Incêndios fora de controle
Incêndios fora de controle e um novo incêndio em Hollywood Hills colocou toda a região sob ordens de evacuação
ESPECIAL INTERNACIONAL
DA REDAÇÃO DON OLEARI PN
Los Angeles – Comunidades próximas a Los Angeles enfrentam incêndios florestais devastadores, que forçaram dezenas de milhares de pessoas a deixarem suas casas. Segundo autoridades, o número de mortos subiu para cinco.
“Havíamos reportado mais cedo duas mortes. Infelizmente, elas aumentaram para cinco à medida que avançamos na área”, declarou o xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, à rádio KNX.
Na noite de quarta-feira, um novo incêndio em Hollywood Hills gerou ordens de evacuação para a famosa região da Calçada das Estrelas.
“Ameaça imediata à vida. Esta é uma ordem para evacuar agora”, anunciou o Corpo de Bombeiros de Los Angeles após as chamas avançarem rapidamente no Runyon Canyon, destruindo oito hectares.
As fatalidades ocorreram em Eaton, Altadena, próximo a Pasadena, onde o fogo consumiu quase 4.300 hectares. “Tivemos 22 horas brutais em Pasadena”, afirmou Miguel Márquez, representante da prefeitura. Bombeiros enfrentaram “escuridão, fogo e ventos de 129 km/h”.
O comandante Chad Augustín destacou os esforços heroicos das equipes: “Retiramos pessoas de prédios em chamas, ruas e veículos. O número de mortos seria bem maior sem nossos atos heroicos”.
William Gonzales, morador de Altadena, descreveu a devastação: “Aqui era nossa casa com minhas irmãs, e perdemos praticamente tudo. As chamas consumiram todos os nossos sonhos de anos”. Jesse Banks, outro residente, relatou que ainda procura seu filho. “Moro nesta área há 20 anos e nunca vi algo assim.”
Nas últimas 24 horas, incêndios causaram grandes danos ao redor de Los Angeles, destruindo mais de mil estruturas e queimando 6.390 hectares. Alimentado pelos ventos de Santa Ana, o fogo em Eaton atingiu 10 mil acres e devastou casas e empresas.
“Juntos, esses incêndios estão levando os serviços de emergência ao limite”, alertou Kristin Cowley, do Departamento de Bombeiros de Los Angeles, que também reportou feridos entre civis e bombeiros. Mais de 50 mil pessoas estão sob ordens de evacuação, e 300 mil estão sem energia.
A cidade amanheceu com um aspecto apocalíptico: nuvens alaranjadas e árvores quebradas. Muitos hidrantes secaram, levando o Serviço de Água e Eletricidade a pedir economia.
Incêndios são comuns no Oeste dos EUA, mas mudanças climáticas intensificaram sua gravidade. “A seca que vimos nos últimos seis meses é algo que não registramos desde os anos 1800”, afirmou o meteorologista Daniel Swain.
As causas dos incêndios estão sendo investigadas. Autoridades alertam que a situação pode piorar.
Capa – Fumaça em Palisades sobre a cidade de Los Angeles – Foto: STRINGER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Incêndios fora de controle
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Quer saber mais?
Rivaldo elogia chegada de Gabigol ao Cruzeiro e reforços de clubes para 2025
Plastique Noir vem a Vila Velha/ES em grande estilo no Belial Fest & Cissapalooza