Onda de Calor
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde e o Programa de Vigilância de População Exposta ao Risco de Desastres do município de Vitória receberam alertas emitidos pelo Climatempo e pelo Boletim de Avisos Meteorológicos de que a temperatura média na capital, e em todo o Estado, pode subir mais de 5ºC em relação à média do período.
Essas ondas de calor são eventos meteorológicos caracterizados por período excessivamente quente e desconfortável, em que as temperaturas ficam acima de um índice normal esperado para aquela região por um período de tempo de, no mínimo, três dias com temperatura de cinco graus Celsius (5ºC) acima da média de temperaturas máximas esperadas para aquele período.
A onda de calor ocorre devido a uma combinação de diversos fatores, incluindo alta pressão atmosférica, bloqueio de padrões de vento e influências climáticas globais.
As ondas de calor podem variar em intensidade, duração e frequência, mas todas compartilham a característica de temperaturas excepcionalmente altas durante o dia e por vezes durante a noite também.
Essas ocorrências climáticas têm se tornado mais frequentes e intensas devido às mudanças climáticas globais.
O calor excessivo pode causar danos à saúde e apresentar até risco de vida, especialmente em populações mais vulneráveis, tais como idosos, pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida, pessoas com doenças crônicas, bebês, crianças, gestantes e lactantes.
“Por isso é extremamente importante beber água regularmente, usar protetor solar, equipamentos de proteção individual, permanecer em ambientes frescos e ventilados nos períodos mais quentes do dia”, explica o oceanógrafo do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), André Liewton.
Recomendações
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória listou uma série de recomendações para ajuda a população a evitar prejuízos à saúde durante esses dias de onda de calor. Confira abaixo:
- Evite o sol direto entre 10h e 16h. Prefira realizar atividades físicas ao livre antes das 10h e após às 16h;
- Proteja-se com chapéus, protetor solar, camisa e roupas de cor clara e feitas de materiais respiráveis. Lembre-se também dos óculos com proteção contra os raios UVA/UVB e do guarda-sol;
- Descanse à sombra e evite esforços excessivos;
- Evite excesso de roupas em bebês e pessoas acamadas;
- Hidrate-se constantemente mesmo sem sede, com água ou sucos naturais e evite álcool, cafeína e bebidas açucaradas;
- Refeições leves e frequentes são ideais (frutas, legumes, verduras, etc);
- Não esqueça de oferecer água para crianças e idosos; Esteja atento ao bem-estar deles e das pessoas com condições médicas crônicas. Eles podem precisar de assistência e cuidados adicionais;
- Intensifique e mantenha o contato com amigos e familiares, verificando regularmente o estado de saúde das pessoas vulneráveis, mesmo à distância.
- Ventile bem sua casa, fazendo uso de ventiladores, ar-condicionado, climatizadores de ar e/ou cortinas para manter a temperatura interna mais amena;
- Busque lugares mais frescos por algumas horas ao dia;
- Guarde medicamentos na geladeira;
- Se precisar viajar de carro, faça à noite, observando a segurança no trânsito;
- Quando estiver no carro, use o ar-condicionado ou mantenha as janelas abertas para ventilar e leve água e lanches saudáveis para a viagem;
- Para profissionais que trabalham em ambientes externos, expostos ao calor, procure assistência médica se apresentar sintomas de desidratação ou insolação. Além disso tenha sempre por perto e com fácil acesso água potável.
Onda de Calor
Edição, Don Oleari – [email protected] – e Regina Trindade
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donoleari
Com Giovana Rebuli Santos
Lâmpadas de Led: EDP realiza troca em 4 terminais do Transcol na Grande Vitória