Jura Fernandes
Jura Fernandes resgata raízes culturais e apresenta espetáculo “Guitarra Canta Congo” neste sábado (9), no Parque Moscoso
Da Redação Don Oleari PN
Raízes nativas em forma de música e espetáculo. O compositor, guitarrista e professor Jura Fernandes apresenta o show “Guitarra Canta Congo” neste sábado, 9 de novembro, no Parque Moscoso, em Vitória/ES, a partir das 18 horas.
Ele é um dos responsáveis pela popularização do estilo no Espírito Santo. Será acompanhado pelo grupo tradicional Madalenas do Jucu, da Barra do Jucu, em Vila Velha — berço do Congo e da cultura nativa.
O espetáculo oferece uma viagem sonora através da história musical de Jura Fernandes e das raízes culturais do Espírito Santo.
Natural de São José dos Campos, Sã Paulo, Jura mantém desde 1995 uma forte ligação espiritual e sonora com o Congo e a Barra do Jucu.
Ele foi um dos grandes nomes do movimento de renovação do gênero, especialmente no início dos anos 2000, ao difundir a mistura do Congo com outros estilos, como reggae e rock.
As guitarras de Jura, influenciadas pelos elementos rítmicos do Congo, deram o tom a muitas músicas que se tornaram memórias. Entre elas, destacam-se os riffs de “Anjo Samile” e “Sereia”, além de composições como “Camarada” e “Leva um Picolé”.
Esse universo de sonoridades é a tônica do show “Guitarra Canta Congo”, uma turnê que vem percorrendo o Espírito Santo desde 2021.
A proposta é apresentar as melodias desses clássicos de uma forma diferente: em sua maioria, o show é instrumental, permitindo ao público sentir a história de maneira mais profunda e envolvente.
“É uma apresentação também para mostrar como o Congo pode e deve alcançar nossos jovens, transformando-os em propagadores da cultura. Será um momento dançante, com músicas importantes e a abordagem de temas como a preservação do meio ambiente e a inclusão social”, comenta o compositor.
Jura Fernandes
Jura Fernandes tem em seu currículo participação em 12 discos, sendo quatro deles com a banda Casaca (Casaca, Na Estrada, Ilha e No Tambor, na Casaca e na Guitarra).
Também gravou trabalhos autorais como Jura Que É Forró e Special Gig, além de ter contribuído com as guitarras no álbum do Bloco Surpresa, lançado para o Carnaval de 2013. O músico também toca guitarra e viola no grupo Forró Bemtivi.
Jura já se apresentou por dois anos na França, como guitarrista e cavaquinista, em casas renomadas como a Blue Note. Durante sua carreira, teve ainda participações em programas da MTV e no famoso programa de Serginho Groisman.
Em 2023, o músico lançou o livro de musicalização infantil O Som da História, uma ferramenta educacional destinada a mães e professores, que tem percorrido escolas e universidades do Espírito Santo.
Jura é o idealizador do podcast A Hora da Música, que já conta com duas temporadas e entrevistas com nomes de destaque da música capixaba e brasileira, como a produtora Sandra Vasconcelos, o técnico de som Igor Fernandes, os compositores Izar, Claudio Bocca, Flavio Marão, Manfredo, Morenna, Luiza Dutra, Nano Vianna, Sandrera, Xande, Anderson Ventura, Metteoro, Dan Abranches, Gustavo Macacko, entre outros.
Serviço:
Show “Guitarra Canta Congo” com Jura Fernandes
– Quando: Sábado, 9 de novembro
– Onde: Parque Moscoso, Vitória
– Horário: A partir das 18h
– Entrada: Gratuita
Apoio da Prefeitura de Vitória e do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).
Jura Fernandes
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Com Felipe Izzar
Família Rangel doa piano ao Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha
Anilson Ferreira | Lembrando uma entrevista com Agnaldo Rayol, a Voz do BrasilVila Velha | Natal azul vai ter de tudo: feirão de empregos, orientação, renegociação e parcelamento de dívidas