Eleições
COLUNA PANO DE FUNDO
Don Oleari, radialista,
jornalista, publicitário
Nem tomaram posse ainda os eleitos nas eleições deste findo – e quase finado – 2022 e já temos armado um cenário completo das eleições municipais de 2024 e estaduais de 2026.
Pelo menos, no município da Serra.
Manato, candidato a prefeito
Candidato a governador derrotado por Renato Casagrande na eleição de 2018 e no segundo turno da eleição deste ano, o médico Carlos Manato já definiu com seu grupo que será candidato a prefeito da Serra em 2024.
Mas no meio do caminho tem uma pedra. O vereador Pablo Muribeca, eleito deputado estadual, sonha desde criancinha em ser prefeito da Serra.
E aí, reside um entrave para a montagem do quadro não só de 2024 como de 2026.
Manato foi procurar o ex-prefeito Audífax Barcelos para pedir seu apoio ao projeto da candidatura a prefeito. Audífax disse que tinha um problema: ele já prometera apoio ao eleito deputado estadual Pablo Muribeca, já travestido de também candidato a prefeito em 2024.
Na sequência do enredo, programou-se uma conversa com Pablo Muribeca, o que deve ocorrer no começo de janeiro do ano mais velho, 2023.
Se Muribeca…
Sempre há uma partícula “se” em qualquer arranjo político-eleitoral. Entonces, se Muribeca topar uma composição, o quadro estaria completo e ampliado para a eleição de 2026, que tomaria o contorno que se segue.
Audífax, candidato a governador
Ficaria assim: Barcelos declaradamente repetindo a candidatura a governador, decidido a não concorrer a uma nova candidatura a prefeito da Serra.
Aprendiz e candidato
Para a foto do trio Manato, Audífax e Zanon se repetir a partir de 2024, o cenário vai depender da conversa com um modesto vereador em mero aprendizado político chamado Pablo Muribeca.
Ele pode entrar, ou não, numa suposta foto após uma suposta composição com o trio. Tudo pode acontecer, como se sabe. Ou não.
Guerino Zanon
E aqui, nessa composição, entra o ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon, cravado como candidato a senador.
Paulo Hartung
Nossa fonte disse que na reunião em que esse cenário foi ajustado, estava presente o ex-Paulo Hartung, que esteve invisível em todo o processo da eleição deste 2022.
Sobretudo um ator desse encontro exibia sua insatisfação com o ex-governador, que foi quem o puxou para a candidatura a governador.
Acertou quem lembrou do ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon.
Zanon tem se queixado muito da ausência de Hartung em todo o ciclo da eleição. A propósito, anotaram participantes da reunião, Paulim Hartung não exibia seu constrangimento ao longo da reunião.
Na verdade, o projeto de Guerino Zanon era empinar uma candidatura a governador em 2026 e não agora, em 2022. Por insistência de Hartung, ele aquiesceu em partir para a aventura, da qual saiu vitorioso somente no seu município de Linhares.
Eleições
Cláudio Lachini: A origem do Computador – inventado pelo Cramulhão | Fábula | 28/12