Bar doce bar | Consumo de vinho tinto cai entre jovens franceses que adotam vinhos rosé e branco e outros drinques

Compartilhe:

pexels-brian-parker.jpg
taca-de-vinho-e-pedra-azul-1-1-e1684368407948.jpg 17 de maio de 2023 26 KB
taça de vinho e pedra azul | Foto: Fabio Vicentini

Consumo de vinho

O declínio do consumo de vinho tinto na França revela uma mudança de gosto entre os jovens. Nos últimos 50 anos o consumo de vinho caiu assustadoramente.

Don-Oleari.jpeg 20 de novembro de 2023 20 KB
Don Oleari, “engólogo”

COLUNA MEU VINHO MINHA VIDA

DON OLEARI, “ENGÓLOGO”

Esse movimento está levando produtores franceses a investir cerca de 120 milhões de euros (cerca de aproximadamente R$ 800 milhões) para eliminar 4% da área de produção de vinhos no país.

O vinho tinto sempre foi um símbolo da cultura francesa, ligado à identidade nacional e ao estilo de vida local. Sempre foi uma tradição de consumo em almoços, jantares e celebrações familiares.

2. Dados recentes sobre o consumo

  • Redução do consumo de vinho per capita nos últimos 50 anos.
  • Queda mais acentuada no segmento de vinhos tintos.
  • Jovens da chamada geração Z demonstram preferência por outras bebidas como:
    • Vinho branco e rosé.
    • Cervejas artesanais.
    • Coquetéis e destilados.
  • Impacto da saúde e do movimento “low alcohol” ou “no alcohol” (menos ou nenhum álcool) na escolha.

3. Razões para a mudança

  • Mudança cultural: Percepção do vinho tinto como “tradicional” ou “antiquado”.
  • Saúde e bem-estar: Maior conscientização sobre os impactos do álcool.
  • Influências climáticas: Preferência por vinhos mais leves, como rosé e branco, especialmente em climas mais quentes.
  • Marketing e redes sociais: Apelo visual de outras bebidas – vinho rosé, coquetéis – que “fotografam melhor”.
  • Economia: Impacto do custo no poder de compra de jovens consumidores.

4. A indústria

  • Vinicultores franceses procuram se adaptar às novas preferências:
    • Diversificação da produção (vinhos orgânicos, naturais ou veganos).
    • Investimento em marketing focado no público jovem.
  • Exportação ganha relevância: produtores buscam mercados fora da França.

5. O rosé

  • Crescimento de nichos, como vinhos sem álcool e produções sustentáveis.
  • Popularidade do vinho rosé como alternativa jovem e moderna.

6. Projeções 

  • A indústria precisa de estratégias para reconquistar as novas gerações.
  • O declínio pode ser um alerta para outras tradições e setores culturais.

Consumo de Vinho per Capita

Dados sobre o consumo de vinho per capita na França, no Brasil e em outros países com alto consumo da bebida.

França:

Em 2023, o consumo per capita foi de aproximadamente 45,8 litros por pessoa, posicionando o país entre os maiores consumidores mundiais.

Brasil:

O consumo per capita de vinho no Brasil aumentou de 1,8 litro em 2019 para cerca de 2,7 litros por pessoa em 2022, mantendo-se nesse patamar.

Países com Maior Consumo de Vinho per Capita

Portugal segue liderando o ranking mundial de consumo de vinho.

Outros países:

País Consumo per capita (litros)
Portugal 61,7
França 45,8
Itália 42,1
Suíça 35,3
Áustria 30,6

Observações

França: Apesar de estar entre os maiores consumidores, o país tem registrado uma tendência de queda no consumo de vinho, especialmente entre os jovens, que estão optando por outras bebidas.

Brasil: Embora o consumo per capita seja relativamente baixo em comparação com países europeus, houve um crescimento significativo nos últimos anos, indicando uma popularização crescente do vinho no país.

Portugal: Mantém-se consistentemente como o país com maior consumo per capita, refletindo a forte tradição vinícola enraizada na cultura portuguesa.

Esses dados ilustram as diferenças culturais e de mercado no consumo de vinho ao redor do mundo.

Foto de capa | Brian Parker – pexels

Consumo de vinho

Edição, Don Oleari[email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Instagram do Don Oleari Portal de Notícias

https://www.instagram.com/donolearinoticias/

In Memoriam | Perdemos o escritor e poeta Affonso Romano de Sant’Anna

Março, 8 | IBGE anota que mulheres recebem cerca de 77,7% do salário dos homens, mesmo nas mesmas funções

Siga nossas redes:

Tags

Compartilhe:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham