AEL
A cerimônia será realizada no Palácio da Cultura Sônia Cabral, em Vitória, com apresentação do Grupo Vocal da Faculdade de Música do Espírito Santo
ESPECIAL DATAS
Alda Luzi Pessoti
A Academia Espírito-santense de Letras (AEL) celebrará seu 103º aniversário em grande estilo.
A segunda instituição cultural mais antiga do ES promove solenidade aberta ao público no dia 3 de setembro no Palácio da Cultura Sônia Cabral.
A festa contará com a premiação dos alunos vencedores do concurso estudantil, uma apresentação musical e um coquetel de encerramento.
O concurso de composição escrita “Eu e o Meu Futuro”, promovido pela Academia, envolveu estudantes de dois níveis do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Vitória/ES.
A iniciativa recebeu o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória através da Gerência de Ensino da Secretaria de Educação, sob a direção da pedagoga Elisângela Souza.
As composições foram avaliadas por uma comissão da Academia coordenada pelo acadêmico Jonas Reis e composta pelos acadêmicos Sérgio Aboudib, Fábio Daflon, Anaximandro Amorim e Marcos Tavares.
Os alunos vencedores receberão medalhas e certificados, e seus textos serão publicados em breve no site da Academia: www.ael.org.br.
Canto Popular
O evento contará com a apresentação musical do Grupo Vocal Acord, formado por quatro jovens talentos dos cursos de Bacharelado em Canto Popular e Licenciatura da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).
O grupo, composto por Alisson Xavier, Luísa Elena, Samuel Cabidelle e Leo Aranzedo, preparou um repertório especial com foco na Música Popular Brasileira, para homenagear a literatura através da poesia do cancioneiro nacional.
A apresentação será orientada e preparada pelo cantor e professor de Canto Popular da Fames, Thomas Davison.
Durante a programação, a presidente da Academia, Ester Abreu Vieira de Oliveira, abordará a trajetória centenária da AEL.
“A Academia Espírito-santense de Letras chega aos seus 103 anos mantendo-se fiel aos princípios fundamentais de sua existência, que incluem o incentivo à cultura literária em todos os seus aspectos, o apoio à criação de associações culturais literárias nos municípios do ES, a divulgação do livro e o estímulo à criação de bibliotecas”, destaca Ester Abreu.
Camões
O evento também celebra os 500 anos de nascimento do escritor português Luís de Camões, autor do épico “Os Lusíadas”, considerado o livro mais famoso da literatura portuguesa.
Para Ester Abreu, a homenagem a Camões representa o reconhecimento da AEL à riqueza e diversidade da cultura literária portuguesa.
“Luís de Camões, poeta renascentista português, é uma figura central da literatura portuguesa e ‘Os Lusíadas’ é a obra máxima que sintetiza e eleva a literatura de Portugal”, define a presidente.
Resultado do concurso “EU E O MEU FUTURO”
Nível 1 (6º e 7º anos)
1º lugar – Sarah Vieira Cardoso, 7º ano, EMEF Ceciliano Abel de Almeida
2º lugar – Maria Victoria Lima Santos, 7º ano A V, EMEF Francisco Lacerda de Aguiar
3º lugar – Cecília Fernandes da Silva, 7º ano, EMEF Aristóbulo Barbosa Leão
Menção Honrosa – Sophia Rodrigues Motta Siqueira, 6º ano, EMEF Orlandina D’Almeida Lucas
Nível 2 (8º e 9º anos)
1º lugar – João Victor Araújo Costa, 8º ano, EMEF Neusa Nunes Gonçalves
2º lugar – Michelly Griffo de Oliveira, 9º ano, EMEF Ceciliano Abel de Almeida
3º lugar – Gabriel da Conceição Marcelino, 9º ano, EMEF Orlandina D’Almeida Lucas
Menção Honrosa – Milena dos Santos Carreiro, 8º ano, EMEF São Vicente de Paulo
Academia Espírito-santense de Letras
Fundada em 4 de setembro de 1921, a AEL é a segunda entidade cultural mais antiga do Espírito Santo, superada apenas pelo Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, fundado cinco anos antes. Com caráter cultural e sem fins lucrativos, a Academia visa cultuar a língua portuguesa e promover a cultura diversificada. Possui 40 cadeiras ocupadas por acadêmicos-escritores nascidos ou residentes no Espírito Santo e inclui membros correspondentes de diversos Estados e países.
Cerimônia Comemorativa aos 103 Anos da Academia Espírito-santense de Letras
Data: 3 de setembro (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral – Rua São Gonçalo, Centro, Vitória (ES), 29.015-210
Apresentação Musical: Grupo Vocal Acord, da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames)
Entrada: Gratuita
Alda Luzia Pessoti, professora aposentada da Universidade Federal do ES (Ufes)
AEL
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –