Programa Emprego Apoiado
REDAÇÃO DON OLEARI PN
O Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, é tradicionalmente uma data de luta por direitos, reconhecimento e valorização profissional.
Mas também é uma oportunidade de refletir sobre os desafios enfrentados por grupos historicamente excluídos, como as pessoas com deficiência.
Apesar dos avanços em políticas públicas, cotas e legislações específicas, a verdadeira inclusão só se concretiza quando iniciativas práticas são colocadas em ação.
É o caso da parceria entre a Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES) e a empresa Sollo, dentro do Programa Emprego Apoiado.
A proposta f é promover a inserção de pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo no mercado de trabalho.
Por meio do programa, a Feapaes-ES atua diretamente com o setor de recursos humanos da empresa, oferecendo suporte técnico, adaptando funções.
O objetivo é promover campanhas de sensibilização e garantindo acompanhamento contínuo aos profissionais contratados e seus familiares.
Segundo o diretor social da Feapaes-ES, Vanderson Gaburo, o primeiro passo da inclusão é garantir oportunidade.
“A pessoa com deficiência precisa, antes de tudo, de oportunidade. Com essa parceria, queremos garantir que cada candidato tenha as condições adequadas para desenvolver seu potencial e contribuir com o mercado de trabalho”, afirma.
A parceria entre Feapaes-ES e Sollo reforça que inclusão vai além do cumprimento da legislação. Ela exige comprometimento institucional, estrutura adequada, escuta ativa e transformação cultural.
Por meio de treinamentos, rodas de conversa e ações educativas, a empresa tem conseguido criar um ambiente mais diverso e acolhedor, com o apoio técnico da federação.
Atualmente, as Apaes e instituições coirmãs atendem mais de 10 mil pessoas com deficiência em todo o Espírito Santo.
É importante reconhecer que o país avançou na promoção da inclusão, mas ainda há um longo caminho a ser trilhado.
A construção de um mercado de trabalho verdadeiramente plural depende da continuidade de ações como essa, que apontam para uma cultura de valorização da diversidade e do respeito às diferenças.
Programa Emprego Apoiado
Rio de Janeiro passa a ser a Capital Mundial do Livro desde 23 de abril
Sportotal | Botafogo goleia por 4 x 0 Capital-DF pela Copa do Brasil
Sportotal | Com gol de Joshua Flamengo vence Botafogo PB e revela promessa de craque
Sportotal | Vasco só empata com Operário jogando mal
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donoleari