Search

Virginia Fonseca é diagnosticada com TDAH: diagnóstico tardio pode impactar a qualidade de vida | 9/2

com TDAH

Brasil, fevereiro de 2024: Virginia Fonseca, 24, foi diagnosticada com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade).

Redação: Don Oleari Portal de Notícias & Julia Junqueira

Tem sido comum ouvir depoimentos de pessoas que descobrem o transtorno na fase adulta, mas na maioria das vezes esse diagnóstico acontece ainda na primeira infância, na época escolar.

Ela e o marido, o cantor Zé Felipe, falaram sobre o assunto nas redes sociais na última quarta-feira de janeiro (31). Segundo dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), estima-se que 2 milhões de brasileiros tenham TDAH.

Outro estudo do Programa de Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade (Prodah), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Hospital de Clínicas, encontrou uma prevalência de 5,8% de TDAH em crianças e adolescentes. Existem aproximadamente 50 milhões de brasileiros com idades entre 5 e 19 anos, o que significa que são 2 milhões e meio de portadores no país.

O transtorno pode ser oficialmente diagnosticado a partir dos sete anos de idade, justamente no período de alfabetização e coloca o Brasil dentro do patamar internacional, com ocorrência entre 4% e 5% em crianças em idade escolar.

Diversos estudos já mostraram que o déficit de atenção, associado ou não à hiperatividade e à impulsividade, frequentemente compromete o rendimento escolar.

Isso comprova que a escolha da instituição escolar é determinante para uma criança e um adolescente. No momento da escolha, muitas vezes, o valor da mensalidade é um dos primeiros pontos a serem considerados.

escola-FOTOS-GABRIEL_1.1.1.jpg 9 de fevereiro de 2024 14 KB
gabriel frozi

Gabriel Frozi, CEO do Colégio Rio Christian School, a primeira e única escola bilíngue da América Latina especializada em alunos com TDAH, destaca que é interessante os pais e os responsáveis pelo aluno procurarem mais a respeito da escola, seja presencialmente ou através da experiências de outros pais que já conhecem a instituição.

“Existem escolas mais tradicionais, conservadoras e mais conteudistas, como também, escolas mais flexíveis, disruptivas e inovadoras. O importante, portanto, é a família levar em consideração as características da criança e do adolescente,” adverte Gabriel.

Gabriel é pai da Vitória, que foi diagnosticada com TDAH ainda muito jovem. Em sua trajetória escolar, percebeu que a filha não conseguia desenvolver-se bem mesmo nas melhores escolas disponíveis na região.

 escola-Design-sem-nome.jpg 9 de fevereiro de 2024 42 KBFoi daí que o coração de pai mudou todo o rumo daquela história, pois até então não existiam escolas no Brasil, especializadas em crianças e jovens com Transtornos diversos, como o próprio TDAH. Então, tudo partiu do desejo do coração de uma criança:

“Pai, não quero mais ir à escola. Não consigo tirar notas boas e te fazer feliz,” dizia Vitória. Frozi abandonou sua carreira longa e estável como advogado e criou do zero sua própria escola.

“Nossa escola foi criada pela carência e pelos erros de várias outras instituições. Viemos na intenção de fazer uma escola diferente, de se preocupar realmente com o aluno como indivíduo e não como mais um número. É importante dar uma atenção especial a todos eles individualmente. Fazer com aqueles que possuem necessidades específicas sintam-se parte do todo, e ainda, acompanhar aqueles que não tem nenhuma necessidade cognitiva específica,” continua Gabriel.

 escola-criancas.jpg 9 de fevereiro de 2024 26 KBA RCS, mais conhecida como Rio Christian School, conta com profissionais capacitados e preparados para atender alunos de todos os perfis de uma forma individual.

“Foram inúmeros processos, adequações, treinamento, material didático personalizado e um sistema de ensino totalmente adaptado que prioriza a participação em sala de aula, o comprometimento com os deveres de casa e a atuação em projetos.

“Incentivamos o respeito ao indivíduo, suas potencialidades e diversidades, valorizando a inclusão social, num ambiente cooperativo, propiciando a vivência de valores e princípios,” continua Frozi.

Um dos diferenciais da escola está no sistema de avaliação, onde as provas bimestrais não são o principal aspecto a ser levado em conta na hora de aprovar um estudante, mas um conjunto de fatores como a participação em sala de aula, lição de casa, trabalhos extras, desempenho diário em sala de aula, etc.

escola-transtorno-do-deficit-de-atencao-e-hiperatividade.jpg 9 de fevereiro de 2024 21 KB“O sistema não é baseado só em uma prova. Se um aluno não tira boa nota na avaliação, mas cumpre com as demais obrigações, pode ser aprovado, desde que consiga a média 7”, explica Gabriel Frozi.

Frozi destaca que os alunos são submetidos a um sistema de avaliação no qual 15% da nota se refere à participação; 25%, ao dever de casa; 30%, a pequenos projetos; e 30%, à prova bimestral.

A proposta impacta diretamente as crianças e os jovens em sua capacitação, e consequentemente, o índice de reprovação escolar tende a diminuir muito.

escola-do-rio.jpg 9 de fevereiro de 2024 26 KBA Recreio Christian School

A escola bilíngue cristã conta com sistema de avaliação próprio, que prioriza a participação em sala de aula, o comprometimento com os deveres de casa e a atuação em projetos sociais, onde as provas bimestrais representam apenas 30% do sistema de avaliação da RCS.


escola-enderecos.jpg
9 de fevereiro de 2024
35 KBAtende turmas do Pré I ao 3º ano do Ensino Médio, preparando os alunos para as melhores universidades do Brasil e do exterior, além de ser a única escola da América Latina com toda equipe especializada em alunos com TDAH. A escola Recreio Christian School RCS fica localizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ no bairro Recreio dos Bandeirantes. Aí, ao lado, outros endereços.

TDAH (Transtorno de Déficit de Dtenção e Hiperatividade)

com TDAH

Edição, Don Oleari – [email protected]

Com Júlia Junqueira

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

Edilson Lucas do Amaral: STF erra em supor que defende a constituição em nome de uma autodefesa | 9/2

Aqui Vila Velha | Sine abre novas inscrições para 28 cursos presenciais de educação profissionalizante nesta sexta, 9

Claudia Bouman: Espelho, espelho meu! | 7/2

Coluna Aqui Cariacica: máquinas agrícolas | Secretaria de Agricultura e Pesca de recebe 11 máquinas agrícolas nesta quinta, 8

Edilson Lucas do Amaral | Casagrande convoca Coronel Cerqueira, comandante do Corpo de Bombeiros, para vice de Coser | 7/2

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

diagonal-coluna-do-oleari.png

Por Pedro Antonio de Souza,

presidente da Academia

academia-hom-fernando-achiame.jpg 22 de fevereiro de 2024 12 KB
fernando achiamé

Nosso conterrâneo Fernando Achiamé festejando seus tantos nesta quinta-feira, 22, recebe a homenagem da Academia Maria Antonieta Tatagiba, Artes, História e Letras.

Achiamé é Presidente de Honra da Academia. Como colatinense, junto meus votos – eletrônicos, infernéticos – ao de Pedro Antonio de Souza, também brilhante colaborador do Don Oleari Portal de Notícias.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Clássicos do Cinema

Por Alda Luzia Pessoti –

alda-pessostti-cinema.jpg 22 de fevereiro de 2024 12 KB

 

Começa a temporada dos Clássicos do Cinema no Teatro Sesi do Jardim da Penha, zona norte de Vitória/ES.

Informações: 27- 3334-7323.

Próximos dias, damos programas por aqui.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest


messias-donato-impichiman-lula.jpg
21 de fevereiro de 2024
8 KB

 

Vai vendo!

Votos a mais que daquela uma, a DilmANTA.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Carregar mais DETALHES DO ANEXO ilha-das-caieiras-vitoria-ao-fundo-Moxuara-cariacica-outra-foto.jpg

 

Primitiva Ilha das Caieiras, Vitória/ES, tendo bem ao fundo o Moxuara, no vizinho município de Cariacica, na Grande Vitória.

“Fotogarfada” da página do Polo Gastronômico Ilha das Caieiras – https://www.facebook.com/Luceaz?comment_id=Y29tbWVudDozNzExODc2MTUyNDIyMjcxXzM4MjM0MTM1MTMxNjEzMQ%3D%3D

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Por Alexsandro Eler |

 milton-melo.jpg 18 de fevereiro de 2024 8 KB

 

 

Milton Melo.

Velório e

sepultamento.

 milton-melo-outra.jpg 18 de fevereiro de 2024 12 KB

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

 rosa-do-deserto.jpg 14 de fevereiro de 2024 8 KB

 

 

 

 

Queimado fica a 20 km da cidade, em Baixo Guandu/ES.

É onde a Araujo Plantas cultiva suas variedades.

 rosa-do-deserto-2.jpg 14 de fevereiro de 2024 10 KB

A Rosany Araujo nos enviou várias.

Duas beeeleeeezaaaaas estão aí.

Conatos com Araujo Plantas aí, ó:

https://www.facebook.com/rosania.braun

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest


fluminense-vasco.jpg
14 de fevereiro de 2024
7 KB

 

Jogaaaçooo nesta quarta pelo Campeonato carioca. Oitava de onze rodadas.

Fluminense & Vasco. O prezado Rubinho Gomes, claro, crava uma vitória do seu Flu

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

 a-mascara-do-rubinho.jpg 12 de fevereiro de 2024 14 KB

 

Nosso prezado Rubinho Gomes e sua bela máscara para o desfile do Bloco dos Mascarados da nossa Barra do Jucu, Vila Velha/ES.

A máscara foi feita por um filho de Rubinho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Nosso prezado Sebastião Pelaes (MDB) se dedica a temas que também são pautas constantes do Don Oleari Portal de Notícias. Apoiamos todas as ações pela compreensão do autismo.


pelaes-e-o-autismo.jpg
12 de fevereiro de 2024
16 KB

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Santa Leopoldina, município com uma sede histórica, também anima o carnaval. Uma leitora me mandou a foto dos bonecos gigantes, bem representativos do pedaço.

Nesta segunda e terça, taió, a programação.

bonecos-gigantes-ditam-a-folia-do-carnaval-de-santa-leopoldina-2006365-article.jpg 12 de fevereiro de 2024 7 KB

Segunda (12)

19h30m: Show com o Grupo Brasil Tambores, na Praça da Independência

20h: Carnaval de Rua com a Banda Show Leopoldinense

22h: Show com Ernesto Mathias, no Parque da Independência

23h: Carnaval de Rua com a Banda de Marchinhas Leopoldinense

Terça (12)

20h: Carnaval de Rua com a Banda de Marchinhas Leopoldinense

23h: Carnaval de Rua com a Banda Show Leopoldinense

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Posts Relacionados