Peido e Arroto
Menos Peido e Arroto, segundo a pesquisa patrocinada pelo dono da Amazon, Jeff Bezos, contribui para um resfriamento expressivo até 2040
ESPECIAL MUDANÇAS CLIMÁTICAS
DA REDAÇÃO DONOLEARI PN
O bilionário Jeff Bezos, por meio do Bezos Earth Fund, está investindo US$ 9,4 milhões no desenvolvimento de uma vacina inovadora para reduzir a emissão de metano por bovinos.
O que quer dizer que Bezos quer que o gado peide e arrote menos, pois com menos peido e menos arroto há menos aquecimento do planeta.
A substância tem como objetivo neutralizar as bactérias responsáveis pela produção do gás durante a digestão dos animais.
A pesquisa está sendo conduzida pelo The Pirbright Institute e pelo Royal Veterinary College (RVC), do Reino Unido, além do laboratório AgResearch, na Nova Zelândia.
A iniciativa busca uma alternativa mais eficiente às atuais soluções, como aditivos alimentares, que exigem aplicação contínua e apresentam eficácia variável.
O impacto do metano no clima
- O metano (CH4) é um dos principais gases de efeito estufa e contribui significativamente para o aquecimento global.
- De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a digestão dos bovinos e seus dejetos representam quase um terço das emissões globais desse poluente.
- No Brasil, dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) apontam que 75% do metano emitido em 2023 teve origem no gado.
Por que uma vacina?
Atualmente, pecuaristas utilizam técnicas para reduzir a produção de metano no estômago dos bois, como a adição de produtos que controlam a proliferação das bactérias produtoras do gás.
No entanto, esse método não é prático em criações a pasto aberto, como as do Brasil, daí o gado bovino peidar e arrotar mais.
Segundo os cientistas o peido e o arroto contribuem para o aquecimento global.
Segundo John Hammond, diretor de pesquisa do Instituto Pirbright, a vacina seria uma solução mais viável, pois já existe uma infraestrutura estabelecida para a imunização dos animais.
O estudo, iniciado em julho de 2024, tem previsão de três anos para desenvolvimento.
De acordo com o Global Methane Hub, uma redução de 45% nas emissões de metano até 2030 poderia gerar um resfriamento de aproximadamente 0,3°C até 2040, contribuindo significativamente para a mitigação das mudanças climáticas.
Peido e Arroto
Inscrições para 32º Festival de Cinema de Vitória começam segunda-feira,10
Sportotal | Botafogo perde no ES e se complica no Cariocão
Sportotal | Desportiva goleia o Vilavelhense e recupera a liderança
Vila Velha | Como é calculado o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis
Instagram do Don Oleari Portal de Notícias
https://www.instagram.com/donolearinoticias/
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari