Quem somos[email protected]

Search

Astronomia entra na rota dos alunos do Centro Educacional Leonardo da Vinci | 19/5

Astronomia

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Historicamente, tudo que envolve o espaço, desde os planetas e as luas até as mais recentes descobertas, atrai a atenção curiosa das crianças. Por isso, a Astronomia está cada vez mais presente em projetos escolares.

No Centro Educacional Leonardo da Vinci, os estudantes iniciam sua jornada nos estudos do universo desde cedo.

De acordo com o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental I e professor representante da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) na escola, Alexandre Zanotelli, o assunto é abordado com frequência e, já a partir do 4º ano, os estudantes participam de palestras e aulas sobre o tema e são convidados a participarem da OBA, cuja prova da edição deste ano acontece nesta sexta-feira, dia 20, na própria escola.

“Além disso, eles são estimulados a, de forma autônoma, realizarem atividades, pesquisas e leituras específicas sobre o assunto indicadas pelos professores. O resultado desse trabalho pode ser constatado no dia a dia das salas de aula e no desempenho deles na Olimpíada que acontece anualmente. É frequente termos alunos medalhistas. Inclusive, de acordo com o rendimento, no Ensino Médio, alguns são escolhidos para seletivas e compõem o time brasileiro que disputa as Olimpíadas Internacionais de Astronomia”, explica Alexandre.

Para o coordenador, esse fascínio pela ciência que sempre provocou e ainda provoca questionamentos e instiga a imaginação de todos, principalmente das crianças, é positivo para o aprendizado como um todo e a formação integral do cidadão. “Essa busca por explicações para tudo aquilo que vemos e, até mesmo, o que não vemos ajuda a divulgar o conhecimento científico em geral, e a Astronomia em particular, e estimula a autonomia do estudante e o interesse pela busca de respostas que é tão importante para o avanço da humanidade”, comenta o professor.

Foto em anexo: Coordenador Alexandre Zanotelli e alunos do 4º ano no primeiro encontro preparatório de 2022 para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Com Denise Klein

Astronomia

https://www.facebook.com/davincivix/

Astronomia

Elon Musk encontra Bolsonaro em SP em agenda não oficial, para empresários | 20/5

 

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados