Quem somos[email protected]

Search

Feu Rosa: 6ª edição do Festival Origraffes será neste fim de semana na praça central do bairro | 14/12

Feu Rosa
Feu Rosa

Feu rosa: bairro da Serra (ES) faz a sexta edição do festival de arte urbana

Festival aberto ao público tem participações de grafiteiros do Brasil, Chile e Colômbia. 

Coluna AQUI SERRA | ES

Redação: Don Oleari Portal de Notícias

O Festival Origraffes chega à sua 6ª edição na praça central do bairro Feu Rosa, Serra (ES), celebrando a arte urbana com pintura coletiva (Graffiti), batalhas de MCs e breaking, slam de poesia, atrações musicais, campeonato de skate e muito mais.

Tendo a arte do graffiti como eixo central do evento, os moradores, órgãos públicos e privados, autorizam a realização de pintura coletiva em seus muros, transformando o bairro em uma verdadeira galeria a céu aberto em um espaço de tempo de 72 horas.

Este ano, foram mais de 700 artistas urbanos inscritos, sendo 263 grafiteiros selecionados de três países da América Latina – Brasil, Colômbia e Chile. A curadoria foi feita pelo iÁ Estúdio, realizadora do festival, tendo como foco a diversidade estética dos grafiteiros, com o intuito de construir intercâmbios entre a arte urbana, a periferia e o público do festival.

A programação ao longo do dia inteiro começa às 9 horas e vai até às 23 horas.

Programação do Origraffes 2023

Bate papo: Cena Rap – Percurso Empreendedor

Em uma conversa que va i além das fronteiras musicais, o Bate Papo oferece troca de ideias valiosas sobre autenticidade, criatividade, habilidade de construir redes sólidas, capacidade de adaptação a desafios, com intuito de demonstrar ao público que a cultura Hip Hop também é uma incubadora de novos empresários em vários modelos de mercado.

Convidados: MC Marechal (RJ) e KL Jay (SP), com mediação de Fredone e MC Adikto.

Dia 13 de dezembro, a partir das 19 horas, no Cine Metrópolis (UFES).

Ingressos via Sympla (Esgotados).

Pintura Coletiva

Esse ano foram selecionados 263 artistas urbanos para pintar, em até 72 horas, os muros mapeados e autorizados previamente pela equipe do festival. A verdadeira “galeria a céu aberto” preenche um raio de 3 km a partir da praça central de Feu Rosa.

Dias 15, 16 e 17 de dezembro, a partir das 9 horas.

Soundsystem

 Divulgacao_3-300x200-nova.jpg 15 de dezembro de 2023 28 KBA fim de criar uma atmosfera musical para os artistas que começam seus trabalhos nos muros logo cedo as ruas do bairro terão DJs selectah tocando em aparelhagem de som estilo soundsystem, com as crews: Felipe Borba, Rastrick Lion, Marol Raiz (Ufodub), Mr. Tee Selectah (GF Posse), Sistah Ilú, Thaís Apolinário, Maré Selectah (Original Rajada) e Carioca (Fusion Dub). Além de tendas alternativas com a sonorização de Homerbtz, Murilo Ere, Giovanni Urso, DJ L3nda e Vini Sá.

Dias 15, 16 e 17 de dezembro, a partir das 10 horas.

Batalha de Breaking

Em 2023 o Origraffes fez conexão com o evento “Certo pelo certo” de Salvador (BA), realizando uma seletiva de dançarinos na capital baiana. Os campeões dessa batalha, estarão presentes no festival para competirem, junto com mais 32 dançarinos de diversas partes do Brasil – selecionados via chamamento público, da batalha oficial do festival, a Breaking 1vs1, com premiação de dois mil reais. Além disso, o Origraffes terá modalidades livres como as cyphers e seven2smoke, com inscrições no local, e a open style que irá contar com B.Boys e B.Girls convidados.

Dias 15, 16 e 17 de dezembro, a partir das 15 horas.

Slam de Poesia

Entre setembro e outubro foram realizadas três seletivas de poesia, em parceria com o Slam Ruínas, Slam Forte e Slam da Orla. Os dois campeões de cada ação garantiram a vaga para disputar a final no palco principal do Origraffes, que terá premiação de mil, quinhentos e duzentos reais, respectivamente.

Dias 15 e 17 de dezembro, a partir das 18 horas.

Atrações musicais

O festival contará com estrutura de palco para receber artistas consagrados da cena rap nacional e estadual. Nesta sexta-feira, dia 15, shows da banda Cinza (ES), do rapper Sant (RJ) e MC Marechal (RJ), além dos DJs residentes Erik Jack e LDFli. No sábado, o grupo Preta Roots (ES) e os rappers da Laboratório Fantasma: Kamau e Drik Barbosa (SP), nos intervalos estarão os DJs Tiaguim e Gegeo. Domingo a música é comandada pela DJ Negana.

Dias 15, 16 e 17 de dezembro, a partir das 18 horas.

Campeonato de Skate

A disputa será no formato de best trick, onde serão premiadas as melhores manobras executadas por cada competidor, com obstáculos de solo, rampa e corrimão. Ao todo serão ofertadas 20 vagas para competidores feminino, masculino, LGBTQIAP+ e PCDs. O campeonato acontece no domingo, dia 17, com inscrições no local a partir das 13 horas.

Dia 17 de dezembro, a partir das 13 horas.

Batalha de MCs

A parceria com o Mar de Monstros prospectou quatro seletivas prévias nas regiões central, norte e sul do Espírito Santo. Os campeões de cada chegam ao palco principal do Origraffes para disputarem a batalha final, no estilo bate e volta, com mais quatro MCs convidados, sendo três de São Paulo e um do Distrito Federal. A premiação será um troféu personalizado da edição, além disso, todos os MCs receberão o valor de quinhentos reais.

Dia 17 de dezembro, a partir das 19 horas.

SERVIÇO 

Patrocínio: ES Gás e da EDP, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Cultura do Governo do ES (Secult) com parceria da Prefeitura Municipal da Serra, Associação de Moradores de Feu Rosa, E.E.E.F.M. Marinete de Souza Lira, Maely Mídia OOH, Renove Colchões, Grupo Coroa, Tekbond Saint-Gobain e Cine Metrópolis com a Secretaria de Cultura da Ufes.

Origraffes – Festival Internacional de Arte Urbana

Data: 15, 16 e 17 de dezembro;

Horário: 9 às 23 horas;

Local: Feu Rosa, Serra (ES), praça central.

A EDP no Brasil

O Grupo EDP atua em quatro hubs estratégicos – Europa, Latam, North America e APAC – e está presente no Brasil há mais de 27 anos. Suas empresas, EDP Brasil e EDP Renováveis Brasil, possuem R$ 41 bilhões em ativos no país, caracterizando essa como a segunda maior operação do Grupo. A empresa conta com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados no Brasil e atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, além de desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e hidrogênio verde.

A EDP oferece ainda soluções de energia voltadas ao mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Em Distribuição atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Em 2023, foi eleita pelo quarto ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual permaneceu por 17 anos.

Feu Rosa

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Com Bruna Littig

Comissão de Assuntos Sociais aprova redução da jornada sem redução de salário por acordo coletivo | 14/12

História da agricultura é contada no complexo cultural Memorial da Evolução Agrícola em Horizontina/RS | 14/12

Investimento em saneamento pode ser afetado diante da incerteza sobre reforma tributária, avaliam operadoras | 14/12

Euclerio Sampaio presta contas de seu mandato na Câmara Municipal de Cariacica | 12/12

Dudu e Rubinho Barrichello, da Mobil™ Full Time Sports, encerram temporada em Interlagos neste fim de semana | 13/12

 

Tags

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados