De bebedor de vinho ruim, Simey Santos estudou e se tornou somelier e empresário do vinho – 01

coluna meu vinho, minha vida

Me lembro bem quando nos conhecemos. Don Oleari chegou na Enótria à procura de um vinho para o jantar e quando entrou na loja estava tocando Billie Holiday

 

Coluna Meu vinho, minha vida – Por Simey Santos

Prezados leitores, sou o Simey Santos e trabalho com vinhos desde 2005. Quero agradecer o convite do meu amigo Don Oleari para escrever algumas linhas para a coluna Meu vinho, Minha vida.

cantora de jazz- Simey Santos
Billie Holiday

Billie Holiday

Me lembro bem quando nos conhecemos, Don Oleari chegou na Enótria à procura de um vinho para o jantar e quando entrou na loja estava tocando Billie Holiday. Me olhou, ficou um tanto eufórico e totalmente surpreso. Ele, como radialista, comunicador e apreciador da boa música e de bons vinhos, logo se sentiu em casa.
coluna de vinho do portal don oleari -Simey Santos
Loja da Enotria
Antes de montar a Enótria, trabalhei em duas lojas em Vitória, que me deram bastante conhecimento e referência sobre vinhos e foi onde conheci grandes apreciadores. 
A Expand foi a primeira, do Sebastião Sthel.

Sommelier

A outra foi Adega Capixaba, nome da primeira loja do Auzelito Humberto Freire.
absrio-logo, somelier, curso
ABS
Em 2007 fiz um curso de sommelier  na ABS-RJ  (Associação Brasileira de Sommelier do Rio de Janeiro). Lá, conheci professores espetaculares como Célio Alzer, Ricardo Faria e Marcos Lima.

Paixão pelo vinho

Depois dos cursos,  feiras, viagens e degustações. A paixão pelo vinho só aumentou. Em 2008, com dois sócios, fundamos a Enótria. Foi a realização de um sonho.
coluna sobre vinho
Simey Santos e Don Oleari numa degustação em 2012
Em 2014 chegou o fim da Enótria, eu parti para a representação comercial, onde ainda continuo atuando. 

Trabalhei também nesse espaço de tempo em grandes lojas como Cultura do Vinho em Itapetininga/SP, do meu querido amigo Bétão, e na Terruá Gastronomia Artesanal, Praia da Costa, em Vila Velha/ES, do amigo Alexandre Ventura. 

Hoje estou com o Empório São Bento, com a mesma proposta de sempre: excelência em atendimento  e vinhos selecionados. Continuo atendendo e entregando em toda a Grande Vitória. 

A loja física localizada em Jacaraípe na Serra foi fechada em Janeiro deste ano por conta da pandemia, mas continuo atendendo e vendendo por meio das redes sociais -  WhatsApp, telefone e Instagram.
coluna meu vinho, minha vida
Simey Santos
Obrigado, Don Oleari pela oportunidade. Um abração! 

Simey Santos é somelier e empresário

Empório São Bento
@emporiosaobentoes 
️(27) 3079-1969
WhatsApp (27) 98102-8406


Noé, o primeiro vinho e o primeiro porre

O vinho possui uma longínqua importância histórica e religiosa e remonta diversos períodos da humanidade. Cada cultura conta seu surgimento de uma forma diferente. Os cristãos, embasados no velho testamento da Bíblia acreditam que foi Noé quem plantou um vinhedo e com ele produziu o primeiro vinho do mundo ("E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha." (Gênesis, capítulo 9, versículo 20). 

Já os gregos consideraram a bebida uma dádiva dos deuses. Hititas, babilônicas, sumérias, as histórias foram adaptadas de acordo com a tradição e crença do povo sob perspectiva.

Do ponto de vista histórico, sua origem precisa é impossível, pois ele nasceu antes da escrita. Os enólogos dizem que a bebida surgiu por acaso, talvez por um punhado de uvas amassadas esquecidas num recipiente, que sofreram posteriormente os efeitos da fermentação - teria sido a história de Noé e o primeiro vinhedo.
Mas o cultivo das videiras para a produção do vinho só foi possível quando os nômades se tornaram sedentários. Existem referências que indicam a Geórgia como o local onde provavelmente se produziu vinho pela primeira vez, sendo que foram encontradas neste local graínhas datadas entre 8000 a.c. e 5000 a.c.

No Rio Grande do Sul, as primeiras videiras foram introduzidas pelos padres jesuítas ainda em 1626, posto que necessitavam do vinho para os rituais da missa católica. A introdução de outras cultivares européias no Rio Grande se deu com a chegada dos imigrantes alemães, que obtiveram bons resultados.
VEja mais  no site donoleari.com.br 

https://donoleari.com.br/beach-soccer-goleiro-campeao-marquinhos-preside/

https://donoleari.com.br/midia-ao-molho-olney-braga-maria-beltrao-esbanjou-ganhado-e-gastado/

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham