Quem somos[email protected]

Search

Economia circular e descarbonização na indústria brasileira pautam debate na COP 28

Economia circular

A transição energética, descarbonização, catadores de resíduos, reciclagem, biometano – os desafios da indústria brasileira 

Assunto é tema de painel com participação da Cooperativa de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno, Fundação Ellen MacArthur, Instituto Pólis e Instituto Pragma, sob a moderação do Instituto E+ Transição Energética.

A transição energética justa na indústria passa por mudanças no ciclo de vida dos produtos para diminuir a geração de resíduos.

Ao mesmo tempo, o processo tem de incluir a valorização dos catadores de resíduos para melhorar sua qualidade de vida, acelerar a reciclagem e ampliar a produção de biometano para substituir os combustíveis fósseis nos sistemas produtivos, reduzindo suas emissões e contribuindo com a neo-industrialização do país.

O assunto será tema do debate “Economia circular e descarbonização: desafios da indústria brasileira”, que um grupo de organizações da sociedade civil realiza no dia 8 de dezembro no Pavilhão Brasil da COP28, em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

As emissões de gases de efeito estufa dos resíduos serão tratadas por Victor Argentino, do Instituto Pólis, que discutirá soluções para o enfrentamento do problema inclusive no ambiente rural, passando pelas condições dos profissionais que atuam com a coleta desses materiais.

Em seguida, Dione Manetti, do Instituto Pragma, a partir do Anuário da Reciclagem 2023, a maior pesquisa sobre a atuação dos catadores, debaterá o cenário da cadeia de reciclagem no país.

O protagonismo e a importância das organizações que reúnem esses profissionais, por sua vez, serão tema da fala de Aline Sousa, da Cooperativa de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno (Centcoop-DF).

Além disso, Luísa Santiago, da Fundação Ellen MacArthur, vai tratar da economia circular, com foco no redesenho dos produtos industriais de modo a reduzir a produção de resíduos.

Sob a moderação de Rosana Santos, do Instituto E+ Transição Energética, o debate será realizado no dia 8 de dezembro, às 16h30m (horário local) – 9h30m (horário de Brasília).

Economia circular

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Mais informações para a imprensa: [email protected]

Sudene promove Seminário de Desenvolvimento Regional e Direitos Humanos no Recife nesta quarta-feira, 6

MEIs têm até final do ano para se regularizar e evitar exclusão do Simples Nacional | 5/12

Resende pede urgência para projetos de ICMS e licenciamento ambiental para impulsionar economia do ES | 5/12

Marcopolo: Casagrande, Ferraço e Armaganijan dão entrevista para falar de investimentos na Marcopolo em S. Mateus

Dois mestres e um aprendiz: Fanzeres, Massena e Galvêas | 3/12

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados