Quem somos[email protected]

Search
Hamilton Gangana

TV Itacolomi | Hamilton Gangana: Uma canetada da ditadura matou TV Itacolomi, uma das maiores de Belzonte/MG | 25/9

Hamilton Gangana

MÍDIA AO MOLHO

DON OLEARI, PORTAL DE NOTÍCIAS

Por Hamilton Gangana, publicitário, jornalista

A “canetada” vitimou a pioneira TV Itacolomi tão apreciada pelos mineiros.

Nosso prezado colaborador Senior Rubens Pontes me manda um bilhetimeil, dizendo:
– “OO: Ótimo texto de Hamilton Gangana para o Don Oleari, Portal de Notícias, sobre  o fechamento do canal que levou à extinção a pioneira TV Itacolomi de Belo Horizonte/MG.
O que circulou na época é que a cassação do canal se destinava a cumprir compromisso dos líderes do governo militar com Sílvio Santos, de abrir para ele  um canal de TV em Belo Horizonte. O que foi possível com o fechamento da tele-emissora pertencente à rede dos Diários e Emissoras Associados e a transferência do canal para outra rede. Abraço. Rubens Pontes”.

NEC = Nota do Editor Chefão, Don Oleari | 

Hamilton Gangana é da tchiurma do nosso emérito Rubens Pontes, de um período em que Minas Gerais dava lições de bom rádio e de boa televisão ao restim do Brasil. E se é amigo de Rubens Pontes, é nosso amigo também. Mió que isso, Gangana se tornou um colaborador do Don Oleari, Portal de Notícias, sempre contando as boas lembranças de Belzonte histórica (Don Oleari).

 tv-itacol.jpg 25 de setembro de 2023 15 KBAcompanhem Hamilton Gangana a partir daqui.

  • Quem viveu por estas bandas de Belo Horizonte entre 1955 e 1980 pode bater no peito e afirmar, em alto e bom som, que foi telespectador da TV Itacolomi, a nossa emissora pioneira, muito querida, por sua interação com os mineiros, uma identificação tão forte que mereceria um estudo de especialistas.

Há tantos anos fora do ar, a gente ainda sente saudades daquela vinheta na tela e a musiquinha de fundo, nas passagens dos programas:

“TV Itacolomi sempre na liderança, canal Belo Horizonte, Minas Gerais”.

 tv-itacoutro-outro.jpg 25 de setembro de 2023 52 KB 427 por

Com sotaque, jeito e forma de fazer tudo com muito cuidado e respeito às tradições da gente das montanhas, a Itacolomi acertou em tudo o que fez e mostrou ao Brasil de como foi capaz de dar ótimos exemplos de talento, criatividade e competência.

As novelas, programas de entretenimento, as transmissões esportivas e, também, os bate-papos e discussões da galera; os programas educativos, infantis, religiosos, os mu sicais e humorísticos de alto nível; os debates políticos, transmissões externas e um trabalho jornalístico exemplar, com as edições durante o dia e a noturna, nobre e confiável, na faixa das 20 horas, com notícias, interpretação e análise dos fatos.

Durante algum tempo, a TV Itacolomi reinou sozinha, era a única emissora televisiva, até chegar uma concorrente forte, que levou muito tempo para se firmar, por causa da absoluta fidelidade dos telespectadores com a Itacolomi, que apresentava completa e qualificada programação.

Quem não se lembra do grande teatro Lourdes, Garrafa do Diabo, O Céu é o limite, Agarre o que puder, Boliche Ingleza Levy, Caleidoscópio, Programa da Mulher, Cidade contra Cidade, Brasa Quatro, Variedades Guanabara, Jornal Banco Minas, Nola na Área, Show Ingleza Levy, Papo de Bola, Repórter Esso?

Ou de mais estes? Universidade Popular da Manhã, Dirceu Pereira Show, Itacolomi é das crianças; Esta noite se improvisa, Programa Sérgio Bittencourt, Quem tem medo da verdade, Chute em gol Bemoreira.

Cada programa tinha seu estilo. Como mais estes: Bola na Cesta/Floriano Nogueira da Gama, Carrossel, Roda Gigante, Vigilante Rodoviário, entre outros coisas de agrado do público, como o personagem humorístico sacado pelo ator mineiro, natural de Sete Lagoas, Mauro Gonçalves (o Zacarias, futuro integrante dos Trapalhões).

 j.-silvestre.jpg 25 de setembro de 2023 19 KBNa década de 60, o bordão “fala, caticó!”; as gincanas, os campeonatos de truco, as transmissões do carnaval e das festas juninas, coberturas da semana santa em cidades históricas, os desfiles de 7 de setembro; as coberturas eleitorais, em todos os níveis, e as apurações, além de dezenas de eventos populares, típicos de cada região do interior do estado.

flavio-1.jpg 25 de setembro de 2023 23 KB
flavio cavalcanti

Havia também conexão com a TV Tupi do Rio e de São Paulo, que forneciam atrações como Flávio cavalcanti, J. Silvestre, Moacyr Franco, Hebe Camargo, Chacrinha, Lolita Rodrigues e o impagável humorista, ator e cineasta Amácio Mazzaropi; e os grandes festivais de música popular brasileira, que despertavam elevado interesse e arrebentavam em audiência.

Há de se louvar, igualmente, o papel importante que foi desenvolvido pela TV Itacolomi com a abertura de inúmeras fontes de trabalho artístico, bem como a formação de profissionais qualificados em artes, jornalismo, música, teatro, cenografia, produção artística, imagens, som, luz; e também de várias outras atividades ligadas ao meio, sempre em natural e constante evolução.

No dia 20 de julho de 1980, juntamente com a TV Tupi de SP, TV Tupi do RJ e a Rádio Clube de Pernambuco, veículos pertencentes ao grupo dos Di9ários e Eissoras Associ

ados, criado pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand, a TV Itacolomi foi abruptamente retirada do ar pelo governo militar de 1964, sem maiores explicações.

Foi um ato político, sem dúvida alguma, que prejudicou e entristeceu toda Minas Gerais.

Na época da cassação, a TV Itacolomi era dirigida por José de Oliveira Vaz; Clóvis Prates, Diretor Artístico;

Editor De Jornalismo, Sérgio Prates, Diretor-Financeiro, Hélio Amoni; Diretor Comercial, Talardo José Dos Santos; Diretor -Técnico, Adauto Machado E Gerente De Programação, Wilson Carneiro. O Engenheiro Victor Purri Neto instalou a engrenagem – os equipamentos – importada da TV Itacolomi com equipamentos da marca RCA  e o apoio da competente equipe formada inteiramente por gente da casa.

Um fato curioso, que exigiu muita habilida

de da direção da TV Itacolomi, entrou para o anedotário do futebol mineiro: a Federação Mineira de Futebol proibiu a Itacolomi de transmitir os jogos de futebol, alegando que as transmissões prejudicavam a federação e os clubes, porque tiravam os torcedores dos campos, fazendo cair as arrecadações.

Diante da impossibilidade de entrar em campo, com as câmaras e os profissionais, a Itacolomi transmitiu os jogos do estádio independência, com os equipamentos e pessoal instalados em cima de lajes das casas, no entorno do estádio, conseguindo ótimos resultados.

Em uma única exibição noturna, o comercial da cobertores Parahyba era aguardado por crianças exatamente às 9 horas da noite, com cenas de vários carneirinhos dando pulinhos em direção ao descanso, enquanto uma voz suave de criança, entoava a canção de ninar:

“tá na hora de dormir/não espere mamãe mandar/um bom sono pra você/e um alegre despertar”…

Já os marmanjos, ouviam a voz grave do cantor Dorival Caymmi no final das transmissões por volta de meia noite e uma hora da madrugada: “boi, boi, boi/boi da cara preta/pegue esse menino/que tem medo de careta…boi, boi, boi”… E, na tela cheia, a logomarca e encerramento: boa noite!”

hamilton-gangana-e-parceira-1-1.jpg25 de setembro de 2023
hamilton gangana e parceira

Colaboraram Talardo José dos Santos, ex-diretor comercial da TV Itacolomi e da Globo (Hamilton Gangana).

Hamilton Gangana é ex-presidente do Sinapro = Sindicato das Empresas de Propaganda de Minas Gerais.

Hamilton Gangana

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Rubens Pontes | Mario e Oswald: dois intelectuais com mesmo sobrenome e duas visões diferentes da vida | Poema Carnaval Carioca | 9/9

Anette Musso | Tudo bem na Feijoada do João para o Asilo dos Idosos de Vitória | 9/9

Título | João Luiz Calmon Nogueira da Gama, ao receber título de professor emérito: “A universidade era um destino” | 8/9

Vacinas | Doenças eliminadas por vacinas matavam mais que guerras mundiais | 7/9

Geninho Goes: Definição de casal e família é subjetiva. Reconhecimento é obrigação do Estado | 8/9

 

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

diagonal-coluna-do-oleari.png
Vacinação

Por Alda Luzia Pessotti –

Fui ao Posto de Saúde de Jardim da Penha, zona norte de Vitória, a capital do Espírito Santo.

Hoje é dia Nacional de Vacinação em todos os postos de saúde.


vacina-jardim-da-penha-outra.jpg
13 de abril de 2024
5 KBVacinas contra Influenza, Covid e Poliomielite. A programação vai até 17 horas.

Atendimento ótimo no posto do em Jardim da Penha.
Fiz a foto com pessoas esperando para vacinar e a secretária Municipal de Saúde, Magda Cristina Lamborghini com o Zé Gotinha (Alda Luzia Pessotti).

Posto de Saúde

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Antuerpia, cervejas premiadas

Quem mudou, mudou!

Santorio no PP – 5/4

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Lastenio, avô de primeira!

Antuerpia

Uma nota que dou com muito gosto, apesar do “desgosto” de não poder ter ido.

Vi num poderoso grupo de uatizapi ligado à Associação dos Moradores da Praia do Canto, Vitória/ES, uma nota sobre cervejas premiadas, inclusive de Colatina, nossa terra.

antuerpia-chope-200.jpg 7 de abril de 2024 10 KBA nota me atiçou.

Através da amiga @Martha Pimenta, soube da Antuerpia Cervejaria. Agora, minha agenda infernétiva anotou em tom de vermelho & preto bem forte:

Programar para conhecer a Cervejaria na primeira brecha.

A foto do grupo de cervejeiros degustando da capa me foi repassada pelo @Hudson Ruela.

 Antuerpia

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Quem mudou, mudou!

Santorio no PP – 5/4

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Lastenio, avô de primeira!

Baby e Eller

Quem mudou

Por Alexsandro Eller –

calendario-2.jpg 5 de abril de 2024 4 KBCalendário eleitoral fechou a janela de mudanças de partidos. Mudou, mudou.

Um vai pra cá, vai pra lá, que é aquele horror da lei eleitoral.

Mas as datas estão aí (Alexsandro Eller).

Quem mudou

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Santorio no PP – 5/4

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Lastenio, avô de primeira!

Baby e Eller

Perdemos! Alexandre Lima se foi

no PP

Por Alexsandro Eller –

Pano de Fundo | Política – Bastidores

O médico Fernando Santório, neto do ex-prefeito de Cariacica Vicente Santório Fantini, se filiou ao Partido Progressistas.

Santório se prepara para concorrer a uma vaga na Câmara de vereadores de Cariacica.

Na foto, Fernando e o presidente do PP de Cariacica, Sandro Locutor.

no PP

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Lastenio, avô de primeira!

Baby e Eller

 

Lastenio no MDB

Lastenio no MDB

Prefeito de Baixo Guandu, Lastênio Cardoso, já contava com o apoio do MDB para sua campanha à reeleição.

ssinatura-de-lastenio-no-mdb-a-de-200.jpg 4 de abril de 2024 7 KBAgora, a partir desta noite de quinta-feira, Lastenio não só conta com esse apoio, mas ele próprio acaba de se filiar ao MDB, de cujo partido é o vice-prefeito Patrick Favarato.

Sua filiação contou com o prestígio da presença do presidente do Diretório do MDB do ES, o vice-governador Ricardo Ferraço, como também com a presença do pré-candidato a prefeito de Vitória, a capital, de Sebastião Pelaes, um emedebista com 45 anos de partido.

Seu irmão Antonio Pelaes foi vice-prefeito de Vitória com o então prefeito Hermes Laranja, outro histórico emedebista (Don Oleari).

Lastenio no MDB

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Lastenio, avô de primeira!

Baby e Eller

Perdemos! Alexandre Lima se foi

Maria de Lourdes Lessa

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

avô de primeira

O amigo Pelaes (***)  me mandou a foto do avô de primeira, prefeito de Baixo Guandu, Lastenio Cardoso.

gadita-com-lelo-e-pelaes-1-1-300x206-1.jpg3 de abril de 2024 7 KB 200 por 137 píxeis
Pelaes, Lelo e Gadita

Lastenio, feliz da vida, com a primeira netinha, a Cecília, que aterrisou no planetinha neste dia 1º de Abril. Tudibão pra Cecília e pra toda a família. Pro avô de primeira viagem, o abração da tchiurma do donoleari.com.br = Don Oleari Portal de Notícias.

(***) Sebastião Pelaes, pré-candidato a prefeito pelo MDB em Vitória – acompanhou o amigo prefeito Lastenio Cardoso, de Baixo Guandu/ES, durante os dois dias que ele passou aqui no fim de semana.

avô de primeira

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Baby e Eller

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

Perdemos! Alexandre Lima se foi

Maria de Lourdes Lessa

 

 

Baby e Eller

Nelson Baby, presidente do diretório municipal do PCdoB de Cariacica/ES, e Alexsandro Eller, nosso colaborador, se encontraram e falaram sobre o quê?

euclerio-e-baby-1.jpg 30 de março de 2024 6 KBSobre política e sobre futuro do município. Esses dois devem ter informações que não chegaram nem ao colunista Ronaldo Chagas Freitas nem aqui na redação.

Mas horinha dessas eles vão nos contar, ah, isso vão! Ronaldo tá monitorando os dois. A foto deles foi feita depois desse encontro aí, da alta direção do PCdoB com o prefeito Euclerio Sampaio (Don Oleari).

Baby e Eller

democracia.”

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Perdemos! Alexandre Lima se foi

Maria de Lourdes Lessa

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

Feira de arte sacra

Aboudib toma posse na AESL

Perdemos

alexandre-lima-recortada.jpg 28 de março de 2024 5 KB

 

Enfim, foram anos de, a cada dia, uma lembrança dele, um músico, um líder, um empreendedor.

Nesta quinta-feira, Alexandre se despediu definitivamente da família, dos amigos, dos admiradores.

Perdemos

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Maria de Lourdes Lessa

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

Feira de arte sacra

 

a-nota-de-senhora-lessa-a-de-capa.jpg 28 de março de 2024 25 KB

a-nota-de-senhora-lessa.jpg 28 de março de 2024 18 KB

Recebi do nosso prezado parceiro e colaborador, professor José Antonio Bof Buffon.

Nosso abraço solidário a amigos e familiares.

 

Maria de Lourdes

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

 

 

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

Feira de arte sacra

Isso é que é “eleição”: Rússia

Mimoso do Sul

Por José Coco Fontan –

Movimento da Comunidade de Pedral Azul, município de Domingos Martins.

marmitex-pedra-azul.-180.jpg 26 de março de 2024 13 KB 180 por 294 píxeisA programação é mandar 1000 marmitex por dia para as comunidades de Mimoso do Sul, Sul do Espírito Santo.

O Higor Dordenone Beltrame me disse que se trata de um trabalho da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Pedra Azul, distrito de Aracê, município de Domingos Martins.

A comunidade espera cumprir esse objetivo essa até que as coisas voltem ao normal lá no Sul (José Coco Fontan).

 

 

Mimoso do Sul

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Feira de arte sacra

Isso é que é “eleição”: Rússia

Mídia ao Molho | CBN e a Rádio Capixaba

Feira de arte sacra

Aboudib toma posse na AESL

 

Posts Relacionados