Estudantes de Escola Municipal
Projeto Imagens em Movimento faz intercâmbio com diversos países da América Latina e Europa
DA REDAÇÃO DON OLEARI PN
Documentários criados por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Anacleta Schneider Lucas, em Vitória, serão apresentados no Cine Metrópoles neste dia 12 de dezembro,
As produções são fruto das oficinas realizadas pelo Programa Imagens em Movimento (PIM), que desde 2011 promove o aprendizado do cinema em escolas públicas de diferentes estados brasileiros.
A mostra será das 10 às 12 horas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
O PIM, iniciativa da ONG RAIAR, quer levar às novas gerações uma compreensão crítica e criativa da linguagem audiovisual.
O projeto oferece oficinas de cinema gratuitas no contra-turno escolar, proporcionando aos estudantes de escolas públicas uma vivência prática e reflexiva sobre o universo cinematográfico.
Parceria Internacional
O programa é parte de uma colaboração inovadora na América Latina com a rede internacional Cinema, Cem Anos de Juventude.
Criada na França em 1995, a rede reúne cineastas e educadores de 15 países e desenvolve anualmente um tema e propostas pedagógicas para ensinar cinema em escolas, promovendo encontros presenciais entre os jovens participantes, fomentando trocas culturais globais.
Em junho de 2024, duas alunas das oficinas do PIM representaram o Brasil no encontro internacional À Nous le Cinéma! em Lisboa, Portugal.
O encontro teve a participação do renomado cineasta português Pedro Costa, padrinho do encontro, que reuniu estudantes, educadores e cineastas parceiros da rede global.
Expansão
Para Ana Dillon, idealizadora do programa, o crescimento do PIM é motivo de celebração.
“A chegada do projeto a Vitória amplia nossas possibilidades de criar uma rede de intercâmbio cultural nacional, além das trocas internacionais que promovemos desde o início. Os filmes dos alunos refletem as matrizes culturais e os contextos socioculturais de cada região, além das vivências únicas dos jovens. É incrível observar essa diversidade em tela”, afirma.
Desde sua criação, o Programa Imagens em Movimento já beneficiou aproximadamente 2.730 estudantes e 220 educadores, resultando na produção de mais de 220 filmes ao longo de seus 13 anos de atuação.
Serviço:
- O que: Mostra do Programa Imagens em Movimento
- Exibição: Curtas-metragens produzidos por alunos da EMEF Anacleta Schneider Lucas
- Quando: 12 de dezembro, das 10 às 12 horas
- Onde: Cine Metrópoles (Av. Fernando Ferrari, 514 – Ufes – Goiabeiras, Vitória/ES)
- Gratuito
Estudantes de Escola Municipal
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
Com Macela Vigo
Instagram: donoleare – https://www.instagram.com/donoleare/
Facebook: Oswaldo Oleare Oleari