Quem somos[email protected]

Search

Em 12 meses, Serviço de Inspeção (Sim) e Procon apreendem trinta e seis toneladas de carne

Procon

Procon

COLUNA AQUI VILA VELHA

Redação:

Don Oleari, Portal de Notícias

A equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), coordenada pela Diretoria de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Vila Velha, apreendeu, recolheu e descartou nos últimos 12 meses um total de 36 toneladas de carne clandestina.

Os produtos estavam sendo fracionados, manipulados, embalados, armazenados e comercializados irregularmente, sem autorização, com rótulos e selos de inspeção falsificados e em precárias condições de higiene, por revendedoras de Vila Velha/ES.

As maiores apreensões ocorreram na empresa “Leve Carnes”, que funcionava no bairro Ilha das Flores,  que foi interditada dia 11 de julho, após operação conjunta realizada pelas equipes do SIM de Vila Velha, do Procon Municipal, do Instituto de Defesa Agrária e Florestal (Idaf) e da Polícia Civil (Delegacia do Consumidor/Decon).

“Somente nesta última operação, apreendemos seis toneladas de carne suína clandestina. Também foram encontradas 419 notas fiscais emitidas pela revendedora Leve Carnes, referentes a vendas que a empresa efetuou apenas no mês de julho deste ano, para supermercados e açougues de Vila Velha e da Grande Vitória. Esta operação culminou com a prisão em flagrante do proprietário da revendedora, que era classificada como entreposto de compra e revenda de carnes, mas que atuava como frigorífico clandestino”, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti.

Segundo Colodetti, justamente por fracionar e manipular produtos fora das normas, sem autorização, sem estrutura sanitária e nenhuma condição higiênica e por fazer propaganda enganosa e falsificar rótulos de inspeção de produtos não certificados, além de também vender alimentos cárneos contaminados e impróprios para o consumo humano, o responsável pela Leve Carnes pode pegar de dois a cinco anos de prisão.

Histórico

De acordo com o diretor de Agricultura e Pesca da prefeitura de Vila Velha, Guilherme Gaudino, não é a primeira vez que a empresa Leve Carnes Ltda ME foi flagrada cometendo irregularidades e crimes contra o consumidor e a saúde pública:

“Este histórico começou em 5 de julho de 2022, quando 15 toneladas de carne clandestina foram apreendidas no estabelecimento. Em 13 de março de 2023, a revendedora reincidiu nas irregularidades e outras 14 toneladas de carne clandestina foram recolhidas. No último dia 11 de julho, outras seis toneladas de carne clandestina foram apreendidas na empresa, mas desta vez o empresário também foi preso”, resumiu Gaudino.

Todos os produtos cárneos apreendidos nas operações de fiscalização e combate ao comércio clandestino de carne em Vila Velha foram lacrados e levados a depósitos credenciados, onde foram triturados para a produção de ração.

“O objetivo da nossa equipe é proteger o consumidor de Vila Velha, que muitas vezes compra carne em supermercados e açougues acreditando tratar-se de alimento certificado, inspecionado, seguro e próprio para o consumo, mas que na verdade pode ser um produto clandestino, não inspecionado e que oferece riscos à saúde. Daí a importância deste serviço”, ressalta o superintendente do Procon de Vila Velha, George Alves.

Segundo ele, o número de operações de fiscalização nos açougues e município não é tão grande, porque a maioria dos estabelecimentos licenciados pelo SIM – que atua somente na esfera municipal, vistoriando frigoríficos, distribuidoras, açougues e entrepostos que comercializam carnes dentro do próprio município – trabalha de modo regular, seguindo as normas que regem a atividade.

“Já as empresas que comercializam produtos alimentícios de origem animal em âmbito estadual são fiscalizadas de forma mais intensa, por órgãos como Idaf, Decon e Procon estadual, por exemplo”, concluiu George.

Procon

Edição, Don Oleari – [email protected]https://twitter.com/donoleari

Com Cláudio Figueiredo

Leia também:

Na comemoração de 29 anos do Tetra, Ronaldo falou sobre a Copa de 1994

“Você sabe que está em time grande quando ninguém aceita perder”, conta Rivaldo em conversa exclusiva com a Betfair | 19/7

Dia Nacional do Futebol: começa nesta quinta Copa Feminina do Mundo. Brasil joga segunda com Panamá | 19/7

Depois da cobrança de Gandini e do Don Oleari | Portal de notícias publicar, Do Val diz que volta depois do recesso |19/7

Franquias: Para quem quer investir num negócio, veja este guia com16 franquias de sucesso

Tags

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados