Geração Z
ARTIGO |
Por Claudia Bouman*
A Geração Z, composta por jovens nascidos aproximadamente entre meados da década de 1990 e meados dos anos 2000, está moldando significativamente o cenário empresarial atual.
Essa geração é conhecida por uso ativo da tecnologia e atitude crítica em relação às empresas e marcas.
O relatório “O desafio Z: comunicação para a geração hiper conectada” da Kantar IBOPE Media, de 2021 já apontava que 98% deles acessam a internet e se mantêm conectados em média 6 horas e 45 minutos diariamente.
Os nativos digitais têm preferência por dispositivos móveis e 98% deles usam smartphones para acesso à internet.
As redes sociais também têm papel vital e 60% acompanham marcas nas redes sociais, muito acima da média geral, 36%, e se tornou o principal método para buscar opções de consumo, empregado por 97% do grupo.
Outro estudo, da Consumoteca, com dois mil jovens de Argentina, Brasil, Colômbia e México, atesta sua atitude crítica: metade deles já boicotaram ou deixaram de consumir alguma marca por envolvimento em escândalos e só um a cada quatro se declara fiel a uma marca.
Como consumidores e profissionais, os “zoomers”, como são apelidados, têm novas expectativas, como valorizar a transparência, a responsabilidade social e a autenticidade.
Esses valores influenciam não apenas suas decisões de compra, mas também suas escolhas de carreira.
Você pode estar se perguntando… Uma vez que este artigo é assinado por uma profissional da Percepta, dedicada à área de reputação, qual a relação entre a Geração Z e a reputação empresarial?
Nosso objetivo é entender como as empresas podem adaptar suas práticas de recrutamento para atrair talentos da Geração Z, fortalecer sua reputação como empregadores responsáveis e atraentes e até tirar partido de seu comportamento em rede para ampliar a visibilidade da companhia, da marca ou de seus produtos.
A Geração Z e a Reputação Empresarial:
A reputação de uma empresa é fundamental para atrair e reter talentos da Geração Z.
Essa geração está profundamente envolvida com questões sociais e ambientais e espera que as empresas demonstrem um compromisso genuíno com a responsabilidade corporativa.
Empresas que adotam práticas sustentáveis, promovem a diversidade e a inclusão e se envolvem em causas sociais, têm maior probabilidade de atrair talentos desse grupo e serem vistas como empregadores de escolha.
Por valorizar a transparência e a autenticidade das empresas, a Geração Z espera que as marcas sejam honestas em suas comunicações e operações.
Os “zoomers” são rápidos em expor casos de greenwashing ou falsa representação; empresas que se destacam pela sua transparência e integridade têm maior probabilidade de conquistar sua confiança e lealdade.
Cinco cuidados no processo de Recrutamento e Seleção da geração Z
Ao recrutar membros da Geração Z, as empresas devem adotar uma abordagem cuidadosa para garantir que a atração dos melhores talentos e fortalecer sua reputação como empregadores de destaque.
Aqui estão algumas considerações:
Comunicação Transparente: desde o início do processo de recrutamento, as empresas devem ser transparentes sobre seus valores, cultura organizacional, expectativas de trabalho e benefícios oferecidos aos funcionários.
A transparência é fundamental para construir uma relação de confiança com os candidatos da Geração Z;
Utilização de Tecnologia: como nativos digitais, os membros da Geração Z esperam que os processos de recrutamento sejam eficientes e digitalizados.
As empresas devem utilizar plataformas online para a oferta de vagas, entrevistas por vídeo e outras ferramentas tecnológicas para simplificar o processo e aumentar a acessibilidade para os candidatos;
Flexibilidade e Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional: a Geração Z valoriza um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.
As empresas devem oferecer horários flexíveis, opções de trabalho remoto e políticas de licença parental atrativas para atrair talentos dessa geração
Diversidade e Inclusão: os membros da Geração Z valorizam a diversidade e a inclusão no local de trabalho.
As empresas devem demonstrar compromisso genuíno com a promoção da diversidade em suas equipes e garantir que o processo de recrutamento seja justo e inclusivo para todos os candidatos;
Feedback Contínuo: durante o processo de recrutamento, as empresas devem fornecer feedback aos candidatos, mesmo que não sejam selecionados para a posição.
O feedback regular e construtivo demonstra respeito pelo tempo e esforço investidos pelos candidatos e ajuda a fortalecer a reputação da empresa como empregadora responsável.
Vale lembrar que esse público, quando tem orgulho de pertencer, acaba ampliando a visibilidade da empresa espontaneamente. Como nativos digitais, os “zoomers” estão profundamente envolvidos nas mídias sociais e em outras plataformas online.
Eles usam esses canais para compartilhar experiências com marcas e empresas, e são influenciados pelas opiniões de seus pares ao formar suas próprias percepções sobre a reputação de uma empresa.
Mas eles também são rápidos para chamar a atenção para comportamentos problemáticos de empresas e indivíduos.
Isso pode levar ao cancelamento público de marcas que são consideradas inautênticas, insensíveis ou antiéticas.
Segundo o relatório da Randstat/Workmonitor 2024, “os talentos querem se identificar com a organização em que trabalham.
A necessidade de um local de trabalho equitativo e de empregadores que se preocupam com eles e com o que eles valorizam continua forte.
Aprender sobre as diferentes motivações e necessidades de diferentes gerações será fundamental para a atração e retenção de talentos” e, consequentemente, reforçar sua reputação empresarial.
*Claudia Bouman é especialista em reputação de marca e sócia da Percepta Reputação Empresarial.
Mestre em Comunicação, pós-graduada em Marketing pela ESPM e Flórida International University, com mais de 25 anos de experiência no mercado atuando, principalmente, nas áreas de Planejamento, Marketing e Comunicação em diversos perfis de empresas.
Professora e Palestrante para cursos de graduação e pós-graduação. É coautora do Livro: Um Profissional para 2020 – Editora B4.
Geração Z
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Com Fran Oliveira
Danilo Leonel | Networking, eno-gastronomia e Carlos Verahnnay abordando comunicação persuasiva