Cachoeirense Presente
Cachoeiro de Itapemirim |Giovana Inês Rangel Callegari
Um fato inusitado ocorreu na tarde desta terça-feira (7/5/2024), durante a 13ª Sessão Ordinária da Câmara dos Vereadores do Município de Cachoeiro de Itapemirim/ES.
Todos os anos, a Câmara dos Vereadores tem a prerrogativa de eleger o “Cachoeirense Presente”, com votação e aprovação em plenário.
Os nomes de cidadãos que representam a população cachoeirense são indicados por parlamentares ou membros da sociedade organizada, que apontam a personalidade de maior destaque na comunidade para ser agraciada com o “Título de Cachoeirense Presente nº 1”.
Esse ato já é tradicional na cidade e a honraria faz parte das festividades do Município no mês de junho de cada ano.
Mas, este ano ocorreu um fato inusitado, os nomes foram indicados por membros da sociedade civil e também parlamentares, contudo ganhou grande repercussão na cidade, com enquetes em redes sociais para que a população pudesse apontar quem melhor a representaria nesse momento de festividade da cidade.
Até mesmo nos bastidores da Câmara Municipal, ocorreu uma espécie de “campanha” para eleger o ilustre morador para receber essa condecoração.
Três grandes nomes foram apontados para o título:
Wagner Medeiros (Superintendente do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim – Heci) – foto 1;
Gilson Rosa (Empresário do ramo Alimentício de Cachoeiro – a frente da Afrodisíaca Salgados) – foto 3;
Maria Laurinda Adão, Mestra Caxambu da Localidade de Monte Alegre, interior do município – foto 2.
É consenso entre os vereadores, que dentre os três indicados, e levando em consideração suas particularidades e atuações no cenário cachoeirense, a sociedade estaria muito bem representada. São histórias de trabalho, perseverança e dedicação que orgulham a todos.
Porém, apesar de todo alvoroço para escolher um entre os três nomes, o trâmite para que o Cachoeirense Presente seja nomeado não passa por crivo eleitoral.
Desde 1985, cabe aos edis da cidade nomearem aquele ou aquela que receberá o título. E neste ano de 2024 não será diferente.
Em plenário durante a sessão, o Presidente, Vereador Brás Zagoto, relembrou que no ano de 2023 dois nomes foram indicados: Irmã Otília e Wagner Medeiros.
Naquele ano ficou acordado entre os vereadores que seria a vez de Irmã Otília receber o título e que Wagner Medeiros seria titulado no ano de 2024. Mas nada ficou definido e a expectativa continua.
Nota e suspense
Uma nota de esclarecimento divulgada após a sessão pela assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores informou:
“Diferente do que foi divulgado por veículo de comunicação, a Câmara de Cachoeiro não deliberou sobre a eleição do Cachoeirense Presente N.º 1 de 2024 na sessão desta terça-feira, 7 de maio. Não há data definida para a escolha e anúncio do nome”.
Portanto, o suspense continua. Há rumores de que Wagner Medeiros seja, sim, o recebedor da honraria, pelo que lembrou o presidente Zagoto, tratado desde 2023.
Mas nada está definido, pois apesar de ter sido escolhido desde o ano passado, o projeto com o nome de Wagner Medeiros não foi protocolado e nem votado, o que implica na forma correta de escolha do “Cachoeirense Presente nº 1”.
A expectativa é que o projeto seja votado na sessão da próxima terça-feira, 14 de maio.
Enquanto isso, aguardamos com grande expectativa o desenrolar desse “suspense”, e independente do nomeado, sabemos que a Capital Secreta será muito bem representada neste ano de 2024.
Parabéns às personalidades lembradas que fazem parte da história da Cidade de Cachoeiro de Itapemirim e que dentro das peculiaridades de cada um representa um pouquinho de cada cidadão desta cidade e do municipio, de suma importância no cenário político e social do sul do Espírito Santo.
Giovana Callegari, advogada, radialista, comunicadora e cantora.
Cachoeirense Presente
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donolear
Edilson Lucas do Amaral | Os pré-candidatos de Tornozeleira Eletrônica em Vitória/ES – Eleição 2024
PT lança Professor Roberto Carlos pré-candidato a prefeito da Serra/ES
Tragédia no RGS | Um Levantamento desde 29/4. Veja também os desastres de tempestades do último ano