Quem somos[email protected]

Search

MDB | Baleia Rossi, presidente nacional, determina que Convenção do MDB ES seja num só lugar, mesmo dia e horário: Cerimonial Oásis | 16/9

MDB

pano-de-fundo.jpeg
coluna pano de fundo

Coluna atualizada às 5h55m deste sábado, 16 de setembro

COLUNA PANO DE FUNDO

Texto: Don Oleari

O MDB não terá duas convenções. A determinação foi recebida pelos emedebistas no final da tarde desta sexta-feira, poucas horas depois desta coluna ter revelado que haveria duas convenções do MDB estadual, uma na Assembleia Legislativa do ES, do grupo de oposição aos desmandos da ex-senadora Rose de Freitas, a outra, convocada por ela, no Cerimonial Oásis.

 

emb-autentico-1-1.jpg 16 de setembro de 2023 22 KB
Aécio, Chico Donato, Pimenta, Lelo, Sergio Lemos, Pelaes, Antonio Brito, Bricinho

A direção nacional foi taxativa: os dois grupos se enfrentarão no mesmo dia e horário, de 10 às 14 horas, no Cerimonial Oásis.

Comunicado

Os emedebistas que formaram uma frente ampla contra a perpetuação da ex-senadora Rose de Freitas, tão logo chegou a ordem do MDB nacional, distribuíram o seguinte comunicado:

– “Comunicamos a todos os DELEGADOS do MDB do Espírito Santo, extensivo aos filiados nos 78 municípios, que a CONVENÇÃO ESTADUAL marcada para o dia 21/09/2023, de 9 às 14 horas na Assembleia Legislativa, foi transferida para o Cerimonial Oásis, no horário de 10 às 14 horas.

 mdb-aut-2-1-1.jpg 16 de setembro de 2023 23 KBO Cerimonial fica na rua Dr. Eurico de Aguiar, 855, Bairro Santa Lucia, Vitória/ES.

O motivo desta alteração se dá em função do Edital publicado no DIO (Diário Oficial do Espirito Santo) e no Jornal A Tribuna no prazo legal de 8 dias o que garantiria a realização da Convenção.

edital-mdb-1-1-1.jpg 16 de setembro de 2023 70 KB
Clica na imagem para aumentar

Diante desse fato, com o risco da prorrogação para o seu 11º mandato, não nos restou outra alternativa de publicação do Edital com amparo legal do Estatuto.

Assim, consideramos que o objetivo da realização da Convenção tão esperada por todos os MDBistas foi alcançado”.

Faremos uma Convenção em local único, pois o objetivo principal é proporcionar segurança e conforto para exercer o voto livre e democrático dos convencionais.

Até a Convenção, juntos por um MDB forte, legítimo e independente!

Saudações Emedebistas”

“A censura é a inimiga feroz da verdade. É o horror à inteligência, à pesquisa, ao debate, ao diálogo. Decreta a revogação do dogma da falibilidade humana e proclama os proprietários da verdade” (Ulysses Guimarães).

Integrantes da frente ampla “Todos contra Rose de Freitas” nutrem agora a expectativa “do fim dos desmandos e irregularidades que ela tem cometido aos longos dos quase dois anos e meio em que usou e abusou do MDB do ES”.

Rose “engole” o que disse

A ex-senadora subiu no salto e declarou: “vai ser uma convenção só”, disse, garantindo que seria só a dela, certamente escudada por integrantes do MDB nacional. Ao fazer a declaração, ainda havia duas convenções convocadas. A dela e a dos autênticos que formaram uma frente contra a sua desastrada administração do MDB nos últimos dois anos e meio, período em que o partido só serviu a ela, a parentes e amigos.

Por determinação da Direção Nacional, realmente agora haverá só uma convenção. As chapas inscritas se enfrentam no mesmo dia 21 no mesmo horário no Cerimonial Oásis.

Um membro da chapa de Lelo Coimbra disse a esta coluna que agora não cabe mais recurso. Não tem como recorrer, pois o que passa a valer é a determnação do presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi.

Coluna publicada nesta sexta-feira, 15/9

MDB | samba do crioulo doido armado no MDB por Rose de Freitas |

Rita Camata e Paulo Hartung voltariam ao MDB sem Rose? |15/9

A ex-senadora Rose de Freitas tenta todas as receitas para continuar dona absoluta do MDB do Espírito Santo. Depois de quase 30 meses irregularmente à frente do partido, ela perdeu os prazos para o registro de uma chapa. Por interferência de Brasília, que pediu uma ampliação do prazo até o dia 6 de setembro, ela conseguiu mais um adiamento, mas também não cumpriu os ritos.

Segundo membros antigos do partido, cometeu irregularidades na montagem de diretórios em alguns municípios, atropelando velhos filiados, trocando-os por pessoas ligadas a prefeitos municipais, “incluindo as esposas de alguns deles”, disseram.

Um dos mais explícitos exemplos foi o do diretório de Conceição da Barra, Nordeste do ES. O prefeito Mateusinho do Povão simplesmente teria entregado a direção do MDB municipal para sua mulher – sua, dele – sem ela ao menos ter sido filiada ao partido.

O ex-Presidente do MDB de São Mateus, Aécio Matos, disse ao Don Oleari, Portal de Notícias, que existem fortes indícios de irregularidades na Convenção do MDB municipal de São Mateus no dia 16/6/23.

rose-de_freitas_leonardo_sa-0515-1-e1693432280100.jpg 3 de abril de 2022
Foto: Leonardo Sá

Samba do crioulo doido

“Temos informações de Convenções realizadas em vários municípios  com várias irregularidades, com chapas cheias vícios”, completou Aécio Matos.

Duas convenções

Agora, o MDB está diante de um caso emblemático: como a ex-senadora Rose perdeu todos os prazos, membros do partido que não a querem mais na liderança formaram uma chapa com o ex-deputado federal Lelo Coimbra à frente.

 lelo-1-1-1.jpg 15 de setembro de 2023 16 KBA chapa de Lelo cumpriu as exigências legais, segundo aliados que formaram uma frente ampla pra deter a ex-senadora em sua desesperada luta para não ir para o ostracismo político, o que ocorrerá fatalmente ao ser alijada do comando do MDB. “Afora, é todos contra Rose”, disseram. Eles querem “mudar o disco”, “pois todos estão saturados do samba do crioulo doido que ela vem entoando há quase trinta meses”.

Mesmo descumprindo os regimentos, Rose atravessou o samba do crioulo doido e convocou uma convenção para o mesmo dia 21 de setembro em que a corrente de Lelo Coimbra havia marcado uma convenção.

paulo-hartung-960x540-1.jpg
Paulo Hartung.
Foto: Marcos Corrêa/PR

R0se de Freitas, no desespero, apela por apoio a integrantes ou ex-integrantes do Governo Renato Casagrande, incluindo o próprio governador. Para tanto, segundo emedebistas, ela argumenta que Lelo Coimbra é um risco, pois se ele vencer, o ex-governador Paulo Hartung voltaria ao MDB para ser candidato a governador.

Hartung teria dito a bons ouvidos que só volta ao ES para ser candidato a governador, segundo fonte próxima a ele. Pelo sim, pelo não, Rose está se tornando especialista em manobras obtusas.

rita-e-gerson-1-1.jpg 15 de setembro de 2023 38 KB
Rita e Gerson Camata: eles elevaram o MDB ao topo do cenário político

Vale tudo pra continuar dona dos destroços do MDB, que tem bela história, mas não tem a gema do que foi durante muitos anos, com ampla participação na história política da maioria dos municípios do Espírito Santo.

Perguntamos a um emedebista de boa cepa por que não se tenta trazer de volta a ex-deputada Rita Camata, que foi um dos quadros mais importantes do partido durante muitos anos.

Ele respondeu que Rita só voltaria sem Rose de Freitas no comando. O Don Oleari, Portal de Notícias, pelo amplo conhecimento que tem da bela biografia política da ex-deputada, não nutre quaisquer dúvidas de que Rita Camata tem tudo para retomar sua brilhante trajetória na política nacional e voltar a ser um grande trunfo para o MDB do Espírito Santo.

Num momento como este, os emedebistas autênticos, desejosos de retomar e reestruturar o MDB, afirmam que “existe um grande número de emedebistas ansiosos por voltar, mas não aceitam Rose de Freitas e suas irregularidades no comando”.

E completam:

“Rose de Freitas transformou o MDB numa verdadeira roda de samba do crioulo doido”.

“Queremos reviver os dias gloriosos de um MDB que abrigou grandes nomes como o do ex-vários mandatos de deputado estadual e federal, governador e senador da República, Gerson Camata, o ex tantos mandatos Paulo Hartung, Anselmo Tozi, Sergio Ceotto, Antonio Pelaes, Hermes Laranja, Hugo Borges, Luiz Paulo Vellozo Lucas, José Esmeraldo, João Calmon, entroutros.

baleia-1-1.jpg 15 de setembro de 2023 24 KB 500 por 334 píxeis
baleia rossi

Baleia Rossi

Já quase no fechamento desta coluna, via uatizapi perguntamos ao deputado federal Baleia Rossi, presidente, se “o MDB nacional apoia os desmandos da ex-senadora Rose de Freitas no comando do MDB do Espírito Santo e acabar com o samba do crioulo doido em que a ex-senadora transformou o histórico partido”.

Como ele tem pelo menos visto nossas mensagens, acalentamos a expectativa de que sua assessoria nos dê alguma resposta. Vamos aguardar.

MDB

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Arnaldinho e Casagrande assinam ordem de R$ 42 milhões para macrodrenagem do Canal do Congo, em VV/ES | 14/9

Sérgio Sampaio Sempre Vivo | 17º Festival Sérgio Sampaio comemora 50 anos de “Eu quero é botar meu bloco na rua” no Sesc Glória

Messi em Miami | Chegada de Messi, sete vezes melhor jogador do mundo, mexe com a economia de Miami, Flórida | 11/9

Yago Corrêa trocou a CLT por uma franquia e faz sucesso como empreendedor | 14/9

Analistas da Betfair “elegem” os candidatos ao rebaixamento no Brasileirão 2023

 

Tags

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados