Barbalho e Mauro Mendes tiram onda de “radicais ambientalistas” na COP 27
O Pará, um feudo da poderosa família Barbalho, registrou 24,3% de toda a área desmatada no Brasil em 2021.
Governadores de estados líderes do desmatamento no Brasil estiveram na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 27), no Egito.
Os números são do INPE: 72,2 mil km² foram desmatados nos primeiros três anos do governo Lula e 34 mil km² no mesmo período do governo atual – Foto: Ibama/Arquivo.
Helder Barbalho, governador do Pará, e Mauro Mendes, do Mato Grosso, ocupam “a primeira e a terceira posição do ranking de estados que mais desmataram”, segundo Relatório Anual do Desmatamento.
O Pará registrou 24,3% de toda a área desmatada no Brasil em 2021, com perda de 402.492 hectares, segundo a Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder – Coluna Cláudio Humberto –
Mato Grosso desmatou 189.880 hectares, ou 11,9% do total nacional. Ficou em terceiro, atrás do Amazonas, que desmatou 194.485 hectares.
Helder Barbalho assumirá como novo presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazónia Legal no Brasil em 2023.
Mesmo com este histórico, os 2 governadores deram uma enganada geral com a tal “Carta da Amazônia”.
Os dados de desmatamento mostram que Mato Grosso ainda precisa avançar no quesito proteção das florestas.
Em 2021, de acordo com o MapBiomas, o estado ocupou a terceira posição entre os 27 estados no ranking de destruição da vegetação nativa. Ao todo, uma área de 194.498 hectares (quase 2 mil km2) foi desmatada ao longo do ano passado em território mato-grossense.
Barbalho
Estágio: estão abertas 133 vagas em Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Fundão