Parque Moscoso, haverá esquetes de teatro.
Palestra
Dia 22 de maio, das 7 às 13 horas, no cruzamento da avenida Rio Branco com a rua João da Cruz, trabalho de orientação sobre o uso do celular. Dia 23, das 7 às 12 horas e das 13 às 17 horas, palestras com professores no Cmei Georgina da Trindade.
Dia 24, das 9 às 11, em Gurigica no Cmei Professor Carlos Alberto Martinelli esquete teatral e dia 25 em Bento Ferreira, das 9 às 11 horas, trabalho de orientação sobre Conversão Livre à Direita.
Motociclistas
- Na sexta-feira, dia 26 de maio, das 9 às 11 horas, no Forte São João, na altura do Colégio Salesiano, ação integrada Sest/Senat de conscientização de motociclistas.
- No sábado, dia 27, das 8 às 11 horas, em Nova Palestina, transitolândia.
Dia 29, das 9 às 11 horas, na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, orientação Trânsito Livre à Direita. Dia 30, das 19 às 20 horas, em Bomfim, ação transitando na comunidade e, por fim, quarta-feira (31), em São Pedro I, no Supermercado Ovelha, ação com a comunidade.
Segurança
A Secretaria de Segurança Urbana (Semsu) também preparou uma série de ações durante todo mês de maio. As atividades estão focadas nos 4 eixos operacionais de fiscalização e de conscientização: fiscalização de alcoolemia e demais substâncias psicoativas; fiscalização de motocicletas (capacete, calçado e itens obrigatórios); fiscalização de cinto de segurança e transporte de crianças e fiscalização de aparelho de telefone celular. As, equipes estão preparadas para realizar um trabalho preventivo e repressivo nas vias da cidade.
Lesões
No Brasil, de acordo com o Programa Vida no Trânsito, as lesões decorrentes de acidentes no trânsito foram responsáveis, em 2020, por mais de 190 mil internações nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e hospitais conveniados.
Os motociclistas são os envolvidos em lesões de trânsito com consequências mais graves. Além dos custos hospitalares, o maior valor estimado é referente à perda de produção das pessoas (41,2%), causando o empobrecimento das famílias e em caso de morte, os custos recaem sobre a previdência social.
Em 2022, 26 pessoas de Vitória perderam a vida devido a lesões causadas por acidente de trânsito. Isso significa que, a cada 100.000 habitantes da capital, sete foram a óbito devido a essa causa. Em 2021 e 2020, foram registrados 24 e 30 óbitos, respectivamente.
Texto e informações, Fabrício Faustini – ([email protected])
Redação final e Edição, Don Oleari