Caminhão autônomo em Portocel
O primeiro caminhão autônomo, que funciona sem a intervenção humana

COLUNA AQUI ARACRUZ | Norte do ES
CUNHA JR
O primeiro caminhão autônomo a operar sem a intervenção humana em um porto brasileiro começou a circular nesta segunda-feira (27), no Portocel, em Aracruz/ES.
Desenvolvido por meio de uma parceria entre o terminal portuário, a startup capixaba Lume Robotics, especializada em mobilidade autônoma, e a VIX Logística, braço logístico do Grupo Águia Branca, o veículo já vinha sendo testado em campo há mais de um ano.
Este é o resultado de um projeto iniciado em 2019. O Brasil se destaca como um dos poucos países no mundo a dominar essa tecnologia.
Equipado com inteligência artificial, câmeras e sensores, o caminhão é totalmente controlado por um sistema computacional.
Ele conta com vários dispositivos de segurança, que permitem detectar e reagir rapidamente a obstáculos durante o trajeto.
A tecnologia incorporada ao veículo envolve visão computacional, mapeamento, localização, planejamento de rotas, tomada de decisões, controle e central de operações.
Montadora chinesa vê Aracruz como principal porta de entrada de veículos do Brasil em 2025
A montadora chinesa BYD, principal importadora de veículos no Brasil, planeja repetir em 2025 o bom desempenho registrado no ano passado nas operações de importação e nacionalização de carros.
A confirmação foi feita nesta segunda-feira (27), durante um encontro entre o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, e executivos da empresa em São Paulo.
O vice-governador e secretário de Desenvolvimento destaca que os resultados têm efeito cascata, desenvolvendo toda uma cadeia de fornecedores.
”Somente para a remoção dos veículos dos portos são cerca de mil caminhões envolvidos, gerando mais empregos diretos e indiretos com os negócios associados à operação”, exemplificou.
No encontro com a Chief Financial Officer (CFO) da BYD Brasil, Peipei Cao, e o gerente de Supply da BYD, Leonardo Felippe, o vice-governador também apresentou os avanços logísticos do programa ParklogBR/ES.
Instituído em setembro de 2024, o Programa Estruturante Parklog/ES é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo para criar um parque logístico com influência em municípios como Aracruz, Linhares, Colatina, João Neiva, Serra, Ibiraçu, Fundão e Sooretama.
O programa tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de terminais portuários, rodovias, ferrovias, aeródromos e áreas empresariais nessas regiões.
Um dos diferenciais da área é a criação da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada do Brasil, localizada em Aracruz.
Centro de Zoonoses realiza ações ao combate de caramujos
Com a chegada das estações mais quentes e chuvosas, a presença de caramujos tende a aumentar, especialmente em áreas urbanas.
Embora esses animais façam parte do equilíbrio natural, alguns tipos, como o caramujo-africano, podem representar riscos à saúde e ao meio ambiente.
O Centro de Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental em Saúde tem realizado ações para capturar esses animais, que são recolhidos, mortos e incinerados.
As coletas são realizadas em locais prioritários, de acordo com a infestação e o risco à população. Outras áreas do município também estão sendo monitoradas e mapeadas para ações similares.
A bióloga Lívia Selvatici destaca que “o CCZ realiza o trabalho nas vias públicas para garantir a proteção da população e orientar sobre o manejo ambiental. No entanto, a manutenção de terrenos, lotes e quintais é responsabilidade dos proprietários ou responsáveis”.
Caso encontre grande quantidade de caramujos e tenha dúvidas sobre o manejo, é recomendável procurar o serviço de vigilância sanitária do município ou ligar para o número 3270-7480.
Aracruz recebe visita do Embaixador do Vietnã
A cidade de Aracruz recebeu na última semana a ilustre visita do embaixador do Vietnã, Sr. Bui Van Nghi.
O objetivo da visita foi estreitar os laços diplomáticos entre o Vietnã e o Brasil, além de discutir potenciais parcerias nas áreas de economia, novas oportunidades comerciais e o desenvolvimento da importação e exportação em Aracruz.
A comitiva do embaixador, que estava acompanhada de sua esposa, a embaixatriz Thi Thu Hong Pham, da primeira secretária Lam Tran Nga e do adido civil Le Hong Ngoc, também contou com a presença do presidente da Câmara de Comércio Brasil-Vietnã Espírito Santo, Bernard Vassas, de origem francesa e naturalizado brasileiro, e do vice-presidente Carlos Eiras.
Eles foram recebidos pelo prefeito e outras autoridades municipais em seu gabinete.
Durante a reunião, foram apresentados projetos e iniciativas locais que podem ser fortalecidos com a cooperação internacional, como investimentos em infraestrutura e apoio às empresas.
Caminhão autônomo em Portocel
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Instagram do Don Oleari Portal de Notícias:
https://www.instagram.com/donolearinoticias/
PRF apreende cocaína em abordagem na BR-101, em Guarapari, litoral sul do ES
Shopping Vila Velha arrecada material escolar para crianças carentes
Sportotal | Danielle Bernardi é a primeira presidente da AEST em 46 anos