Dia do Nordestino
No Dia do Nordestino, 8 de outubro, o desafio público dereconhecer sotaques da região

Campanha criada pela Crispin celebra a diversidade cultural do Nordeste e mostra que a região não tem uma única voz
Quantos sotaques cabem no Nordeste? Para marcar o Dia do Nordestino, a Vitarella levou a pergunta às ruas de São Paulo em uma campanha criada pela Crispin.
A ação reúne vozes de diferentes estados da região e convida o público a identificar a origem de cada uma delas.
A campanha parte de uma percepção comum: visto de fora, o Nordeste muitas vezes é tratado como se tivesse uma única voz.
Na prática, os diferentes modos de falar revelam origens, costumes e identidades próprias.
“Vitarella nasceu em Pernambuco e mantém uma relação próxima com suas origens. Não à toa o embaixador da marca é o nordestino de carteirinha, João Gomes. Para essa data, queremos celebrar uma diversidade que está presente também dentro de casa, nos hábitos, nas histórias e nos diferentes jeitos de estar à mesa. A campanha amplia esse olhar e reforça nosso posicionamento ‘Todo lar tem Vita*’”, comenta Luiza Medeiros, Gerente de Marketing de Vitarella.
Para o desafio, a marca gravou áudios com pessoas nascidas em diferentes estados nordestinos.
Todas responderam à mesma pergunta — “Como você gosta de comer Vitarella?” — contando situações do cotidiano relacionadas aos produtos.
Na Avenida Paulista, pedestres ouvem as respostas e tentam identificar o estado de origem de cada participante.
A escolha de São Paulo também está relacionada ao propósito da campanha.
A cidade instituiu o Dia do Nordestino por lei municipal, em 2009, em homenagem ao poeta, cantor e compositor cearense Patativa do Assaré, e concentra uma expressiva comunidade nordestina.
“Não existe um único jeito de falar ou de se reconhecer no Nordeste. Ao reunir vozes de diferentes estados e levar esse desafio às ruas de São Paulo, quisemos mostrar como um sotaque pode carregar referências que passam despercebidas para quem olha a região de fora. São essas diferenças que a campanha convida o público a escutar”, comenta Vinicius Fernandes, diretor de Criação da Crispin.
Nas redes sociais da Vitarella, o desafio ganha continuidade com a participação de páginas regionais.
Nos Stories, a marca publica os cinco áudios e pergunta ao público: “Você consegue adivinhar de onde é esse sotaque?”. Depois, revela o estado de origem de cada voz e apresenta características da fala local.
A campanha inclui ainda mídia OOH em São Paulo, conteúdos de influenciadores nordestinos no Instagram e TikTok, anúncios em jornal e rádio, merchandising no SBT e ações em praças do Nordeste.
A iniciativa aproveita o Dia do Nordestino para destacar a diversidade de sotaques, costumes e identidades presentes nos nove estados da região.
A Vitarella
A Vitarella, marca de destaque no segmento de massas e nº 1 em biscoitos no Brasil*, segundo a Nielsen, foi fundada em 1993, em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco.
Inicialmente voltada à produção de massas alimentícias, a empresa ampliou seu portfólio e atualmente possui mais de 150 produtos cadastrados, além das marcas Treloso e Nikito.
*Fonte: Nielsen, Bolachas/Biscoitos – Total Categoria – T. Brasil INA + C&C YTD 25 (jan./2025 a dez./2025).
A M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do Pacto Global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado da B3.
A história da companhia começou na década de 1940, com a Padaria Imperial, de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE).
Atualmente, suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões do país.
A companhia possui 22 indústrias, sendo 13 fábricas de massas, biscoitos e outros alimentos, sete moinhos de trigo e duas fábricas de cremes e gorduras vegetais.
Além de 25 filiais comerciais. A estrutura atende ao mercado brasileiro e também exporta para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira nos segmentos de biscoitos, massas e granolas.
O grupo reúne marcas como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester, Isabela e Las Acacias, no Uruguai, além de Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.
Em 2021, a companhia adquiriu a FIT FOOD, ampliando sua atuação no segmento de alimentação saudável.
No ano seguinte, concluiu a aquisição da Jasmine Alimentos e anunciou a compra da uruguaia Las Acacias, sua primeira aquisição internacional.
Dia do Nordestino
Edição, Don Oleari [email protected] | https://twitter.com/donoleari
Com Eulália Vieira
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Instagram do Don Oleari Portal de Notícias
https://www.instagram.com/donolearinoticias/
Energia em alta: Ricardo reúne apoiadores e inicia campanha do segundo turno
Cariacica Pra Elas | PMC abre 58 vagas para mulheres na Feira




