Café Conilon
Lideranças das principais regiões produtoras de café conilon do mundo estarão reunidas por 10 dias no Vietnã, maior produtor global do grão.
ESPECIAL CAFÉ CONILON ES |
DON OLEARI
Representando o segundo maior produtor mundial, a missão do Espírito Santo desembarca no país asiático para fortalecer o intercâmbio e aumentar a competitividade do Café Conilon do ES, especialmente no mercado internacional.
A comitiva é composta pelo vice-governador Ricardo Ferraço; secretário da Agricultura, Enio Bergoli; presidente do Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV), Fabrício Tristão; cafeicultores; profissionais dos setores de exportação e da indústria do café.
Ricardo Ferraço destacou a revolução tecnológica do Espírito Santo como referência mundial em produtividade.
“É difícil encontrar outra região com desempenho semelhante. A dedicação dos profissionais do Incaper e instituições parceiras colocou nosso Estado como polo de tecnologia em cultivo. Precisamos evoluir em outras áreas para melhorar a competitividade do Café Conilon. Grandes indústrias já estão no Espírito Santo, gerando valor agregado, trabalho e melhor remuneração. Temos objetivos claros para fortalecer a cadeia produtiva e obter melhores resultados”, afirmou.
Foto: Visita do embaixador do Vietnã no Brasil, Sr. Bui Van Nghi, ao governador Renato Casagrande e ao vice Ricardo Ferraço
Enio Bergoli, secretário da Agricultura, ressaltou a importância da missão.
“É uma oportunidade para conhecer os processos de produção, industrialização e comercialização de café no Vietnã, líder mundial nessa variedade, presente em mais de 50 mil propriedades, explicou.
A agenda da comitiva, entre 4 e 14 de março, inclui visitas a regiões de cultivo, indústrias e parques logísticos para conhecer o ecossistema da cafeicultura vietnamita.
O convite partiu do presidente da Associação de Café e Cacau do Vietnã (VICOFA), Nguyen Nam Hai.
Em 2024, o Vietnã enfrentou problemas climáticos que afetaram sua safra e exportações, impactadas também por instabilidades logísticas devido a conflitos no leste europeu e Oriente Médio.
Café Conilon
Foto capa: café na floração na propriedade de Djalma Oleari, em Governador Lindenbergh, norte do ES
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Com informações de Leo Jr., Priscila Catarini e Mike Figueiredo
Instagram do Don Oleari Portal de Notícias
https://www.instagram.com/donolearinoticias/