Dia Nacional da Cultura
Para celebrar a riqueza da cultura brasileira em homenagem a Rui Barbosa foi escolhido 5 de novembro como o Dia Nacional da Cultura.
ESPECIAL DATAS |
BOM PRA CABEÇA | Kadernu 2ois
Rui foi jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta e orador.
Nascido em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849, Rui Barbosa desempenhou importante papel político e cultural no Brasil.
Foi autor de várias obras literárias e membro fundador da Academia Brasileira de Letras. O acervo do Arquivo Nacional contém documentos que registram toda a riqueza e diversidade cultural brasileira.
De norte a sul, de leste a oeste, a música, a culinária, a literatura, o folclore, o artesanato expressam toda a multiplicidade cultural do nosso país.
No estado do Espírito Santo, temos uma rica e vasta cultura que se manifesta em nossa história, costumes, tradições, artesanato, comidas, festas e manifestações religiosas.
Nosso carnaval de rua, com seus blocos e bandas, o desfile das escolas de samba no Sambão do Povo, as quadrilhas, os festejos de Nossa Senhora da Penha, as bandas de Congo de Vila Velha, as rendeiras de Renda de Bilro da Barra do Jucu, o Ticumbi de Conceição da Barra, nore do ES, as paneleiras de Goiabeiras, assim como as manifestações religiosas das comunidades rurais, fazem parte da rica e diversa cultura capixaba.
Nossa gastronomia, juntamente com nossos muitos poetas, escritores, artistas, músicos e artesãos, reflete as características marcantes do nosso povo.
O Dia Nacional da Cultura foi decretado por lei em 15 de maio de 1970. O Brasil é um país de formação multirracial, que carrega registros de diversas culturas, resultando em uma rica mistura que deu origem a uma cultura própria.
Na cultura brasileira, encontramos predominantemente a contribuição de povos indígenas, africanos, italianos, portugueses e alemães.
Outros grupos, como árabes, espanhóis, poloneses e japoneses, também contribuíram, mas de forma mais limitada.
A música, a culinária, a literatura, o folclore e o artesanato são as principais características da cultura brasileira.
Cada região do Brasil, mesmo pertencendo ao mesmo território, possui suas particularidades, mostrando a interligação da cultura com os povos que participaram da colonização do nosso país.
A cultura é essencial para a coesão social, pois fornece às pessoas uma identidade coletiva e uma forma comum de entender o mundo. Ela facilita a comunicação e a cooperação entre os membros da sociedade, já que todos compartilham certos códigos e significados.
Conhecendo a própria cultura, o indivíduo compreenderá a importância de mantê-la viva na memória, protegê-la e valorizá-la como forma de preservar nossas características e identidade. Além disso, a cultura ajuda na construção de identidades e no desenvolvimento do senso de coletividade e pertencimento.
Uma boa maneira de conhecer melhor cada detalhe da cultura brasileira é visitar os museus, que, com suas particularidades, nos envolvem no contexto cultural e nos fazem ter mais orgulho de ser brasileiro.
Manoel Goes Neto, produtor cultural, escritor e diretor no IHGES (Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo).
Dia Nacional da Cultura
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Perdemos mais um | Agnaldo Rayol
Sportotal | Copa Aracruz de Futebol 7 com rodadas decisivas
Sportotal | AEST ganha mais de 30 medalhas de ouro em torneios de natação no Álvares Cabral