Interrupções de energia elétrica pela EDP
A EDP informa sempre que “foi aberta uma ordem de serviço”, mas às vezes a empresa leva até 4 dias para solucionar o problema
COLUNA AQUI CARIACICA \ GRANDE VITÓRIA/ES
RONALDO CHAGAS VIEIRA
A constante interrupção no abastecimento de energia elétrica na região rural de Cariacica, especificamente em Maricará, Duas Bocas, Destacamento, Sertão Velho, Cachoeirinha e Sabão, tem gerado prejuízos significativos para produtores e comerciantes.
Mercadorias como carnes e picolés, além de eletrodomésticos, estão sendo perdidas devido à instabilidade no serviço.
Um dos produtores rurais, que investiu mais de R$ 1 milhão de reais na piscicultura, relatou que a falta de energia elétrica tem afetado diretamente na sua produção.
“O principal motivo do atraso do meu projeto de piscicultura é a falta de energia para o bombeamento de água para os peixes. Eu pago a demanda por consumo e, ainda assim, não há energia”, lamentou o produtor.
Outro exemplo é o de um comerciante, que perdeu mais de 30 quilos de carne e diversos picolés por conta da falta de refrigeração.
“Nós temos que gastar com combustível, perder tempo e arcar com várias outras despesas, pois os meus produtos estão estragando. É demais”, afirmou, pedindo para não ser identificado por temer represálias.
A situação na zona rural é tão crítica que os moradores já se acostumaram a calcular os prejuízos causados pela falta de energia.
A gerente de um comércio local mostrou um freezer queimado pela instabilidade elétrica, estimando prejuízos superiores a R$ 10 mil.
A região é considerada a maior produtora de banana orgânica da América Latina, além de cana-de-açúcar, hortaliças e gado leiteiro.
Contudo, quando os moradores entram em contato com a EDP, a empresa de energia, a informação é sempre a mesma: “foi aberta uma ordem de serviço”.
Na maioria das vezes, é necessário aguardar de 3 a 4 dias para que a EDP o problema seja resolvido.
Vale destacar que a área onde passa a rede elétrica carece de manutenção adequada, como a poda de árvores e a remoção de objetos estranhos ao sistema.
Quando as árvores estão próximas da rede elétrica, apenas a EDP pode realizar o serviço, devido à necessidade de equipamentos especializados e conhecimentos técnicos.
Além da produção rural, Maricará também possui um potencial turístico, com destaque para a tradicional Lajinha, frequentada por moradores de toda a região metropolitana.
A comunidade ainda conta com um campo de futebol muito bem cuidado, mantido pelo ativista Carneiro, que preserva a tradição dos esportes e do lazer na comunidade.
Interrupções de energia elétrica pela EDP
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Cariacica | Euclerio festeja com grande público 1 ano da Orla de Cariacica
Sportotal | Mercado da bola muito movimentado
Mídia ao Molho | Dois prá lá, dois prá cá! Mudam as repetidoras de Band e SBT no Espírito Santo