Vice de Cariacica Enfermeira Edna Furtado: liderança discreta, mas ativa – 31/12

vice de cariacica enfermeira

PERFIL: Vice de Cariacica Enfermeira Edna Furtado

ronaldo-foto-prassinatura-da-coluna-1.jpg
ronaldo chagas vieira

 

COLUNA AQUI CARIACICA – Ronaldo Chagas Vieira, Correspondente comunitário.

 

A Vice-Prefeita de Cariacica, enfermeira Edna Furtado (Solidariedade), já exerceu o mandato de vereadora no município.  Sua experiência legislativa se soma ao histórico de vida, sempre voltada às participações populares, bem como para as comunidades Eclesiais de Base.

Católica praticante, guarda os costumes de pedir Benção aos mais experientes. Isso eu vi, durante uma carreata do então candidato a prefeito Euclério Sampaio: ela, a vice, estava no mini trio, passando na rua Florentino Avidos, Tucum, onde reside. Naquele momento, eu passava pela rua, entregando uma encomenda na casa 19, em frente à sua residência.  Quando o mini trio passou, a Enfermeira Edna usou o microfone para pedir “Bênção mãe”.

São apenas detalhes de uma vida cotidiana, da qual podemos tirar conclusões de caráter, numa demonstração de idoneidade.

Conheci a Enfermeira Edna quando Antonio Lenito Lemos foi Coordenador do Pronto Atendimento de Itacibá. Desde aquela época, já dava seus primeiros passos rumo a um mandato eletivo.

Na sucessão municipal, ela estava disposta a ser uma coadjuvante no processo eleitoral. Já Tinha decidido não disputar o pleito, ma pretendia contribuir de alguma forma para as mudanças esperadas por muitos no município de Cariacica.

Para sua surpresa, recebeu o convite para ocupar a vaga de Vice -Prefeita na chapa de Euclério Sampaio (DEM).  Na ocasião, estava filiada ao AVANTE, que fazia parte da  coligaçãol de partidos que apoiavam a união em torno de uma candidatura.

Ao receber o convite, ela pediu alguns dias para dar a resposta, que foi anunciada numa live, no período pré eleitoral.

A entrada da Enfermeira Edna na chapa alavancou os espaços, abrindo leque para o terceiro setor.  Foi a união do menino que vendia churrasquinhos em Jardim América, policial civil, virou advogado bem sucedido e 5 mandatos de deputado estadual, com uma menina da periferia, que com muita dificuldade, estudou, buscou seus sonhos e nunca abandonou a comunidade.

Não bastava ser mulher, negra, de bairro simples… tinha que ser alguém com dinâmica e coragem pra mudar o seu pedaço. Isso, a Edna tem. Além do respeito e admiração da vizinhança.  É uma guerreira, focada em seus objetivos, traçando um lugar melhor pra se viver.

Ela não para. Atende no gabinete. Percorre as comunidades.  Ministra palestras, principalmente relacionadas à sua formação na saúde. Está sempre presente nas agendas municipais.  Assim, eu a encontrei na praça Marechal Deodoro da Fonseca, na Sede de Cariacica, prestigiando o  Natal de Luz., junto ao seu marido, e a lider comunitáro Bruno do Pão de Queijo. Assistiu a programação com os Arautos do Evangelho, Orquestra da Paróquia Bom Pastor.

Quem estava por perto, percebeu a interação da vice-prefeita, a enfermeira Edna, com as apresentações. Ela cantava, dançava, batia palmas. Conhecia as letras das músicas, confirmando a sua praticidade no catolicismo.

Em seguida foi saborear a pizza numero 1, do meu amigo Célio Barcellos, que é presidente da Associação Comercial da Sede de Cariacica. Na ocasião, a vice-prefeita enfermeira Edna Furtado foi presenteada pela indústria de Cachaça Joia, com um litro de aguardente que tem histórias na cidade.

Partido

Recentemente, ela se filiou ao Solidariedade, fortalecendo o grupo político do prefeito Euclério Sampaio. Messias Donato, Secretário Municipal de Governo, é o presidente da agremiação  no Espírito Santo.  No mercado político, é dado como certa a candidatura da Vice-Prefeita Enfermeira Edna a deputada estadual.

Ainda não ouvi nada dela, contudo as movimentações levam a crer que o caminho está sendo preparado. Ela visita lideranças, atende a todos, não deixando ninguém sem resposta. E certamente a alta popularidade do prefeito incentiva na decisão.

O município de Cariacica é um colégio eleitoral gigante. Nos últimos pleitos o que se tem observado é uma volumosa fragmentação, sem direcionamento, e, pior que isso, em candidaturas de fora do município.

Contudo, desta vez parece que algo está diferente, pois percebo um engajamento da população, a partir das demandas das comunidades, atendidas pelos gestores do município.  A percepção atualmente é a de que a alta popularidade do prefeito – um dos dois mais bem avaliados do ES, ele e Guerino Zanon – dará oportunidade a eleger uma bancada cariaciquense na Assembléia Legislativa do ES.

Editado por Don Oleari

https://donoleari.com.br/

 

Vice de Cariacica Enfermeira Edna Furtado

Vice de Cariacica Enfermeira Edna Furtado

Vice de Cariacica Enfermeira Edna Furtado

Vice de Cariacica Enfermeira Edna Furtado

Vice de Cariacica Enfermeira Edna Furtado

https://www.cariacica.es.gov.br/

 

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham