Vitória 470 anos: Parabéns para a capital do ES será feita pelo prefeito Pazolini com reabertura do Parque Vale Mulembá

vitória 470 anos

Reabertura Parque Vale do Mulembá.jpgVitória 470 anos: Parque Vale do Mulembá com parabéns para a capital

No dia do aniversário de 470 anos de Vitória, o Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, depois de passar por obras, será reaberto para visitação pública na quarta-feira (8), às 14 horas. Venha cantar parabéns para Vitória!

A área de 142 mil hectares, correspondente a 200 campos de futebol, é uma reserva de Mata Atlântica, habitada por espécies raras, como o sagui-da-cara-branca e o gavião-carijó, cortada por nascentes e um córrego de águas limpas, e abriga a ancestral atividade dos tiradores de barro para a confecção da panela capixaba.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, vai inaugurar as novas estruturas do parque, voltadas para lazer, educação ambiental e pesquisa.

DETALHES DO ANEXO mapa-parque-mulemba.pngServiço –

Vitória 470 anos

Reabertura do Parque Municipal Vale do Mulembá/Aniversário de Vitória/ES

Data: quarta-feira (8), às 14 horas

Local: acesso pela rua Miguel Arcanjo Moreira, em Joana D’arc

Matheus Thebaldi
Gerência de Imprensa
Tel: (27) 3382-6126
www.vitoria.es.gov.br

Edlamara Conti  – 99866-6160

 pedreira-de-mulemba.pngPedra de Mulembá

Anotações de Paulo Tesch, alpinista, em 13-01-2020

Altitude: 125 metros

Descrição: A Pedra de Mulembá fica localizada dentro do Parque Municipal de Mulembá, situada no bairro de Joana DArc, cidade de Vitória/ES.

paneleiras-foto-leonardo-silveira-2-.jpg
Foto: leonardo silveira

O Parque é o lugar em que as Paneleiras de Goiabeiras retiram o barro utilizado para a fabricação das famosas panelas de barro capixaba.

Como chegar à base: O carro deve ficar no início da rua que da acesso as casas que ficam no pé da pedra. A caminhada até a base leva em torno de 5 minutos.

O Acesso para a mata é feito pelo quintal da casa do Sr.º Francisco e Sr.ª Maria, última casa da rua.

Fonte: https:// http://naokiarima.com.br  /croquiteca/es/

 goiabeiras6-670x377-1.jpgVitória 470 anos

Obras de infraestrutura do Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, Unidade de Conservação (UC) protegida por lei no bairro São Cristóvão, Vitória/ES.
Foi feito o cercamento da parte frontal da unidade, dos pórticos de entrada, das vias de acesso interno, do estacionamento, do centro de informações ao visitante, do centro educativo e cultural e do núcleo de apoio às paneleiras.
mulemba.jpg
Parque Vale do Mulembá

Esse núcleo é de extrema importância para o suporte das atividades dos tiradores de barro, utilizado na fabricação da panela de barro.As obras visam oferecer condições adequadas para o desenvolvimento das atividades de recepção e visitação pública e ações de educação ambiental e vigilância patrimonial.

Os recursos financeiros para a contratação das obras, que totalizam R$ 1.813.100,01, foram provenientes de compensação ambiental firmada entre ArcelorMittal e Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Parque

O Parque Natural Municipal Vale do Mulembá apresenta faixas de terras situadas nos bairros Joana D´Arc, Conquista, Redenção, São José, Tabuazeiro e São Cristóvão. Com área de 142,10 hectares (correspondente a 200 campos de futebol), tem como um dos principais atributos naturais a vegetação de Mata Atlântica de encosta e topos de morros, como o Morro do Mulembá, cuja altitude é de cerca de 200 metros, nascentes e o córrego Mulembá.

O parque é uma das 17 unidades de conservação da cidade de Vitória. No final de 2017, a Prefeitura de Vitória conclui a instalação de 196 marcos físicos georreferenciados e o cercamento do parque. Foram instalados 3.366 metros de cerca que faltavam para fechar os seus limites, totalizando 8.374 metros de perímetro.
A demarcação dos limites do parque, com a implantação dos marcos físicos, foi uma importante etapa do processo de consolidação da unidade de conservação, principalmente por situar-se em uma área inserida em bairros intensamente povoados.

https://donoleari.com.br/rota-do-mirante-de-sao-pedro-frio/

Vitória 470 anos

Vitória 470 anos

Vitória 470 anos

Vitória 470 anos

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham