Quem somos[email protected]

Search

Com nova diretoria, Vila Merlo quer acompanhar novos tempos de Cariacica | 27/7

Vila Merlo

Vila Merlo

moxuara-visto-da-ilha-das-caieiras-1-1.jpg
27 de julho de 2023
19 KB

 

Coluna AQUI CARIACICA

Redação: Don Oleari, Portal de Notícias

 

NEC =Nota do Editor  Chefão, Don Oleari – 

Excepcionalmente, a coluna não é assinada por seu titular, nosso colaborador Ronaldo Chagas Vieira. Simplesmente porque seria o caso dele falar dele mesmo. Conversei com ele, que me passou os dados e aí está o meu relato sobre a nova fase da Associação dos Moradores de Vila Merlo, Cariacica/ES, um bairro com cerca de 60 anos. Afoto é do Moxuara, visto da Ilha das Caieiras, em Vitória/ES (Don Oleari).

O bairro de Vila Merlo nasceu nos anos 60, na fusão dos loteamentos das terras dos senhores Frederico Perini e Celso Merlo. Eles tiveram o cuidado em planejar ruas largas, deixando boas áreas de lazer para a comunidade, segundo relatou Ronaldo Chagas Vie9ra.

“Na época não existia o estatuto das cidades, que regulamenta a comercialização destes imóveis, bem como as tratativas nos logradouros públicos. Contudo o planejamento de Perini e Merlo foi além do tempo”, disse Ronaldo.

Recentemente, há cerca de 4 anos, parte da localidade de Vila Progresso foi anexada ao bairro Vila Merlo através do Programa de Organização Territorial, intitulado de Vila Merlo II, acrescentando outros 3 mil habitantes ao antigo bairro.


ronaldo-chagas-e1690458250279.jpg
27 de julho de 2023
230 KB
500 por 43Renovação com responsabilidade

A associação de moradores de Vila Merlo (AMOVIM) foi fundada em 1989.  O seu primeiro presidente foi ele mesmo,Ronaldo Chagas Vieira, que volta após 31 anos.

Ainda compondo a diretoria, moradores ilustres da época como Silvio Brandão, Ilmar Prudêncio, Adriano Dalton, Edmilson Bessa, Omar Gonçalves, Alvim Broedel, entre vários abnegados na fundação da entidade. Depois vieram Ruy Muller, Robson Glassner, Alexandre de Jesus, Ademir Marins, que fizeram seus trabalhos de uma forma coerente, benéfica para a comunidade.

Hoje a diretoria, além de Ronaldo Chagas Vieira, tem Rosival Ferreira, vice Presidente, morador do bairro desde sua infância.  A tesouraria é de responsabilidade de Rita Carrafa, Administradora, confeiteira bem famosa na região, que  já desenvolvia um trabalho voluntário, principalmente retirando as crianças da rua, encaminhando no rumo certo.  Junto a Rita, na tesouraria, Simone Wolks, enfermeira, desde sua infância moradora do bairro.

A secretária geral  ficou com Marcieli Marques, Tec. enfermagem (Politec), vigilante, Bacharel Serviço Social (Unopar), pós graduada em fortalecimento do vínculo famíliar e saúde mental, e gestora o INV – Instituto Novo Viver, que faz um dinâmico trabalho com dependentes químicos. Na Segunda Secretaria, ficou Luana de Paula, ativista na comunidade.   Compõem a diretoria social, Manoel e Vanderli Facco.  Ambos participaram ativamente da reforma da capela.

ronaldo-2-e1690458323562.jpg
27 de julho de 2023
152 KBNo conselho fiscal, o pedagogo Marcelo Coutinho, Marlene de Paulo, Moacir Rosa, e Neia.  Marcelo foi conselho tutelar, com larga experiência no trato com criança e adolescente.

Patrimônio

A Amovim possui um patrimônio em imóvel  de área construída, em dois pavimentos, sendo o primeiro piso, um amplo salão, cujo obra foi totalmente custeada por moradores de toda região de Cariacica –Sede, sob a direção do grupo “Amigos da Capela”, que fizeram um dinâmico trabalho.  Hoje acontecem velórios até de outras cidades no local.  Semanalmente, 2 ou 3 eventos enlutados, e alguns simultaneamente.

Bom lembrar, que o terreno foi doado por Celso Merlo, ao amigo Ruy Muller, que na época, era o presidente da Associação de Moradores de Vila Merlo.

A atual diretoria esta herdando um déficit financeiro de IPTU, receita federal, e dívidas cartoriais, bem como os embargos judiciais, aproximando 10 mil reais.

Acontece, que toda entidade que possui o CNPJ é compelido a declaração anual de isentos.  Quando não é feito, gera multa e juros sobre os dividendos.  A receita federal não perdoa as dividas e faz as cobranças, e ainda inabilita o registro da Associação de Moradores.

A dívida do IPTU é simplesmente por erro administrativo.  Caberia a diretoria da Amovim, o seu contador, fazer o pedido de isenção em tempo hábil. Certamente o pedido seria concedido, e não haveria dívidas.


ronaldo-3-e1690458434131.jpg
27 de julho de 2023
206 KBTrata-se de um erro recorrente, quando os dirigentes comunitários, se limitam a fazer pedidos de melhorias para seus bairros.  Lógico que isso é louvável e necessário, contudo, não pode esquecer-se de administrar o patrimônio e, principalmente manter a ordem financeira e documental.  Quando a entidade não é administrada corretamente, os danos são enormes, podendo até acontecer a perda do registro.

Reivindicações

A assembleia geral extraordinária dos moradores, deliberou que a prioridade do bairro seria a construção de uma escola de ensino fundamental, já que a necessidade é notória, tendo famílias em buscas de vagas.  Os moradores na assembleia também indicam a construção de creche, e pavimentação das ruas que ainda faltam.  A rua das igrejas, com larga extensão, que leva ao ponto final da linha 797 é de grande urgência a sua pavimentação, pois os empresários do transporte coletivo, ameaçam retirar a frota, tendo em vista a qualidade da rua.

O bairro Vila Merlo, também precisa de um atendimento na saúde.  A associação pediu ao secretário de vigilância sanitária, que todas as ruas sejam atendidas pelas agentes de saúde, e de acordo com as possiblidades, implantar um atendimento médico, com enfermeiros e técnicos, semanalmente na comunidade.

Vila Merlo

Edição, Don Oleari – [email protected]https://twitter.com/donoleari

Leia também:

Marcos Mion e Joel Jota abrem a Black Friday 2023 do Mercado Livre

Dia dos Avós: Relação com netos, além de ser saudável, é garantida por lei | 26/7

São Gabriel da Palha | Senac-ES e Setur-ES ministram curso de Cozinha Italiana | 26/7

Com 40 anos de ES, Viminas expande linha de produção | 25/7

Exposição no Sesc Glória apresenta obras de 10 artistas do ES para celebrar 70 anos do Banco do Nordeste

 

Tags

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados