Zety Araújo, da chapa 3, vence eleição da Associação de Moradores de Santa Rosa | Câmara de Cariacica: Dia da pessoa deficiente

zety araújo

Zety Araújo vence em Santa Rosa

ronaldo-chagas-vieira-coluna-3.jpg
ronaldo chagas vieira

 

Coluna AQUI CARIACICA – Ronaldo Chagas Vieira, correspondente comunitário

[email protected]

Encerradas as apurações nas eleições da Associação de Moradores de Santa Rosa, Cariacica/ES, num total de 672 votantes, sete eleitores votaram nulo e um optou por votar em branco.

A chapa 3, vencedora, obteve 285 votos. Em seguida a chapa 1, com 208, e a chapa 2 com 168 votos.

Foi uma festa democrática, desde a convocação do pleito, durante a campanha dos grupos envolvidos, até o fechamento das urnas.

santa rosa, onibusA chapa 1 tinha como presidente: Rosa, Vice Presidente: Joãozinho do Gás, Primeiro Secretário: Maycon, Segundo Secretário: Rayane, Primeiro Tesoureiro: Reginaldo, Segundo Tesoureiro: Silvinha. O Conselho Fiscal Ana, Willian e Wilton, como suplentes: Manoel, Paulo e Edson.

 zety-araujo-1.jpeg
zety araújo

Eleno do Gás, apoiador da Chapa 1, disse que pretendia fazer uma administração colegiada e não centralizada.

DETALHES DO ANEXO eleno-gas.jpeg
eleno do gás

“Objetivo seria ter a participação de todos os dirigentes eleitos num sistema pluralista e não somente decisões presidencialistas”. Segundo Eleno, a chapa 1 foi a do povo, sem apoio de políticos e nem dinheiro.

A chapa vencedora, da presidente Zety Araújo, tem como Vice-Presidente Rodrigo Cardoso. A presidente eleita é fundadora do Instituto Araújo, que tem relevantes serviços prestados à comunidade de Cariacica.

lelo-couto.jpg
lelo couto

Até o fechamento da edição, não obtive retorno sobre os nomes dos componentes da chapa vencedora. Apenas os nomes da presidente e vice, encontrei nas propagandas de redes sociais.

O vereador Lelo Couto (DEM), presidente da Câmara Municipal de Cariacica, apoiou a chapa vencedora.

Esteve no bairro em reunião com moradores e fez encaminhamentos de demandas necessárias.

Nos bastidores comenta-se que o filho do ex-vereador Aurédio Couto poderá ser candidato a deputado estadual no pleito de 2022.

 vereador-lei-na-boa.jpg
vereador lei

O seu partido, o DEM, está se unindo ao PSL para formar uma só legenda, mais forte no próximo pleito eleitoral.

O seu colega de bancada, Lei do Projeto Esperança, também é comentado como pré-candidato ao legislativo estadual. Ele é da região de Porto Santana,  grande colégio eleitoral, que no passado elegeu José Siqueira deputado estadual.

Dia do deficiente lembrado na Câmara de Cariacica

A Câmara Municipal de Cariacica realiza sessão solene em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que é celebrado em 21 de setembro no Brasil.

Esta data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

O preconceito e a inacessibilidade pública são temas constantes a serem debatidos durante a data.

A criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência desde 1979.

semana_nacional_transito_3_1_1.pngO dia 21 de setembro também marca o início da Primavera no Hemisfério Sul e é fazendo uma referência a esta estação que foi escolhida esta data como marco para celebrar a luta da pessoa com deficiência.

Isso porque o fenômeno da Primavera pode ser metaforicamente comparado ao renascimento e renovação da vida, assim como acontecem com as flores durante esta estação.

E, assim, as pessoas com deficiência são motivadas a lutarem pela construção de uma sociedade inclusiva, onde podem viver de forma igualitária e sem preconceitos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) também institui a nível mundial o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 3 de dezembro, desde 1992.

Síndrome de Down

A data faz alusão à síndrome causada quando há uma divisão celular anormal que resulta em material genético extra, ou seja, em um terceiro alelo do cromossomo 21.

reinaldo-andrade.jpeg
Ronaldo de Andrade Vieira

Ao longo dos anos, alguns avanços tecnológicos e terapêuticos têm possibilitado o aumento da expectativa de vida de pessoas com síndrome de Down, o que direciona novas estratégias e serviços voltados à melhoria das condições de vida desta população.

Jovens com Síndrome de Down enxergam no emprego a oportunidade de agirem com mais autonomia e independência, mesmo quando o horário do expediente chegou ao fim.

O problema é que o número de vagas para pessoas com deficiência ainda é menor do que o de profissionais aptos a trabalhar.

Ronaldo de Andrade Vieira, que nasceu com a Trissomia 21, hoje com 17 anos, busca sua independência.

Estuda na escola normal, faz pinturas de telas, futsal, e gosta de dançar. Para tanto, conta com apoio da comunidade para a inclusão.

A escritora Zeni Klug Berger, que escreve com os pés, concorre a uma vaga na Academia Cariaciquense de Letras.

Zeni Berger concorre a vaga na Academia Cariaciquense de Letras | /8

[email protected]

 

https://donoleari.com.br/assembleia-tabuleiro-politico-es/

zety araújo

zety araújo

zety araújo

zety araújo

zety araújo

 

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham