Eleição 2026
Prefeitos vão comandar com o governador Renato Casagrande Eleição 2026
COLUNA PANO DE FUNDO |
POLÍTICA \ BASTIDORES
DON OLEARI
O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSB), reeleito prefeito de Barra de São Francisco/ES, anunciou nesta sexta-feira (8) que, a partir de janeiro de 2025, começará o movimento dos prefeitos do Espírito Santo rumo às eleições de 2026.
Reconhecido como emérito articulador político, Enivaldo volta ao cenário estadual depois de se empossar em novo mandato prefeito de Barra de São Francisco/ES.
Enivaldo é PHD em articulações políticas. Os comentaristas políticos são unânimes em dizer que do nível de articulador de Enivaldo, da sua época, só existem mais dois catedráticos na matéria: o ex-um tanto de coisas Paulo Hartung e o novamente prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico de Assis Ferraço, também conhecido como Ferracim.
Enivaldo foi um dos líderes do movimento municipalista que elegeu Albuino Azeredo ao Governo do Estado do ES em 1990, relembra seu assessor de imprensa, o jornalista José Caldas de Souza.
Ele fala na liderança dos prefeitos:
“Os prefeitos têm a liderança necessária nos municípios para definir os rumos das eleições estaduais de 2026”.
“São os prefeitos, pela sua liderança, que têm condições de influenciar as eleições estaduais. A partir de janeiro, vamos organizar o movimento dos prefeitos para participar ativamente do processo eleitoral de 2026. Vamos unir forças para eleger os dois senadores e o governador. Esse movimento será em torno do governador Renato Casagrande, que tem estendido a mão aos municípios durante todo o seu mandato e continuará fazendo isso no próximo ciclo”, afirmou Enivaldo.
Essa declaração é uma resposta às especulações em Vitória sobre a aproximação de aliados do governador com o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), reeleito no primeiro turno.
Coordenação das eleições municipais no Norte do Estado
Enivaldo recebeu do governador Casagrande a missão de coordenar as eleições municipais no Norte do Espírito Santo pelo PSB.
O prefeito celebrou o fato de a região ter eleito 11 dos 21 prefeitos pelo partido. Nessa cota inclui-se Dorlei Fontão, de Presidente Kennedy, extremo sul do Espírito Santo, que está sub judice. Por essa razão, pode ser que lá se realize nova eleição.
Enivaldo destacou ainda que o apoio de Casagrande aos prefeitos inclui os municípios do interior e os da Grande Vitória, que têm aliança administrativa com o governo Estado em diversos projetos.
“Nosso movimento político será em torno do governador, que é a maior liderança estadual. Vamos mostrar que o grupo é forte e tem sido fundamental na construção de um Espírito Santo admirado por todo o Brasil”, afirmou.
Responsabilidade no governo
Com a experiência de três mandatos como prefeito, Enivaldo reforçou a importância de manter o governo de Renato Casagrande, uma administração que ele, Enivaldo, considera responsável e comprometida com a austeridade fiscal, a valorização dos municípios e a realização de grandes obras estruturais.
Enivaldo dos Anjos considera “qualquer mudança de governo como uma aventura”.
“Não podemos entrar em nenhuma aventura. Precisamos manter o Espírito Santo no caminho da responsabilidade fiscal e de grandes avanços. Vamos trabalhar para fortalecer as políticas do governo Casagrande e garantir que tenhamos condições de eleger os dois senadores e o governador. Para isso, temos quadros políticos de grande capacidade no Espírito Santo”, disse o prefeito.
Lideranças de 2026
Entre os nomes que Enivaldo acredita serem fundamentais para o sucesso do movimento estão o próprio governador Renato Casagrande, que poderia decidir se candidatar ao Senado, o vice-governador Ricardo Ferraço, uma liderança com forte presença estadual e nacional, e o ex-prefeito Sérgio Vidigal, que se consolidou nas últimas eleições municipais. Enivaldo também mencionou outras lideranças do grupo, todas com grande capacidade de articular uma política vencedora.
O movimento
O movimento de Enivaldo dos Anjos terá como base Cachoeiro de Itapemirim, no sul do ES, com o prefeito Theodorico Ferraço e o vice-governador Ricardo Ferraço, e Barra de São Francisco, no Norte do ES, ele no comando.
O foco, no entanto, segundo Enivaldo, está claramente na Grande Vitória, onde a base de prefeitos é forte o suficiente para garantir a eleição dos dois senadores e do governador.
Governador e dois senadores
Do alto de sua liderança, Enivaldo não é pouco ambicioso. Diz ele:
“O grupo do governador, com o apoio dos prefeitos, tem uma base sólida para eleger os dois senadores e o governador. Estamos totalmente focados nisso. A partir de janeiro, iniciaremos uma série de reuniões com os prefeitos, e as bases desse movimento estarão em Cachoeiro e Barra de São Francisco, mas a Grande Vitória é o nosso principal objetivo”, concluiu Enivaldo.
No desenho do poderoso prefeito de Barra de São Francisco, a única liderança nova citada é o prefeito de Vitória, a capital.
Assim, depreende-se que Lorenzo Pazolini, candidatíssimo a governador, é a pedra no meio do caminho. Certamente não será a única.
As demais citadas, são lideranças consolidadas e ainda atuantes, de gerações anteriores. Mas ninguém se surpreenderá se desse movimento de Enivaldo dos Anjos surgir um novo quadro, tonificado por poderosas lideranças da safra mais nova de prefeitos fortes na Grande Vitória.
De qualquer maneira, custa nada lembrar do lendário Garrincha naquele papo com o velho treinador Feola: “tem que combinar com os russos”. No caso aqui, os “russos” são os adversários e outros nomes que emergiram fortes da eleição 2024 (Don Oleari).
Eleição 2026
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Com informações de José Caldas de Souza, Assessor de Imprensa
Instituto Últimos Refúgios lança livro “Baía das Tartarugas”
Família Rangel doa piano ao Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha