Anne Mahin
Saíra-Apunhalada, pássaro só encontrado no Espírito Santo, é tema de poema de Anne Mahin
Anne Mahin se debruça novamente sobre a poesia em seu quarto livro “Saíra-apunhalada e outras poesias”, lançado pelo Grupo Editorial Atlântico (antiga Editora portuguesa Chiado) através do selo Poesia Impossível.
O poema que dá nome ao livro foi o último a ser escrito e nasceu assim que a autora soube da existência da Saíra-Apunhalada, um pássaro apenas encontrado no Espírito Santo, em regiões remanescentes de Mata Atlântica, em Vargem Alta, região Serrana.
A Saíra-Apunhalada foi vista também numa região alta de Afonso Cláudio, cujo registro foi feito pela jornalista Dinah Lopes no Portal Don Oleari.
“Infelizmente, a espécie está criticamente em perigo, no último estágio antes da extinção. Logo me vi envolvida com tudo que dizia respeito a essa avezinha linda e rara, de nome tão original. Assim, os versos para um poema inteiro surgiram de forma espontânea”, conta a autora.
Durante sua pesquisa sobre a ave, a autora conheceu o trabalho da artista Lan Pravda, que foi chamada para fazer a ilustração da capa.
“Numa consequência natural, para mim, a Saíra-Apunhalada se mostrou em evidência e se tornou a protagonista. Mais do que um livro, uma homenagem, o meu tímido grito em defesa da espécie ameaçada”, conta Anne Mahin.
O livro contempla 81 poemas, escritos entre 2019 e 2022, e narram sentimentos como amor, ódio, paixão, desejo, indiferença, morte, vida, saudade. Seus poemas expõem a relação íntima da autora com a poesia desde 2018. Seu primeiro livro “Asas do silêncio”, lançado naquele ano pela Chiado, reuniu poemas e prosas poéticas publicadas na internet, onde já conquistava milhares de leitores.
Em “Saíra-apunhalada e outras poesias”, Anne Mahin passeia por versos livres, sonetos e outras formas e mantém a essência cativante que acompanha seus livros anteriores.
Ficha técnica
Título: Saíra-apunhalada e outras poesias
Autora: Anne Mahin
Editora: Chiado
Páginas: 120 páginas
Link de venda: https://bit.ly/
A autora
Anne Mahin nasceu em Cambuquira (MG), mas reside no balneário de Guarapari (Espírito Santo) há 38 anos. Seus textos já foram publicados em jornais, coletâneas e revistas literárias no Brasil, em Portugal, na Suíça e em Moçambique. É graduada em Pedagogia e Letras, com especialização em Literatura e em Estudos Literários.
Pela Chiado Editora, publicou os livros “Asas do silêncio” (poemas e prosa poética, 2018), “O que se esconde do sol” (contos, 2019), “Amarelo do ipê” (poemas, 2020) e “Saíra-apunhalada e outras poesias” (poemas – 2022).
Anne Mahin
Obras paradas: TCU revela que Prefeitura de Cariacica tem 2 obras paradas e Governo do ES, uma