Preservação Ambiental
Sustentabilidade, valorização da ancestralidade e reinserção social. Workshop é direcionado aos povos indígenas das aldeias Nova Esperança e Boa Esperança de Aracruz/ES – afrodescendentes e reeducandos do sistema prisional do regime semiaberto.
Esses são alguns pilares do workshop “Aliando a Preservação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas com a Produção de Alimentos”, que será realizado entre os dias 23 e 25 de agosto no auditório do Centro de Ciências Exatas da Ufes (Universidade Federal do ES), a partir das 8 h0ras.
O workshop de 3 dias trará cursos, palestras e apresentações como as dos representantes da Aldeia Nova Esperança, Coral Caminho da Luz, e o Grupo de Capoeira Berimbau Bahia de Alfredo Chaves, do ex-reeducando Fabiano Batista.
O workshop é direcionado aos povos indígenas da aldeia Nova Esperança e da aldeia Boa Esperança de Aracruz, pessoas afrodescendentes e reeducandos do sistema prisional do regime semiaberto, além de alunos da Ufes e comunidade externa, e tem como objetivo principal o resgate da ancestralidade dos povos originais e a ressocialização dos reeducandos do sistema prisional, por meio do trabalho de recuperação do Meio Ambiente aliado à produção de alimentos, saindo da condição de infrator para protetor do meio ambiente.
A presidente do Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico-IBA, Karina Nolasco, participa da realização e fala sobre o evento.
“A realização desse evento é uma união de esforços para produção de alimentos, preservação de áreas degradadas e florestas. Buscamos inovação para produção de alimentos. O workshop une comunidades indígenas, pessoas em estado de vulnerabilidade, toda a sociedade para buscar alternativas de produção e consumo conscientes, para preservar nossa Casa Comum”.
Cursos
Na quinta-feira, o engenheiro florestal Anderson Neves dos Santos ministra curso sobre coleta de semente; na sexta, serão abordadas semeadura, beneficiamento e armazenamento de semente.
Cursos contam com 10 vagas cada para o público externo; a inscrição deve ser feita no link https://forms.gle/hBitdr5WsFos57zU7
Rosália Antunes de Souza (foto de capa), coordenadora do Projeto Impactando Vidas da Universidade Federal do Espírito Santo, destaca as diversas frentes de ação em que a programação se insere.
“Uma das metas dos trabalhos é contribuir para que as comunidades envolvidas alcancem a independência financeira. Isso significa capacitar os participantes a gerar renda a partir da produção agrícola, incentivando técnicas de plantio sustentáveis e promovendo a comercialização dos alimentos, com foco em sistemas de venda direta, como feiras locais e comunitárias e por meio das associações. Dessa forma, o Workshop busca não apenas fornecer conhecimento prático sobre agricultura, mas também fortalecer a identidade cultural e contribuir para a melhoria das condições de vida e autoestima das comunidades envolvidas.”
Workshop “Aliando a Preservação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas com a Produção de Alimentos”
Promoção: Projeto de Extensão Impactando Vidas CCE-UFES; Associação dos Engenheiros Florestais do Espirito Santo; Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico – IBA como parceiro na realização.
Patrocínio: CREA-ES; Mútua; Suzano
Apoio: Prefeitura de Aracruz/ES.
SERVIÇO:
“Aliando a Preservação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas com a Produção de Alimentos”
23 a 25 de agosto, às 8 h0ras
Ufes – Universidade Federal do Espírito Santo
Inscrições para o público externo: https://forms.gle/hBitdr5WsFos57zU7
Com Lore Comunicação – Ilma Geovanini – 2798161-9899 | João Paulo Gomes Oleare – 2799766-0575
PROGRAMAÇÃO
23/8/2023 (quarta-feira) Auditório do Centro de Ciências Exatas 8 às 8h30m
Recepção, credenciamento e coffee break
8h30m – 8h40m
Abertura e apresentação do projeto Impactando Vidas 8h40m – 8h50m
Apresentação cultural Indígena – Aldeia Nova Esperança (ka’agwy Porã) – Coral Caminho da Luz (Tape Retxakä)
8h50m – 9 horas
Apresentação cultural Afro descendente -Grupo de Capoeira Berimbau Bahia de Alfredo Chaves – Ex-reeducando Fabiano Batista
9h – 9h15m
Apresentação do Instituto João XXIII- Apresentação cultural Conto
9h15m -10 horas
A coleta de sementes na Floresta, uma Cultura Indígena Tupiniquim e Guarani – Cacique Marcelo Oliveira da Silva (Wera Diekupe) e a Matriarca da aldeia Nova Esperança (Ka’agwy Porã povo guarani indigena Tupiniquim e Guarani) Vovó (txediaryi.)Tereza de Oliveira da Silva (Diatxuka).
10 -1oh15m –
Banco de Sementes – Como fazer, cuidados e importância dos coletores de sementes – Ana Paula Moraes Soares Campos, Coletora de sementes da aldeia Córrego do Ouro Tupiniquim Agricultura Sintrópica Aliando a Preservação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas com a Produção de Alimentos – Palestrante Paulo Raidak – Engenheiro Agrônomo
Dia 24/8/2023
(quinta-feira Viveiro Impactando Vidas – Campus Goiabeiras 08h-08h30 Recepção, credenciamento e coffee break
8h30m -12 horas
Curso: Instruções sobre como produzir mudas a partir de sementes, tendo em vista a importância da propagação de espécies florestais nativas para a conservação da Biodiversidade brasileira. Espécies que podem ser utilizadas na arborização urbana, em sistemas agroflorestais, na recuperação de áreas degradadas, como fonte de alimento, entre outros. A utilização de mudas de qualidade para garantir maior sobrevivência e crescimento inicial após o transplante. Coleta de sementes: como e onde coletar, período de coleta de algumas espécies. Curso ministrado pelo Engenheiro Florestal Anderson Neves dos Santos.
Dia 25/8/2023
(sexta-feira) Viveiro Impactando Vidas – Campus Goiabeiras
8h-8h30m
Recepção, credenciamento e coffee break
8h30m -12 horas
Beneficiamento de sementes: limpeza e identificação da estrutura propagativa de cada espécie; Armazenamento de sementes: características e exemplos de espécies com sementes ortodoxas, recalcitrantes e intermediárias, e principais cuidados no armazenamento dessas sementes; Semeadura: dormência e como superar, quais os substratos e recipientes que podem ser utilizados, principais cuidados na semeadura; Alguns cuidados: irrigação, adubação.
Preservação Ambiental
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Bruno Mangueira anuncia xous em Campinas, São Paulo e Brasília e gravação com Chico Lessa | 21/8
Ítalo Campos: O peso das palavras no meu pequeno dicionário amoroso | 21/8
Setor de Crédito e Cobrança usa avanços tecnológicos para melhor desempenho dos serviços | 20/8
No segundo dia, ABCasa Fair mostra novidades para influenciadores | 20/8
CASACOR Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Ribeirão Preto estão próximas de suas estreias | 20/8