Quem somos[email protected]

Search

Cuidados Paliativos: em que momento iniciar o tratamento? Casos de Araci Balabanian, Rita Lee, Pelé | 17/8

Cuidados paliativos

Cuidados Paliativos

A morte da atriz Araci Balabanian, assim como a da cantora Rita Lee e do jogador Pelé, traz ao debate a assistência em cuidados paliativos diante de uma doença ameaçadora de vida. O posicionamento da Academia Brasileira de Cuidados Paliativos (ANCP).

A recomendação é colocar o paciente sob cuidado de equipe especializada o quanto antes para proporcionar alívio e não sofrimento

A morte da atriz Araci Balabanian, assim como a da cantora Rita Lee e do jogador Pelé, traz ao debate a assistência em cuidados paliativos diante de uma doença ameaçadora de vida.

Cuidado Paliativo tem ganhado evidência nos últimos anos e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) tem fomentado a discussão para que esta prática esteja acessível para todos os pacientes atendidos pela saúde pública, por meio da implantação de uma política pública específica.

Mas em que momento devemos optar pelos Cuidados Paliativos? Ao contrário do que pensa a maioria da sociedade, Cuidado Paliativo não é uma abordagem para ser usada no final da vida.

logo-cuidados-paliaivos-academia-1.jpg 17 de agosto de 2023 6 KB “É um conjunto de práticas que visa reduzir a dor e o sofrimento em pacientes que tem diagnóstico de doença ameaçadora de vida e que deve ser iniciada o mais cedo possível, junto com outras recomendações e tratamentos médicos”, afirmou o presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Rodrigo Castilho.

Segundo Castilho, estar sob esse Cuidado não representa fim de vida ou incurabilidade, e muito menos “esperar a morte chegar”.  É uma abordagem que deve ser empregada por profissionais especializados junto com outras terapias que o paciente estiver fazendo, de acordo com as prescrições médicas.

“Os cuidados consistem em promover a assistência por uma equipe multidisciplinar com a finalidade de melhorar e preservar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares, minimizando o sofrimento diante de uma doença grave que ameace a vida”, ressalta Castilho.

AAcademia Nacional (ANCP) 

Fundada em 2005, a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) é uma associação científica que tem como objetivo congregar profissionais com interesse no desenvolvimento, ensino e implementação dos Cuidados Paliativos no Brasil. É a entidade oficial de representação multiprofissional da prática paliativa no Brasil.   

Sua atuação abrange a representação dos profissionais que trabalham em Cuidados Paliativos, promovendo ações de fomento e desenvolvimento de educação, pesquisa e atividades profissionais, estimulando a implementação de serviços de Cuidados Paliativos no Brasil.  

Busca, também, parcerias com instituições, públicas e privadas, governamentais nacionais e internacionais, entidades de classe e associações de apoio a pacientes e familiares. 

Cuidados Paliativos

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Com Marina Capistrano

Tributo a Rita Lee: Orquestra Sinfônica do ES apresenta “Rock Sinfônico – Viva Rita”! no Centro Cultural Sesc Glória | 16/8

Setran responde parcialmente a cobranças da coluna sobre vagas para idosos e “estacionamento” da Vale | 16/8

Manoel Goes | 17 de agosto, Dia Nacional do Patrimônio Histórico Cultural

Governo do ES, Amunes e ES em Ação discutem práticas para “Município Digital e Transparente” | 16/8

Luiz Felipe Bazzo: Entenda as atuais obrigações relacionadas aos capitais estrangeiros no Brasil | 16/8

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados