IA na saúde
Inovação tecnológica, a IA na saúde precisa chegar à população mais necessitada
COLUNA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL |
FLAVIA FERNANDES
“A inteligência artificial está transformando a saúde, mas será que esses avanços estão realmente chegando a quem mais precisa?”
A pergunta é feita pelo empreendedor, advogado, engenheiro civil e primeiro suplente de vereador da Câmara Municipal de Vitória/ES, Rafael Ottaiano.
“A inovação na área da saúde só faz sentido quando atende às necessidades reais da população. Enquanto se fala em avanços tecnológicos, muitas comunidades ainda enfrentam dificuldades no acesso ao básico, como saneamento, atendimento médico e exames preventivos. A inteligência artificial surge como uma ferramenta poderosa para transformar esse cenário, desde a personalização de tratamentos até a detecção precoce de surtos de doenças.”
Rafael Ottaiano, empreendedor, advogado e engenheiro civil, especialista em liderança competitiva global pela Georgetown University e ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico de Viana/ES, avalia que a IA já está desempenhando um papel fundamental na modernização da saúde.
“O uso de inteligência artificial permite viabilizar resultados mais rápidos em pesquisas de novos medicamentos e desenvolver uma medicina mais personalizada, conforme a genética do paciente.”
No Brasil, a aplicação da IA tem avançado em áreas estratégicas, como a análise de exames de imagem, como ressalta Rafael Ottaiano:
“O uso da inteligência artificial para detecção de doenças, principalmente na verificação de imagens e resultados de exames, tem possibilitado identificar pequenas variações que podem indicar algo a ser investigado. Existem várias inteligências artificiais sendo treinadas e isso pode significar diagnósticos mais rápidos e precisos.”
“Além do diagnóstico, a IA também contribui para a gestão hospitalar e a saúde pública. ‘Já temos inteligência artificial sendo usada para o monitoramento contínuo das estações hospitalares e para detectar padrões que indicam o surgimento de surtos. Se há um aumento de casos de determinada doença entre pacientes de uma mesma região ou que frequentam as mesmas unidades de saúde, a IA consegue antecipar essa informação, permitindo uma resposta mais ágil do sistema público.'”
Para Ottaiano, o avanço tecnológico não é apenas uma questão de modernização, mas de impacto direto na qualidade de vida das pessoas.
“A tecnologia é essencial para darmos saltos maiores na entrega de melhores resultados em saúde. Quanto antes entendermos isso, mais iremos desenvolver e aprimorar o uso da inteligência artificial. Isso vale especialmente para a saúde pública, pois garante que esses avanços cheguem à população de forma ampla e acessível.'”
O Espírito Santo, segundo Rafael, tem um grande potencial para se tornar referência nesse campo.
“Nosso estado é rico em oportunidades para testar e aprimorar ferramentas inovadoras. Temos um ambiente propício para coletar resultados rápidos e colaborar com profissionais extremamente competentes.”
Ele completa:
“A inovação em saúde deve ir além da tecnologia, pois é preciso garantir que os avanços cheguem a quem realmente precisa, reduzindo desigualdades e fortalecendo o atendimento. O futuro da saúde passa, necessariamente, por uma combinação entre conhecimento científico, inteligência artificial e um olhar atento às reais necessidades da população.”
A colunista
“Flávia Fernandes é jornalista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), professora de língua inglesa e especialista em inteligência artificial pela PUC Minas e Faculdade Exame. Apaixonada por comunicação e inovação, investiga as conexões entre tecnologia, sociedade e o cotidiano.”
IA na saúde
Instagram do Don Oleari Portal de Notícias
https://www.instagram.com/donolearinoticias/
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Sportotal | O pior Fla Flu dos Últimos 50 anos | Pra esquecer, de tão ruim que foi
Sportotal | Botafogo perde no ES e se complica no Cariocão
Sportotal | Desportiva goleia o Vilavelhense e recupera a liderança
Cariacica | Missa de Ação de Graças celebra revitalização da Sede Municipal