Domenique Soler
No Dia do Macarrão, as sugestões de Domenique Soler Rodrigues, da Wine, para uma explosão de aromas e sabores na companhia da sua receita predileta
COLUNA MEU VINHO MINHA VIDA
Don Oleari
O dia 25 de outubro é marcado pela celebração a um prato muito amado e conhecido, que encanta aos brasileiros pela praticidade e inúmeras possibilidades de combinações. É o Dia do Macarrão, instituído em 1995 em Roma, com objetivo de difundir o consumo do prato.
Embora o macarrão tenha se popularizado no mundo pelos italianos, sua origem histórica é incerta e datada anteriormente. Há pesquisas que associam sua origem aos povos da Assíria e da Babilônia, em 2.500 a.C e outras apontam que se trata de uma iguaria criada pelos chineses.
No Brasil, o macarrão está incorporado à nossa rotina alimentar, com diferentes formatos de massas e diversos molhos, que permitem criar verdadeiras experiências únicas.
“Cada receita requer uma harmonização com um vinho especial para que possa abrilhantar ainda mais a refeição e trazer uma explosão de aromas e sabores”, explica Domenique Soler Rodrigues, especialista da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil.
A seguir algumas opções da Domenique Soler para harmonizar receitas de macarrão com vinhos.
1 – Macarrão ao molho branco e camarões
Para acompanhar a combinação de camarões e molho branco, a pedida certa é um vinho rosé frutado, bem refrescante e com a acidez na medida certa. Para essa harmonização, a indicação é o Insaciable D.O.Ca Rioja Garnacha 2021. Jovem, com corpo leve para médio e uma acidez vibrante, esse rótulo espanhol elaborado com a uva garnacha vai ganhar seu coração.
https://www.wine.com.br/
2 – Macarrão com almôndegas
Para esta versão queridinha dos brasileiros, que leva molho de tomate e proteína da carne moída, a recomendação é um exemplar de vinho tinto como italiano Fantinel Borgo Tesis D.O.C. Friuli Refosco dal Peduncolo Rosso 2019, que possui a estrutura ideal para equilibrar a acidez do molho de tomate e intensificar os sabores do prato. Mamma- Mia!
3 – Macarrão ao molho de 4 queijos
Para a harmonização perfeita deste prato, o ideal é um vinho branco com uma acidez marcante, com potencial para limpar o paladar da gordura do queijo e trazer ainda mais vida ao momento. Uma sugestão é o argentino Chac Chac Reserva Chardonnay 2021, elaborado a partir da uva Chardonnay.
https://www.wine.com.br/
4 – Macarrão ao pesto com tomate cereja e muçarela de búfala
Por último e não menos importante, vale apostar numa receita diferente, leve e muito saborosa com especiarias, tomate e muçarela de búfala. Para acompanhar essa combinação de sabores, vale apostar em um espumante leve como o chileno Espumante U By Undurraga D.O. Valle Central Brut, que com seus toques cítricos, acidez e frescor deixarão a ocasião ainda mais incrível.
https://www.wine.com.br/
Aproveite as dicas, separe seus ingredientes favoritos, escolha a harmonização ideal e deixe sua criatividade fluir para aproveitar o Dia do Macarrão!
Domenique Soler
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Com informações de Bruno Cardoso Costa
Dia Mundial do Macarrão | 25 de outubro
Juventude | Jovens do ES levam 600 propostas à 4ª Conferência da Juventude para melhorar o Estado
Sicoob ES marca R$ 20 bilhões em ativos e 700 mil associados em em setembro
Azo Cuidados: o que observar na hora de escolher um cuidador para o idoso | 24/10