caranguejo
Coluna
A Esplanada
Paulo César Dutra
Um Caranguejo fecha aeroporto
Na minha infância a gente cantava uma música que todos lembram nas áreas das praias do Espírito Santo. Era assim:
“Um caranguejo faz correr muita gente, dois caranguejos fazem correr muito mais, um amarradinho de caranguejo faz correr, faz correr Min…”
E na última segunda-feira um caranguejo sozinho fechou a pista do Aeroporto de Vitória. O comandante da aeronave que ia pousar, teve que arremeter e esperar 10 minutos sobrevoando a Capital, para receber autorização de pousar, assim que uma equipe do aeroporto recolheu o animal.
Avião pousou em segurança 10 minutos depois, segundo concessionária do aeroporto. O caranguejo sozinho fechou o aeroporto.
Cannabis
A 1ª seção do Supremo Tribunal de Justiça – STJ – determinou a suspensão, em todo o país, da tramitação das ações individuais ou coletivas que tratam da possibilidade de autorização para importação e cultivo de variedades de cannabis para fins medicinais, farmacêuticos ou industriais.
Cannabis – II
Ministra Regina Helena, relatora do caso citado acima, ressaltou que o cultivo de variedades de cannabis é uma questão extremamente controversa e, mesmo na hipótese de reconhecimento, pela 1ª seção, da possibilidade do plantio no Brasil, a efetivação da decisão exigirá uma série de providências judiciais e administrativas.
PF x PCC
A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quarta (22) uma série de diligências para desarticular um plano da facção criminosa PCC que pretendia realizar ataques contra autoridades. Um dos alvos era o ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União Brasil-PR).
Foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, 7 de prisão preventiva e 4 de prisão temporária em Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo e Paraná. Tem gente querendo saber como reagiram o condenado por ser ladrão, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Alexandre de Morais.
PF x PCC II
A ação foi batizada de Sequaz e, diz a PF, teve por objetivo desarticular o grupo que “pretendia realizar ataques contra servidores públicos e autoridades, incluindo homicídios e extorsão mediante sequestro, em pelo menos cinco unidades da federação”.
Michele presidente
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro assumiu ontem, terça-feira (21), a presidência do PL Mulher. A esposa do ex-presidente da República Jair Bolsonaro não quis comentar o escândalo das joias que o regime da Arábia Saudita enviou a ela e Bolsonaro, mas usou seu discurso para fazer ironias sobre o assunto.
“Hoje a única joia aqui presente são vocês”, disse Michelle Bolsonaro, durante seu discurso de abertura do evento.
Tô fora não
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), tirou da pauta um julgamento que pode resultar na anulação dos mandatos de sete deputados federais. A análise teria início na última sexta-feira, 17, no plenário virtual, mas deve ser remarcada para a próxima sexta-feira, 24. Lewandowski é relator de três ações sobre o tema que serão julgadas em conjunto.
O PP, a Rede, o PSB e o Podemos questionam mudanças no Código Eleitoral que tornaram mais rígida a distribuição das sobras eleitorais. Se as mudanças forem consideradas inconstitucionais pela Corte, devem perder o mandato os deputados Sílvia Waiãpi (PL), Sonize Barbosa (PL), Professora Goreth (PDT) e Dr. Pupio (MDB) no Amapá, além de Gilvan Máximo (Republicanos-DF), Lebrão (União Brasil-RO) e Lázaro Botelho (PP-TO).
Novo cálculo
O Tribunal Superior do Trabalho – TST – revisitou entendimento consolidado há 13 anos e decidiu que a remuneração pelo repouso semanal, com a inclusão no cálculo de horas extras prestadas pelo empregado, deve ter reflexo sobre outras verbas trabalhistas, como férias e 13º. Como os ministros modularam os efeitos, novo cálculo passou a valer na data do julgamento, do último dia 20.
O dono da mandioca
Na pujante Alta Paulista, em São Paulo, juiz de Bastos absolveu dois homens acusados de furtar mandiocas, com valor aproximado de 40 pilas. Os réus alegavam que receberam autorização para apanhar o alimento da plantação. A dita autorização, todavia, seria de terceiro, e não do proprietário do roçado.