Quem somos[email protected]

Search

Cafeicultura ganha qualidade com biotecnologia | 7/7

Cafeicultura

Cafeicultura

Agricultores que utilizam condicionadores biológicos de solo possibilitam um ambiente mais equilibrado para que as plantas possam se desenvolver de forma uniforme e com melhor preparo para enfrentar as intempéries e adversidades no campo e assim atingir níveis superiores na colheita

Desde o século XVIII, quando foi introduzido no Brasil, o café se tornou muito importante ao País tanto em produção quanto em consumo, sendo um item indispensável na mesa da população. Embora esteja adaptado ao clima brasileiro, a cultura exige planejamento e conhecimento de suas técnicas de manejo por parte dos produtores para garantir produtividade elevada aliada à qualidade dos grãos.

De acordo com o engenheiro agrônomo Fernando Ferraz Barros, gerente de desenvolvimento de negócio da Superbac, um dos maiores desafios hoje na cafeicultura é ter o equilíbrio químico, físico e biológico no solo.

“Hoje atingimos boas produtividades no café. Para podermos subir mais um degrau nessa produtividade, é preciso voltar a atenção ao solo em que a planta está inserida”, diz.


SuperBAC-Campanha-MG-048-1-e1688732522340.jpg
7 de julho de 2023Cafeicultura

Culturas perenes como o café têm uma simbiose com a biota de solo mais avançada do que as anuais, e dentro do seu manejo é necessária a aplicação de duas, até três toneladas de adubo por hectare anualmente.

“Os fertilizantes químicos geram maior acidez e de salinidade fazendo com que esse ambiente perca parte do seu equilíbrio. Ou seja, toda vez que se aplica este insumo em dose alta, consequentemente isso acarreta menor equilíbrio biológico e diminuição dos micro-organismos benéficos no solo”, pontua o engenheiro agrônomo.

Para ajudar a restabelecer esse sistema, os condicionadores biológicos são altamente eficientes e importantes. Uma das alternativas que se destaca nesse mercado é a biotecnologia, presente, por exemplo, na solução Smartgran. O produto possui a tecnologia exclusiva Smartbac, as bactérias inteligentes da Superbac.

Trata-se de um composto orgânico de elevada qualidade, combinada a um blend sinérgico de bactérias que atuam no solo, incrementando sua atividade biológica e melhorando sua qualidade agronômica.

“Essas melhorias biológicas do solo são traduzidas em um sistema mais eficiente em disponibilizar nutrientes para as plantas, associado a um ambiente radicular de melhor qualidade, o que tem como consequência maiores produtividades”, destaca o especialista.

O condicionador biológico funciona como um ativador da biota de solo, melhorando seu equilíbrio e atenuando o efeito dos manejos deletérios. Ou seja, ele é um aliado na busca pelo reequilíbrio do solo, proporcionando um melhor ambiente de produção e crescimento radicular.

“Quando mais equilibrado esse sistema estiver, mesmo que a lavoura seja acometida a uma situação de estresse, por exemplo, a planta vai sofrer menos e irá responder de forma mais rápida no pós-estresse”, reforça Barros.

Cafeicultura

Qualidade na mesa

Com o cafezal muito bem nutrido as plantas vão expressar todo o seu potencial produtivo, proporcionando aos agricultores grãos de melhor qualidade na colheita e de quebra isso irá refletir no alto padrão da bebida produzida.

“Hoje quando tomamos um bom café prezamos pela qualidade e esse patamar mais elevado só é possível de ser alcançado com um ambiente mais saudável e equilibrado. Consequentemente, o produtor poderá ser melhor remunerado por isso”, finaliza o profissional da Superbac.

Sobre a Superbac

Fundada em 1995, a Superbac é pioneira no mercado brasileiro de soluções em biotecnologia e detentora da mais moderna biofábrica da América Latina, onde atuam mais de 70 pesquisadores. Líder em bioinovação e referência na substituição de processos produtivos, ela é provedora de soluções sustentáveis e economicamente viáveis, formulando blends específicos de microrganismos e potencializando seus efeitos para solucionar demandas nos mais diferentes segmentos, como: agricultura, saneamento, óleo & gás, bens de consumo, farmacêutico, cosméticos e alimentação humana e animal.

Cafeicultura

Edição, Don Oleari – [email protected]https://twitter.com/donoleari

Com informações de Kassiana Bonissoni

Cesan faz manutenção programada em bairros de Aracruz, Cariacica, Fundão, Serra e Vitória no próximo sábado, 8Luiz Gonzaga | Clientes: Lembre-se de que 100% dos clientes são pessoas

Betfair faz pagamento antecipado para apostas em Diniz e Ancelotti na Seleção | 6/7

 

Tags

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados