Procuradoria Especial da Mulher
O objetivo da iniciativa é garantir voz, proteção e apoio
COLUNA AQUI LINHARES | VALE DO RIO DOCE/ES
CUNHA JR
O Projeto de Lei nº 991/2025, aprovado por unanimidade na primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Linhares, visa criar e organizar a Procuradoria Especial da Mulher e da Pessoa com Deficiência.
O objetivo da iniciativa é garantir voz, proteção e apoio às mulheres e às pessoas com deficiência.
A Procuradoria será um órgão criado dentro da Casa Legislativa, com a missão de atuar na defesa dos direitos, igualdade e inclusão dessas pessoas, recebendo e encaminhando denúncias e demandas aos órgãos competentes.
Através de políticas públicas, a Procuradoria busca transformar realidades e combater a discriminação e a violência contra esses grupos.
De acordo com o Projeto de Lei, todos os dados recebidos pela Procuradoria serão protegidos conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018), e as ações da Procuradoria serão amplamente divulgadas pelos canais de comunicação da Câmara Municipal de Linhares.
Sábado terá evento de adoção responsável de animais
O mês de fevereiro começa com ações que buscam trazer mais felicidade para os lares linharenses, oferecendo a oportunidade de adotar um novo amigo.
Neste sábado (8), das 15 às 18 horas, o Centro Esportivo e Cultural Danísio Sanson, localizado no bairro Palmital, será o palco do primeiro evento de adoção responsável de animais do ano.
Serão disponibilizados 10 animais que certamente vão conquistar o seu coração.
Para adotar, é necessário ser maior de 18 anos e apresentar cópias da Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência em nome do futuro tutor.
Os cães disponíveis para adoção foram resgatados e estão sob os cuidados da ONG Mãos que Ajudam Patas (Map), recebendo todo o tratamento necessário, como vacinas e vermifugação.
UPA de Linhares iniciará aplicação de medicamento Palivizumabe para proteção de bebês prematuros
Com o início da sazonalidade das doenças respiratórias, a Unidade de Pronto Atendimento Infantil 24 horas (UPA Infantil) do bairro Shell começou a aplicação do medicamento Palivizumabe.
Disponibilizado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o medicamento é indicado para aumentar a proteção de bebês prematuros de alto risco, com menos de 1 ano de idade, que nasceram prematuros com idade gestacional de até 28 semanas, além de crianças de até 2 anos de idade que tenham cardiopatias congênitas ou doença pulmonar crônica da prematuridade, e que necessitam de tratamento nos últimos seis meses.
O medicamento também é oferecido a menores de 2 anos com doença cardíaca congênita com repercussão hemodinâmica comprovada, que ficam mais vulneráveis à infecção causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
Prefeitura recebe comitiva do BID para apresentação do projeto Interbairros
O prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, e o vice-prefeito, Franco Fiorot (também secretário de Desenvolvimento Econômico), receberam no Gabinete da Prefeitura especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na área de desenvolvimento urbano.
O encontro teve como objetivo a apresentação do “Programa de Desenvolvimento Urbano e Ordenamento Territorial de Linhares” (PDUOT), com foco na região leste do município.
O PDUOT tem como principal meta ampliar o acesso à infraestrutura urbana e a equipamentos públicos na zona leste do distrito-sede, considerando os impactos das mudanças climáticas.
A iniciativa visa reverter os efeitos do crescimento urbano desordenado de Linhares, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável.
Procuradoria Especial da Mulher
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
https://www.instagram.com/donolearinoticias/
Sportotal | Lucas Paquetá pode voltar ao Flamengo | Filipe Luís aprova retorno do jogador, cria entregue em Barra do Sahy | Vagas gratuitas em cursos de saúde | Sine com 350 vagas de emprego | Barra do Riacho contemplada com viaduto