Messi
A contratação de um dos maiores jogadores de todos os tempos para jogar na liga norte-americana tem por trás uma gigantesca estratégia de marketing que envolve gigantes como Adidas (patrocinadora do jogador e fornecedora de todos os times da MLS) e David Beckham, dono do Inter Miami e um dos maiores garotos-propaganda da história do esporte.
Para se ter uma ideia, de acordo com o site especializado The Athletic e a britânica BBC, Messi recusou um acordo com um time da Arábia Saudita, que lhe pagaria anualmente US$ 400 milhões, para jogar nos Estados Unidos.
Algumas fontes afirmam que o acordo com o Inter Miami inclui, para o argentino, participação nos lucros da Adidas e da Apple!
Para comentar a estratégia por trás dessa transação e de negócios que envolvem grandes marcas e estrelas, convidamos o presidente da Tif, Thiago Biazetto, eleito publicitário do ano no Paraná em 2023.
Biazetto tem mais de 25 anos de experiência no mercado e é um especialista em construir estratégias para gigantes marcas do Brasil.
Messi
A seguir, o texto de Thiago Biazetto para o Don Oleari, portal de notícias.
“Certamente, a ida do Messi para o Inter Miami é uma grande notícia para o clube e para a Major League Soccer (MLS). Vale destacar que o Inter Miami é um clube relativamente novo, fundado em 2018, e a contratação de Messi é um grande passo para o time. Acredito que a estratégia de marketing envolvendo Adidas e Apple, de acordo com o que vem sendo veiculado pela imprensa, seja uma jogada inteligente para aumentar a visibilidade do clube e da MLS.
A Adidas é uma das principais patrocinadoras do Messi e da MLS e, consequentemente do Inter Miami, e a Apple tem um acordo de patrocínio com a MLS. Acredito que essa parceria pode ajudar a aumentar o interesse pelo futebol nos Estados Unidos e também pode ajudar a aumentar as vendas de produtos da Adidas e do serviço de streaming da Apple. O acordo também pode ajudar a aumentar a visibilidade do Inter Miami em todo o mundo.
Vale destacar que a Apple apresenta, a partir deste ano, todos os jogos do mundo da MLS pelos próximos 10 anos. Os fãs poderão assistir por streaming todos os jogos da MLS por meio do app Apple TV, sem restrições ou bloqueios de transmissão local. A MLS passou por um desenvolvimento significativo na última década e pode ser potencializada nos próximos anos com os investimentos e perspectivas geradas pela disputa da Copa do Mundo de 2026 de forma conjunta entre Canadá, Estados Unidos e México.
É um movimento de muita maturidade da liga norte-americana, que investe alto mais uma vez em uma grande estrela do futebol mundial, como já fez com David Beckham no passado (Tiago Biazetto).”
Com Rafael Cicconi, da Assessoria de Imprensa
Editado por Don Oleari – [email protected]
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