Trupe Barroca
“As Quatro Estações”, da Trupe Barroca. As apresentações gratuitas terão a regência do maestro Sérgio Dias e serão realizadas em Vitória e em Cariacica.
A Trupe Barroca volta a se apresentar com o concerto “As Quatro Estações” na Grande Vitória, após ter percorrido outros dois estados brasileiros.
Dessa vez, o espetáculo de Vivaldi contará com a participação especial dos violinistas Oscar David Orjuela e Diego Adinolfi, dois jovens com uma carreira em ascendência no Brasil, além do fagotista Felipe Reis, que também interpretará o concerto em dó maior “RV 498”.
Serão duas apresentações gratuitas: a primeira no dia 4 de agosto, às 20 horas, na Catedral Metropolitana de Vitória; e a segunda no dia 5 de agosto, às 20h30m, no Santuário do Bom Pastor, em Cariacica/ES.
Além dos concertos, a Trupe Barroca fará também no dia 22 de agosto às 9h30m um concerto didático para estudantes da EMEF Altair Siqueira Costa, em Jardim Limoeiro, na Serra/ES.
Os concertos levarão ao público, entre outras obras, a beleza e a expressividade da famosa composição de Antonio Vivaldi, inspirada nas mudanças climáticas e nos fenômenos da natureza ao longo do ano.
O espaço escolhido para receber o espetáculo na capital, a Catedral Metropolitana de Vitória, alinha-se ao propósito do projeto de incentivar o resgate histórico-cultural.
Em Campo Grande, a escolha foi o emblemático Santuário do Bom Pastor, um espaço cheio de referências históricas e de fé para o município de Cariacica.
A Trupe Barroca
Os espetáculos são uma promoção da WS Projetos Criativos, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) e o patrocínio da ES Gás, empresa do grupo Energisa.
Com quase seis anos de atividades e reconhecida como um dos melhores grupos de performance histórica do Brasil, a Trupe Barroca se destaca pelo trabalho de resgate da música antiga.
A orquestra possui o maior acervo de instrumentos históricos do Brasil. Fundada originalmente com o nome de Victoria Ensemble, se apresentou com importantes nomes do cenário musical brasileiro.
A partir de 2017, assumiu a proposta ousada de se dedicar exclusivamente ao repertório dos séculos XVII e XVIII, utilizando-se de instrumentos históricos ou cópias perfeitas e investindo em pesquisa e nas sutilezas das interpretações historicamente orientadas.
O grupo fez a sua reestreia com um concerto de Natal, em dezembro de 2017. Em 2021, A Trupe Barroca e os coros Vivace e Opus Libere foram responsáveis pela primeira execução histórica com todos os instrumentos indicados pelo compositor da “Paixão Segundo São João”, de J. S. Bach. Em 2022, a Catedral de Vitória voltou a receber o Concerto Natalino, que também teve como palco o Santuário de Anchieta.
No ano de 2023, a orquestra já realizou a montagem de uma ópera, Livietta e Tracollo, de Pergolesi, além de uma pequena turnê com As Quatro Estações pelas cidades de Vitória/ES, São Luís/MA e Belém/PA.
Serviço – Concerto “As Quatro Estações”
Datas e locais das apresentações:
• 4 de agosto, às 20 horas, na Catedral Metropolitana de Vitória;
• 5 de agosto, às 20h30m, no Santuário do Bom Pastor, em Campo Grande/Cariacica/ES.
Em ambos os dias, não haverá retirada de ingresso, a entrada será livre.
Regência: maestro Sérgio Dias;
Participação especial: Oscar David Orjuela (violino), Diego Adinolfi (violino) e Felipe Reis (fagote).
Trupe Barroca
Edição, Don Oleari – [email protected] – https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Com Lore Comunicação: Cecília Ribeiro, Ilma Giovanini e João Paulo Oleare
Guarda Municipal de Vila Velha/ES começa curso de formação segunda-feira | 3/8
GIST, a doença de Paulinho da Viola | 2/8