Arte em movimento: Música, Dança e Contação de História no Parque Cultural Casa do Governador, Praia da Costa, Vila Velha/ES

Compartilhe:

Arte em Movimento

Arte em Movimento

Redação: Don Oleari PN

Os mais variados shows e espetáculos com oficinas e palestras de forma gratuita. Diversas atividades artísticas e culturais em 24 municípios do ES envolvendo as suas 10 microrregiões.

É esse o Cultura em Toda Parte 2024. A primeira etapa do programa tem início em um evento especial de lançamento do chamamento público que selecionará apresentações artísticas, próximo domingo (14), no Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, Vila Velha/ES.

Na programação, a Contação de História com “O sumiço do Galo Vermelho” da professora Ione Duarte, Espetáculo de Dança Búredì, do projeto EluzArte; e Show “Ah Lekah Txori”, da cantora Eloá Puri.

 

De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, a programação do Cultura em Toda parte em 2024 foi pensada para ser diversa e inclusiva, destacando a diversidade cultural capixaba. Um exemplo foi a sua edição anterior realizada em 2022 que promoveu um verdadeiro mosaico de expressões, permitindo que o público, e especialmente a classe artística local, pudesse conhecer e apreciar essa diversidade.

“Na última edição realizada em 2022, o Cultura em Toda Parte deixou um legado duradouro. Ele fortaleceu a produção artística e cultural, gerou renda para profissionais do setor e, acima de tudo, trouxe um sopro de esperança e renovação para nossas comunidades perante a recuperação do setor artístico na época da Pandemia da Covid -19. Estamos certos de que o Cultura em Toda Parte 2024 continuará a inspirar e a transformar essa multiplicidade, dando continuidade e fazendo da cultura um elemento vital para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo”, destaca Fabricio Noronha.

Chamamento Público

As inscrições do chamamento público para apresentações artísticas no Mapa Cultural começam nesta quinta-feira (10) e terminam no próximo dia 31, por meio da plataforma do Mapa Cultural. Serão selecionadas 144 propostas de atividades que envolvam a realização de oficinas, palestras, shows e espetáculos nas mais diversas linguagens artísticas, que tenham, obrigatoriamente, finalidade cultural, e sejam realizados de forma gratuita, incluindo espaços culturais dos municípios capixabas em dez finais de semana. A chamada pública aberta para artistas, grupos culturais capixabas e demais interessados em integrar o programa terá cachês de até R$ 6 mil. A previsão de data do resultado do chamamento é do dia 15 de agosto de 2024

Idealizada pela Secretaria da Cultura (Secult), o Cultura em Toda Parte 2024 está sendo gerida por duas organizações da sociedade civil: os institutos IBCA e Raízes. As instituições foram selecionadas por meio da Lei Paulo Gustavo e vão selecionar os artistas para as apresentações culturais e oficineiros para ministrarem as oficinas e palestras sobre temas relevantes da cultura, durante os meses de agosto até dezembro com diversos profissionais para serem contratados. O valor total do apoio do presente edital foi de R$ 2,1 milhões.

O projeto “Cultura em Toda Parte” – Circulação e Difusão de Atividades Artísticas e Culturais no estado do Espírito Santo foi formalizado, em Termo de Colaboração.

Atrações do Parque Aberto:

Contação de História “O Sumiço do Galo Vermelho” por Ione Duarte

  • Aventura de Vivi, explorando suas vivências e interações em uma história animada.
  • Foco na formação das crianças, estimulando a expressão oral e o contato com a natureza.

Apresentação de Dança “Búredì” do Projeto EluzArtes

  • Inspirada no trabalho das paneleiras de Goiabeiras, em Vitória.
  • Exploração da diversidade das bailarinas do projeto, criando uma atmosfera ritualística.
  • Projeto iniciado em 2023, com apoio do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo.
  • Coreografia de Giselda Fernandes e participação de diversas profissionais renomadas da dança capixaba.

Show de Encerramento: Show com Eloá Puri

  • Parte da circulação da cantora e compositora indígena capixaba Eloá Puri.
  • Inclui uma roda de conversa intitulada “Composição indígena contemporânea como instrumento de memória” em cada local.
  • Objetivo de fomentar o diálogo entre a compositora e o público sobre a cena cultural indígena contemporânea no Brasil, especialmente no Espírito Santo.
  • Faz parte do plano de carreira da artista, promovendo a difusão de sua música.
  • Show composto por músicas autorais, incluindo as do álbum “Luare” lançado em 2022, disponíveis em plataformas digitais.
  • Eloá Puri é uma cantora e compositora do Caparaó capixaba, conhecida pela sua musicalidade indígena e pela representação da paisagem
  • sonora da natureza em suas composições.

Esculturas

Além das atrações do Festival Parque Aberto, o público poderá conhecer também as 15 novas obras artísticas recém-lançadas no local. Divididas em esculturas, instalações e projetos de intervenção, as produções foram realizadas por 17 artistas do Espírito Santo, de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. São trabalhos resultantes do edital lançado em 2023, para selecionar propostas artísticas visando às exposições permanentes e temporárias do parque.

Além de se adaptarem à área externa natural do parque, totalizando 26 obras, as produções se correlacionam e difundem trabalhos de artistas locais e nacionais, contribuindo para os campos das artes visuais, do meio ambiente e da tecnologia.

O parque

Localizado na Residência Oficial do Governo do Estado, inaugurado em maio de 2022.
Maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com 26 obras de arte permanentes e temporárias.
Ocupa uma área de 93 mil metros quadrados, com infraestrutura compartilhada pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG).
Espaço aberto à visitação gratuita, promovendo um diálogo entre arte contemporânea e natureza através de três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico.

Dica

  • Estacionamento não disponível no parque; estacionamento gratuito no Crefes para quem for de carro.
  • Crianças menores de 12 anos não precisam de ingresso.
  • Entrada permitida até as 12 horas; evento encerra às 13 horas.
  • Food trucks disponíveis para compra de alimentos e bebidas.
  • Proibido retirar plantas, fumar e entrar com bebidas alcoólicas.
  • Uso da área da praia não permitido.
  • Cães permitidos com coleira; bicicletas permitidas sem pedalar no parque.
  • Proibido entrar de biquíni e sunga de praia.

Serviço: Parque aberto

São 2.000 ingressos gratuitos na plataforma Sympla, limitados a duas unidades por CPF. 

Lançamento do Culturas em Toda Parte 2024

  • Data: 14/7 (domingo)
    Horário: 9 às 13h
  • Local: Parque Cultural Casa do Governador, Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha
    Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla

Programação

9h30m – Contação de História – O sumiço do Galo Vermelho

10h – Espetáculo de Dança BúEidì

11h – Lançamento oficial do projeto Cultura em Toda Parte

11h20m – show “Ah Lekah Txori” –  Eloá Puri

Arte em Movimento

Edição, Don Oleari – [email protected]
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

A rodada | Fluminense escapa de fria, Flamengo se enrola com Titenick, Vasco quebra tabu e Botafogo é líder de novo

Audiência sobre rompimento da barragem de Fundão reúne cerca de 250 pessoas na Assembleia Legislativa/ES

Nascido há 100 anos, César Lattes fez descoberta que marcou física e deu Nobel a Cecil Powell, seu chefe em Bristol

Bomba em Anchieta: vereador Edinho É Demais denuncia na Câmara indícios de corrupção na administração Fabrício Petri

Guaraná convida: 12ª Edição Itália Unita | Enfermeiros: piso salarial ! Tilápia e alface | Aldeias Guaranis recebem visitantes

Siga nossas redes:

Tags

Compartilhe:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham