Quem somos[email protected]

Search

Aqui Cariacica | Surge uma nova liderança em Cariacica sede: Alcyr Volpato

nova liderança

nova liderança

Uma nova liderança que, na verdade, se baseia numa sempre ativa e produtiva liderança comunitária.

COLUNA AQUI CARIACICA | Grande Vit/ES

ronaldo-foto-prassinatura-da-coluna-1-1-1-1-1-1.jpg
ronaldo c. vieira, correspondente comunitário

 

Ronaldo Chagas Vieira

Alcyr Volpato nasceu em 1966 no Hospital da Associação dos Funcionárias Públicos do ES , em Vitória/ES, na Cidade Alta.

Nessa época seu pai, João Volpato, mais conhecido por todos como João Fotógrafo e sua mãe Arlete Volpato, professora, já residiam na Pedra do Urubu.

Alcyr Volpato é o filho mais novo de uma família de três irmãos. Seu João Fotógrafo iniciou o Movimento Comunitário no bairro então conhecido como Pedra do Urubu.

Ainda nos anos 70 Fundou o Centro Comunitário do Bairro, sendo seu primeiro Presidente. Logo mudou o nome do Bairro para Bairro São João Batista em homenagem ao padroeiro da cidade.

O Centro Comunitário foi construído em regime de mutirão, sendo que uma das importantes ações feitas por ele foi levar água encanada e energia elétrica para o bairro.

Hoje no então Centro Comunitário, funciona a Unidade de Saúde do bairro. O Ensino Fundamental cursou no Instituto Francisco Shwab, antigo FESBEM (Fundação Espírito Santense para o Bem Estar do Menor) pois que sua mãe trabalha naquela Fundação onde hoje é Montanha da Esperança.

Depois, a partir da quinta série estudou no Colégio São João Batista, onde se destacou nas aulas de educação física e foi convidado por um amigo a fazer um teste na Escolinha do Brasil de Cariacica. Aos 10 anos de Idade Alcyr Volpato, entra nos quadros da Escolinha do Brasil de Cariacica, já em 1979 foi Campeão da Copa Gazetinha e Artilheiro do time com 7 gols marcados na competição.

este-colunista.jpg 28 de março de 2024 46 KBNo Futebol de Base Jogou no Brasil de Cariacica sendo o maior artilheiro da história da Escolinha pelo menos, até o falecimento do seu grande amigo e técnico o saudoso José Garcia que anotava todos dados da Escolinha do Brasil de Cariacica, também Jogou no Paloma e no Rio Branco Atlético Clube onde teve uma séria contusão em 1984 e o inviabilizou para o futebol profissional.

E em todo esse período de futebol de base ainda participou do futebol amador de Várzea e jogou no Time do Seu Bairro São João Batista, Arapongas de seu Zé dos Santos, Bangú de Vila Merlo, Boneco Branco do Morro Novo, Rio Grandense e Palmeirinhas de Prolar, Frimacal do Porto de Cariacica.

No ano Seguinte 1985, conhece um amigo de nome Aloildo que levava o Violão pra escola pra reunir os amigos nos intervalos e no Recreio.

Dalí em diante foi muito rápida a formação de uma das bandas mais conhecidas da grande Vitória, de nome Última Hora, final da década de 80. Essa banda tocou nos primeiros festivais no município de Alegre, animou shows na Desportiva Ferroviária, Lalo’s Dancenteria e diversos bairros  a Grande Vitória.

Alcyr Volpato se casou Com Silvana Braga. de uma das primeiras famílias que formaram o Bairro Prolar. Em 1988 e mudou-se para o Bairro Antônio Ferreira Borges. no mesmo ano que seu pai veio a falecer.

Em 1991 passa no concurso e ingressa na Polícia Civil do ES, na função de investigador. Em 2004 participa ativamente da campanha eleitoral da então candidata à Prefeitura de Cariacica, Aparecida Denadai, que começou com 1% e chegou a liderar as pesquisas com 31% das intensões de votos.

Nesse mesmo ano Alcyr Volpato 2004 ingressa na Faculdade de Direito de Vila Velha/ES, tendo concluído o curso no final de 2008, e já no ano seguinte passa no exame da OAB.

Em 2005 é eleito Vice Presidente da Comunidade de Antonio Ferreira Borges. Juntamente com a Pastora Rosa conseguiram o asfaltamento 1, 8 km que começa na entrada do Alice Coutinho e passando por Antônio Ferreira Borges terminando no antigo bairro Limão próximo a fábrica de doces Limeira.

Nessa mesma jornada se deu início através do Movimento de moradia a inclusão do Bairro Alice Coutinho nas Obras do PAC do Governo Federal, sendo finalizada em 2020, onde além da praça foram calçadas todas as ruas do bairro de uma só vez.

Em 2007 se cuidava da pré-campanha do então candidato a Vereador Paulo Assis, juntamente com outas lideranças. Alcyr auxiliou na coordenação elegendo o parlamentar com 2.875 em 2008. Nesse mesmo ano Alcyr Volpato foi eleito Presidente da Comunidade de Antônio Ferreira Borges, sendo assessor parlamentar do Vereador Paulo Assis.

Como Presidente da Associação de Moradores conseguiu que o conjunto residencial viesse para a  região da sede. Por fatores ideológicos a obra, depois de quase finalizada, ficou parada por quase 5 anos e atualmente é ocupada pelo movimento de Luta Pela Moradia.

Na política Alcyr Volpato manteve ligação ao grupo de Marcelo Santos, atual presidente da Assembleia Legislativa do ES.

Estando na igreja Assembleia de Deus, ligada ao pastor e saudoso Pedro Lyrio, Alcyr Volpato resolve apoiar o então candidato a Vereador de Cariacica Cleidimar Alemão, sendo a campanha vitoriosa.

Uma das suas últimas lutas de Alcyr Volpato juntamente com outras lideranças do Bairro Antonio Ferreira Borges foi a conquista de uma quadra poliesportiva de alto padrão com arquibancada e coberta no meio da Praça do Bairro.

Hoje, Alcyr Volpato, aliado de Euclério Sampaio, é pré-candidato a vereador, ainda sem partido definido. Ele está conversando para se filiar ao PMB, Partido da Mulher Brasileira.

A pessoa de Alcyr Volpato circula com frequência por muitos anos em vários nichos da sociedade local e de forma simultânea, sendo hoje seu nome considerado por muitas lideranças como um nome bem conhecido e promissor.

nova liderança

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Harmonizar vinho e chocolate pode? Thamirys Schneider, sommelière da Wine, diz que pode

Edilson Lucas do Amaral | Rumo à Moderação: O equilíbrio na política e a ascensão de Luiz Paulo Vellozo Lucas em Vitória

Agência Ampla lança luz sobre a qualificação profissional em campanha criada para o governo do ES

Posto de testagem da Covid-19 passa a funcionar no Ifes com 100 testes por dia

Jesus Maria | Rio de Janeiro: Uma avaliação detalhada (2024) sobre o cenário político do RJ dominado pelos podres poderes

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados